• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
ERP

Sua empresa extrai o melhor dos relatórios para tomar decisões estratégicas?

24 de Julho de 2018 | por Equipe Benner

Crescer com sustentabilidade é o objetivo de todas as empresas que querem se manter no mercado. Mas, para isso, é preciso gerir o negócio de forma estratégica, com base em relatórios e informações estruturadas para tomada de decisão. É neste ponto que podem surgir as seguintes dúvidas: Análise de dados: sua empresa sabe fazer? É possível confiar nas informações disponíveis? Como tomar decisões com base em relatórios?

São dúvidas que interferem diretamente na qualidade da gestão, logo, no futuro da pequena e média empresa, assim como das grandes organizações. 

Edison Kalaf, professor de empreendedorismo e inovação da Business School São Paulo (BSP), destaca em entrevista que “os indicadores são importantes e precisam vir acompanhados de uma evolução”. O ponto aqui é que, essa evolução só virá se as informações utilizadas forem confiáveis e possíveis de se entender. 

Sua empresa extrai o melhor dos relatórios para tomar decisões estratégicas?

Análise de dados: sua empresa sabe fazer?

Os negócios geram uma infinidade de dados, mas o que é importante? Muitas vezes as informações estão espalhadas em planilhas eletrônicas, anotações e-mails. O excesso de informações não estruturada pode confundir o empresário na hora de identificar e usar o que realmente é importante para a tomada de decisão.

Dentre os relatórios mais essenciais, confira alguns que ajudam a dar uma visão do crescimento do seu negócio:

  • Faturamento: o faturamento é um dos indicadores mais poderosos na hora da tomada de decisão. É por meio dele que o empresário sabe se a empresa está aumentando seus negócios.
  • Recebimento: comparar o faturamento com o recebimento é essencial para saber se a empresa está recebendo o que fatura. Por meio destes dados é possível acompanhar a inadimplência que a empresa está sofrendo, e tomar ações para reduzi-las.
  • Ticket médio: este indicador está diretamente atrelado a equipe de vendas. Entender o ticket médio das vendas, e até do vendedor, ajuda o empresário a identificar quais produtos devem ser potencializados na vendas, assim como quais vendedores precisam de melhor capacitação ou se destacam.
  • Fluxo de caixa: dispor de informações de fluxo de caixa permite a visualização das entradas e saídas, para organizar os pagamentos e negociar vencimentos. Dessa forma, você paga menos juros pagos e reduz a necessidade de empréstimos.

O caminho para saber como tomar decisões com base em relatórios

O caminho para extrair dados, algumas vezes pode ser um repleto de obstáculos, como: tempo, profissional qualificado e identificação do que é importante.

Por exemplo: João, dono de uma pequena empresa utiliza planilhas eletrônicas para fazer a gestão da sua empresa. Nestas planilhas, ele e seus colaboradores registram os números de vendas e previsões de novos fechamentos. Também entram nas planilhas o faturamento diário, contas a receber e contas a pagar. A duras penas, João quase consegue ter um fluxo de caixa, que nunca fecha com a realidade.

A dificuldade começa já no registro dos dados, que depende do tempo e da atenção de profissional dono do processo. Os erros provenientes da digitação manual são constantes. Quando João sente a necessidade de conseguir um relatório gerencial, com uma nova visão para avaliar, por exemplo, produtos que mais vendem, ou que dão maior margem, sempre tem uma informação que ainda não foi digitada, ou um dado que não era colocado na planilha.

Além de consumir muito tempo do João e do seu time, muitas vezes as informações não batem e o tão sonhada experiência de como tomar decisões com base em relatórios é mais uma vez adiada.

Assim como João, muitos empresários vivem esta dura realidade na hora de obter parâmetros para direcionar melhor os negócios. Nesse cenário, o empenho de todos é grande, mas mesmo com toda a vontade do mundo, é quase impossível estruturar uma análise de dados de qualidade.

A melhor maneira de resolver este dilema é concentrar todas as informações da empresa em uma única plataforma. Um software de gestão ou ERP, onde toda a empresa trabalha, e o fluxo de informações é contínuo, possibilita que seja realizada toda a gestão da empresa em um único lugar. Isto significa ganhar assertividade nos relatórios e dar a resposta certa à pergunta feita lá no início do texto: análise de dados: sua empresa sabe fazer?

Com a solução certa, você e sua empresa poderão desenvolver a capacidade de tomar tomar decisões com base em relatórios e dados reais sobre o negócio!

Quais os benefícios de consolidar os dados em um único canal?

Concentrar informações em um software de gestão, além de poupar o tempo na busca de informações de diversos lugares, também proporciona vantagens como:

  • Organização: nada de comprovantes esquecidos na gaveta. Dentro do ERP o empresário possui com detalhamento toda a vida financeira da empresa;
  • Cruzar os dados: um dos maiores benefícios de consolidar os dados em um único canal é a possibilidade de adquirir relatórios com informações de processos distintos, como vendas, faturamento e contas a receber;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): o DRE é a base de muitas decisões. Dentro do software de gestão é possível extrair de forma rápida o DRE da sua empresa para análise de faturamento, despesas, margem de lucro, entre outros;
  • Áreas interligadas: visualizar os resultados de setor por setor de forma separada e sem comunicação entre as áreas, acaba nublando a visão macro do empresário. Esta comunicação entre setores permite ao empresário visualizar a empresa como um todo.


Tomada de decisão embasada em relatórios confiáveis e extraídos em poucos cliques, dá ao empresário agilidade, segurança e os indicadores indispensáveis para que a empresa percorra o caminho do sucesso.

Baixe esse e-book e comprove que a tecnologia como ferramenta de transformação digital para sua empresa crescer na crise!

Nova call to action

Comente