• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
Recursos Humanos

Veja como usar a transformação digital para atuar na gestão de talentos

20 de Setembro de 2018 | por Equipe Benner

O ritmo alucinante das transformações nas empresas e a necessidade de inovar continuamente requerem profissionais com alta capacidade de aprender e se adaptar. Entre as tendências atuais dentro do setor de RH, a mais importante hoje é o RH digital, que está transformando a maneira de atuar nas empresas. Mais importante que isso, a gestão de pessoas é uma prioridade na economia digital.

Muitas empresas estão preocupadas com a disponibilidade das competências necessárias para executar suas estratégias de negócios, integrando o desenvolvimento e a gestão de talentos como componentes importantes da estratégia. Por isso muitas estão investindo em programas de aprendizagem contínua para equipar os profissionais com novas competências e habilidades. Essas empresas acreditam que isso é necessário para incorporar novas tecnologias na organização.

Como a sua empresa enxerga a gestão de talentos? Digital ou analógica?

# A automatização estratégica por meio do RH digital

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 72% das empresas acreditam que essa transformação digital seja imprescindível para as organizações. A ideia do RH digital é que os colaboradores do setor tenham à disposição plataformas integradas.

São ferramentas que permitem comunicação, recrutamento, análise individual de desempenho, entre outros. Sempre de maneira bem alinhada e transparente.
A tecnologia dará mais independência para que os próprios funcionários gerenciem sua produtividade e seu desempenho. Feedback e reconhecimento em tempo real também passam a fazer parte da rotina, o que elimina barreiras à colaboração e redefine o relacionamento entre funcionários e seus gestores.

Gerir talentos é um forte compromisso do RH estratégico na busca dos mais talentosos profissionais do mercado. Esse compromisso é fruto da necessidade competitiva de reter equipes de alto desempenho e de identificar potenciais talentos nas organizações.

As novas plataformas e ferramentas incentivam a interação e o engajamento que proporciona aos profissionais de RH e gestores outra dinâmica de trabalho e melhor acompanhamento dos colaboradores.

Por meio da tecnologia, pode-se promover uma estratégia integrada e holística de contratar, treinar e reter os colaboradores com melhor desempenho. Fortalecendo processos que visam:

  • Desenvolvimento profissional;
  • Avaliação de desempenho;
  • Reconhecimento;
  • Ascensão na carreira.

Novos profissionais se sentem confortáveis em fazer as coisas diferentes, compartilhando informações de forma transparente. Eles querem uma experiência digital integrada no trabalho, projetada em torno de equipes, produtividade e desenvolvimento. Então a tecnologia propicia o compartilhamento de informações sobre funcionários talentosos e suas carreiras potenciais. Com isso, vários departamentos podem identificar talentos disponíveis quando as oportunidades são abertas.

Os sistemas de Gestão de Pessoas ou HCM (Human Capital Management) são capazes de, por exemplo:

  1. Auxiliar no processo de seleção de novos talentos;
  2. Fazer avaliações confiáveis de desempenho;
  3. Ajudar a criar programas de treinamento personalizados.

Benefícios da adoção de uma ferramenta de gestão de talentos

Os benefícios e resultados do uso de uma solução tecnológica para gestão de talentos são integrados e impactam ao mesmo tempo diversos setores da empresa, garantindo a eficácia para o negócio e impulsionando seus resultados.

Confira alguns deles:

#1 Melhorar a eficiência e produtividade do RH

Com o apoio de um software de capital humano, muitas funções de responsabilidade do departamento de RH se integram. Um exemplo é o processo de avaliação de desempenho que pode ser automatizado, permitindo o planejamento de prazos, cadastro de metas e competências por perfil. Assim, é possível alinhar os resultados com outras área como treinamento e sucessão.

As funções do RH ficam integradas com toda a gestão estratégica da empresa. A partir das análises feitas pelo software, vários processos passam a ser alinhados com as lacunas de pessoas, conhecimento ou performance, garantindo a efetividade da gestão de pessoas.

Além de automatizar também uma série de notificações e relatórios, tornando mais ágeis e eficientes os seus processos. Isso poupa tempo e direciona a atenção para onde ela realmente deve estar focada: na gestão dos talentos.

#2 Reduzir custos dos processos de recrutamento e seleção

Por meio da análise sistematizada das competências, o recrutamento torna-se mais preciso e eficaz. Assim, evitam-se avaliações desnecessárias de “currículo por currículo” daqueles perfis que não se encaixam na vaga.

Processos de entrevistas e testes também podem ser executados de forma online, por meio de provas em plataformas web e entrevistas via webconferência. Isso reduz custos para a empresa e para o candidato.

Um processo definido de recrutamento e seleção garante o cumprimento de prazos e metas, alinhando as expectativas corporativas ao perfil idealizado.

#3 Valorizar do capital humano da organização

Administrar talentos é conseguir ajudá-los a desenvolver ao máximo seu potencial e agregar valor à empresa. Com um software de gestão de pessoas, o colaborador tem acesso a oportunidades internas e recomendações de aperfeiçoamento de acordo com as necessidades de cada um. 

Além disso, tem acesso a capacitação, entre outros incentivos. São oportunidades que implicam maior reconhecimento dos colaboradores, desenvolvimento das equipes e motivação, por meio da aprendizagem e de novos desafios.

#4 Melhorar resultados dos treinamentos e desenvolvimento

O sucesso dos treinamentos e desenvolvimento depende do alinhamento com as reais necessidades de cada colaborador e sua área. Com o uso do software, é possível fazer um levantamento das necessidades apontadas pela avaliação de desempenho, por meio dos gaps de competências e desempenho individuais. 

Dependendo dos resultados de performance (metas e melhorias de competências), os programas de treinamento e desenvolvimento podem ser constantemente reavaliados. 

A mudança de mindset no RH e na forma de gerir o capital humano pode ser desafiadora. Assim, procurar uma empresa especializada pode ser de extrema valia para impulsionar seus negócios e ajudar na estruturação da gestão de talentos. 

A Benner acompanha essas inovações e pode ajudar sua empresa a aproveitar as oportunidades que a tecnologia traz para a área do RH para aprimorar os resultados das pessoas no seu dia a dia! Fale conosco!

A gestão do capital humano tornou-se um grande diferencial para as companhias. Essa abordagem estratégica, juntamente com a gestão de talentos e de competências, trouxe conceitos dos quais os departamentos de Recursos Humanos precisavam para se tornar mais estratégicos.

rh_benner_cta

Comente