A sustentabilidade é um termo que está muito em alta e integra cada vez mais o dia a dia das empresas. É importante saber produzir e comercializar mercadorias sem prejudicar o meio ambiente. E o setor de logística precisa contribuir com essa questão dentro das companhias.

Mas, como ter sustentabilidade na logística?O Walmart é um exemplo de corporação que adota essa prática. Ele fez um pacto com empresas brasileiras e multinacionais para estimular a redução de embalagens e impactos na cadeia produtiva.

A Bunge é outro exemplo de empresa sustentável. Ela desenvolve um projeto de “pegada socioecológica” com os colaboradores para estimular o consumo consciente. E também faz o monitoramento de fornecedores de acordo com a política de compras da companhia. O parceiro que não atende às exigências é bloqueado até que ele se adeque às iniciativas sustentáveis.

Mas como aprimorar os processos logísticos para reduzir os impactos ambientais? É sobre isso que você vai ver a seguir!

Sustentabilidade na logística: entenda o conceito 

Como você já sabe, a logística tem o papel fundamental de garantir a entrega da produção da companhia dentro do prazo, fazer o controle de processos e a redução de custos.

A sustentabilidade na logística traz o desafio de garantir toda essa eficiência e ainda reduzir os riscos ao meio ambiente e à sociedade. Mas as ações vão além da redução de emissão de gases poluentes com o uso de rotas mais rápidas e seguras.

O uso de smartphones e tablets, associados à software inteligentes, também contribui para a sustentabilidade na logística. Isso porque eles permitem a virtualização de documentos e visualização de processos em tempo real, evitando assim a impressão de papéis para controle das atividades.

Outra maneira de ter uma logística sustentável é com a utilização de embalagens biodegradáveis e que não ofereçam riscos de desperdício.

Como você pode ver, ela é a união de processos e iniciativas que diminuem os impactos ao meio ambiente, sem prejudicar as atividades da empresa. Vale lembrar que essas medidas não só contribuem com a preservação do planeta, mas também melhoram a imagem da companhia perante a sociedade.

Caminho para a sustentabilidade na logística: conheça os processos que podem ser mudados

Você já deve estar pensando em algumas estratégias para garantir a continuidade dos processos logísticos e reduzir os impactos no meio ambiente. Então, confira algumas dicas para conseguir sustentabilidade na logística:

Cuidados no transporte das mercadorias

As operações de transporte podem impactar muito o meio ambiente com a emissão de gases poluentes. Por isso, uma medida simples para reduzir esses efeitos é a otimização das rotas, com trajetos rápidos, sem congestionamento e que ajudam você a ter uma entrega mais rápida.

Muitos aplicativos e software para mobile ajudam você a verificar os trajetos em que há filas, calcular o tempo médio de deslocamento e encontrar rotas alternativas. Então, o que acha de usar a tecnologia de maneira inteligente para diminuir a emissão de gás carbônico e ainda promover economia para a sua empresa?

Uso de embalagens sustentáveis

Mais uma vez a Bunge é um exemplo a ser seguido. Ela investiu em pesquisas e desenvolveu uma embalagem que utiliza material orgânico e biodegradável para as margarinas. Essa é uma maneira encontrada por ela para diminuir a contaminação no meio ambiente.

A carioca CBPAK também investiu em embalagens sustentáveis. Ela criou produtos como copos, potes e bandejas usando como base o amido da mandioca, que é biodegradável e compostável. Uma maneira simples de ajudar o meio ambiente.

Ou seja, você pode procurar fornecedores de embalagens ecologicamente corretas para entregar seus produtos com segurança e, ainda, diminuir a contaminação do planeta.

Adoção da logística reversa 

A logística reversa e a sustentabilidade caminham lado a lado. Você deve criar estratégias para incentivar que os materiais produzidos por você retornem à companhia e sejam novamente utilizados.

Por exemplo, a Lei de Logística Reversa determina que as organizações produtoras de lâmpadas recebam de volta o produto quando ele não é mais útil para o consumidor. Para isso, os comércios precisam disponibilizar espaços para a entrega do item e encaminhá-los para as fábricas. Porém, a medida nem sempre é cumprida.

Estimular a devolução e reutilização de produtos é uma maneira de deixar a sua empresa mais forte no segmento em que atua. O reaproveitamento de materiais pode, inclusive, gerar economia para a sua companhia com a aquisição de matéria-prima e, consequentemente, aumentar a margem de lucro.

Com a logística reversa e sustentabilidade você ainda estimula a consciência ambiental e destaca a imagem da corporação diante da sociedade.

Melhoria na gestão de estoques

A tecnologia também pode ajudar você a aperfeiçoar a gestão de estoques e reduzir o desperdício de mercadorias. Em uma empresa que lida com produtos perecíveis isso se torna ainda mais imprescindível.


Ao conciliar o uso de um software para gestão de estoques com equipamentos mobile você pode controlar a data de validade dos produtos, incentivar o uso de mercadorias que estão mais próximas do prazo de vencimento. Além de fazer a reposição dos itens no período mais adequado. 

Logística sustentável: conheça os benefícios

A sustentabilidade na logística oferece uma série de vantagens para a empresa. Veja:

  • Economia: a adoção da logística reversa diminui o uso de recursos naturais e pode gerar a redução de gastos com matéria-prima.
  • Competitividade: o mercado internacional valoriza as companhias que adotam políticas sustentáveis e, consequentemente, isso aumenta as chances da empresa ampliar os seus ganhos.
  • Credibilidade e confiança: a corporação passa a se destacar também entre os consumidores, que muitas vezes preferem pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos.
  • Proteção ao meio ambiente: a empresa ajuda a preservar o planeta para as próximas gerações.


A sustentabilidade na logística se baseia na preocupação com toda a cadeia produtiva, desde a relação com o fornecedor até a entrega do produto final. Investir em ações que contribuem para a preservação do meio ambiente é uma maneira de auxiliar a sociedade e, ainda, ter vantagens competitivas diante dos concorrentes.

Ficou interessado em aperfeiçoar as operações da empresa e investir na logística reversa e sustentabilidade? Entenda como a tecnologia pode te ajudar a atender melhor o consumidor!

cta-horizontal-benner-logistica-p3