Jurídico

Torne sua área jurídica aderente as regras da SOX sem traumas

2 de Dezembro de 2015 | por Equipe Benner


 sarbanesoxleysox.jpg

Atender a Lei Sarbanes-Oxley ou SOX, como é conhecida, é de suma importância para as empresas obterem credibilidade tanto no mercado nacional quanto no internacional. Seguir suas regras, voltadas principalmente ao monitoramento e auditoria de informações financeiras, buscando evitar fraudes, demonstram a seriedade da empresa e a busca pela excelência em governança corporativa.

Algumas empresas têm receio quanto a complexidade envolvida no processo de atendimento a essas regras. De fato, a SOX exige um alto controle de informações e principalmente, que elas sejam organizadas e dispostas de modo a propiciar auditorias, gerando maior transparência na divulgação das informações financeiras e dos atos da administração. Por isso, é importante dispor de uma solução de gestão aderente as exigências dessa lei.

Lançando um olhar sobre o departamento jurídico, é possível encontrar dois principais pontos de atenção para saber se o seu software de gestão está preparado para as exigências da SOX. Confira:

  • A SOX preconiza o controle da criação, edição e versionamento dos documentos em um ambiente de acordo com os padrões ISO. Por isso, a gestão de documentos de forma eletrônica, por exemplo, é fundamental. Assim, você tem o controle das versões, aprovadas ou recusadas e o registro de eventuais modificações, além dos responsáveis por cada mudança.
  • Deve haver integração automática do software jurídico com a área de Contabilidade da sua empresa. Os valores dos processos devem ser refletidos automaticamente nos demonstrativos contábeis, sem necessidade de intervenção manual, mesmo que a percepção de risco das ações seja modificada. Dessa forma, não haverá mudanças ou distorções nos valores contabilizados, sem o devido controle ou registro.

Para garantir a competitividade da sua empresa e facilitar um processo de internacionalização da operação, por exemplo, estar aderente à SOX é fundamental.

Veja o caso da Atento Brasil, uma empresa multinacional de contact center, atuante em 16 países, com 160 centrais de atendimento em todo o mundo, mais de 500 empresas de todos os portes e segmentos na carteira, distribuídas em três continentes. Com a implantação de um software de gestão adequado, a empresa integrou toda a gestão organizacional da área jurídica e seus escritórios credenciados, além de automatizar e padronizar seu processo baseado em workflow. Dessa forma, a Atento garantiu mais efetividade no dia a dia, além de total aderência as exigências da SOX.

Por mais exigente que seja a SOX e mais temível que seja a palavra “auditoria”, se a companhia estiver apoiada na solução tecnológica ideal para compliance e governança corporativa, o processo será muito mais fácil e sua empresa chegará com êxito na internacionalização das operações.

Conte com o melhor software de gestão para sua área jurídica e garanta aderência a Lei Sarbanes-Oxley. Você pode contar conosco, será ótimo ajudá-lo nesse projeto.

Melhor o desempenho do departamento jurídico da sau empresa. Baixe ebook grátis e saiba mais.

Comente