Jurídico

TIM otimiza fluxo jurídico com solução Benner

13 de Abril de 2020 | por Equipe Benner

Parceria iniciada em 2012 resultou em ganho de eficiência para a gigante de telefonia que integrou processos internos de forma customizada

São Paulo, dezembro de 2019 – Um dos primeiros passos da transformação digital das empresas é rever processos internos e automatizar tudo o que for possível para ganhar tempo e eficiência na gestão. E neste sentido, a italiana de telefonia TIM foi pioneira. Desde 2012, a companhia possui uma parceria com a Benner, especializada em softwares de gestão empresarial, serviços e BTO, que resultou na integração dos departamentos jurídico, contábil e financeiro.

“A Benner entende os nossos desafios e nos ajuda a executar algumas ideias que muitas vezes são inovadoras se comparadas à realidade do mercado. Nossa parceria foi evoluindo ao longo dos anos e o que construímos deste relacionamento é o grande diferencial hoje”, revela Adriana Curis Moreira, gerente de Processos e Projetos da TIM. Ao lado do profissional Guilherme Moreira Kimus, executivo de Planejamento e Monitoramento da diretoria de Legal, Adriana assumiu o desafio de conduzir melhorias para aumentar a performance do departamento jurídico.

No início do trabalho realizado pela Benner foi preciso automatizar alguns processos internos que eram feitos de maneira manual. Considerada como uma das mais robustas e completas do mercado, a plataforma da Benner pode ser customizada por módulos, como foi o caso da TIM, que implementou novas funcionalidades visando um processo de melhorias contínuas. “A principal preocupação da TIM era concentrar os fluxos dentro de uma única plataforma que cruzasse as informações sobre os processos judiciais para todos os departamentos que precisassem consultá-las”, explica Ivan Pires Junior, diretor de Mercado para o setor Jurídico.

O primeiro módulo implementado sistematizou um processo chamado de coleta de subsídios. Os demais módulos modificaram também os processos de cumprimento das obrigações jurídicas, o disparo de providências e, posteriormente, houve a inclusão de um módulo dentro do sistema dedicado aos pagamentos dos processos. Em 2017, a empresa também desenvolveu um projeto para integração das ferramentas ao software de gestão financeira (ERP) da TIM com o objetivo de digitalizar a cadeia de envio de documentos para aprovação de desembolso de valores.

Entre os ganhos obtidos destacam-se a eficiência no fluxo de pagamento dos processos, que antes poderiam levar até 8 dias para serem concluídos e que hoje a solução permite que a empresa efetue e comprove os pagamentos em até 24 horas após a determinação judicial. “A solução Benner já controla todos os depósitos judiciais gerados nos processos e conseguimos por conta disso fazer reclassificações contábeis de maneira assertiva”, explica Adriana Curis Moreira. Recentemente, as equipes TIM e Benner se uniram para implementar um novo projeto, desta vez, focado nos cálculos trabalhistas. “Queremos integrar os documentos da área de Recursos Humanos com o software que faz os cálculos e parâmetros com base nas informações do Juiz ou nos critérios da empresa”, esclarece a gerente de Processos e Projetos. A previsão é que o novo módulo esteja disponível até janeiro de 2020.

De acordo com Ivan Pires Junior, além das organizações se modernizarem, os investimentos em novas tecnologias para os departamentos jurídicos podem diminuir custos, otimizar processos e reduzir retrabalhos com o uso das ferramentas disponíveis na plataforma. “Nossa missão é oferecer a mais completa plataforma de gestão judicial de forma a absorver, inovar e tornar o trabalho do advogado cada vez mais estratégico e eficiente”, afirma o diretor.​

 

Comente