Logística

Soluções de inteligência artificial e IoT aplicadas à Logística

24 de Maio de 2019 | por Fernando Alex

Antes um tema apenas de ficção científica, a inteligência artificial passou a fornecer benefícios reais para a inovação industrial, por meio da criação de máquinas e da adoção de software inteligentes.

Quer saber como essa tecnologia pode ser aplicada na Logística da sua empresa? Então continue lendo este texto!

IoT e inteligência artificial na Logística

É fato que a inteligência artificial tem capacidade para ampliar o potencial humano de modo relevante. Essa tecnologia pode simular habilidades como aprendizado, raciocínio e gerenciamento de diferentes cenários. Somado a isso, também pode executar ações orientadas com base nos dados existentes em sua plataforma.

Já a internet das coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é um termo utilizado para abranger os dispositivos com sensores e processadores que auxiliam os usuários em processos simples.

Além disso, esses dispositivos permitem a captação de tamanho volume de informações que isso gera a necessidade de uma ferramenta para sua interpretação eficaz.

Assim, em conjunto com a inteligência artificial, que potencializa a depuração dos dados captados pelos dispositivos IoT, é possível fazer um uso mais eficiente e rentável dessas informações pelas empresas.

Diversas são as indústrias que usam essas tecnologias em seus sistemas de produção. Como exemplo, pode-se citar o setor automotivo, que utiliza a inteligência artificial para otimizar a autoaprendizagem de veículos autônomos (dispositivos IoT).

Da mesma forma, as empresas de transporte vêm buscando nessas soluções uma forma de se destacar no mercado competitivo da Logística 4.0. E as possibilidades advindas da inteligência artificial têm demonstrado que ela pode transformar o setor no futuro, tornando-o mais proativo, preditivo e automatizado.

Ao agregar milhares de dados históricos de desempenho, máquinas e software inteligentes são capazes de aprender e identificar padrões com o objetivo de realizar uma análise preventiva e evitar problemas durante os processos da cadeia logística.

Funcionalidades da inteligência artificial no gerenciamento de transportes

As vantagens relativas à segurança ganham destaque. A inteligência artificial tem atingido melhoras substanciais no processo de entrega dos produtos, uma vez que seus algoritmos podem avaliar dados maiores e mais complexos, gerando resultados com agilidade e precisão, mesmo em grande escala.

No setor de frotas, para se identificar um motorista, existe um dispositivo veicular IoT com leitura de cartão magnético individual ou, ainda, o software fingerprinting. Este aplicativo utiliza algoritmos de aprendizado para avaliar os padrões de direção para, assim, conseguir identificar o condutor.

Com um software inteligente é possível gerar informações essenciais sobre os condutores. Eles ajudam a identificar práticas lesivas, as quais podem interferir tanto no desempenho do veículo quanto no gerenciamento da frota.

Isso é importante porque auxilia as empresas a estabelecerem potenciais desperdícios de combustível ou gastos excessivos com manutenção decorrentes do modo de direção do condutor.

Destaca-se, ainda, que a tecnologia inteligente permite definir as melhores rotas de entrega e planos diários, calcular distâncias e programar o uso de veículos. Os resultados obtidos são diminuição de custos, melhora da comunicação com os profissionais responsáveis pelas entregas e alimentação do sistema em tempo real.

Trata-se, portanto, de um recurso que pode substituir tarefas que antes demandavam análises complexas, como as informações de entrega, tráfego ou gerenciamento de estoque. Ao simplificar esses processos, as empresas podem gerenciar dados mais elaborados, de maneira mais rápida e focada.

Há exemplos de empresas que investiram nessa tecnologia no Brasil, com uma plataforma para gerenciamento inteligente de cargas.

Essa solução inteligente engloba todos os processos desde o gerenciamento de cargas com frota própria até a contratação de outras transportadoras e de motoristas autônomos. Isso também minimiza o número de veículos que transitam vazios nos trajetos de retorno.

Em suma, é possível considerar que as principais soluções advindas do uso da inteligência artificial na Logística são:

  • antecipar as necessidades de manutenção e os riscos potenciais;
  • controlar e processar as cargas;
  • acompanhar o status de trânsito de um produto;
  • prever flutuações no volume global de embarques;
  • ajudar a gerenciar rotas;
  • identificar o motorista ao volante;
  • avaliar o perfil de direção dos motoristas.

Impactos da tecnologia no setor logístico

Com o uso da inteligência artificial, uma das maiores alterações na gestão de transportes será a substituição significativa da mão de obra humana por máquinas. Isso acontecerá principalmente em tarefas repetitivas e que não dependam de competências específicas para serem realizadas.

A tendência é haver um crescimento na busca dos profissionais, que atualmente exercem, por novas qualificações. Eles precisarão encontrar novas posições de trabalho, como nas áreas de planejamento e estratégia, por exemplo.

O objetivo da substituição da força de trabalho humana pelas máquinas de inteligência artificial é garantir maior eficiência e reduzir o percentual de falhas na execução das tarefas. Assim, será possível aprimorar os processos logísticos, visando a minimizar custos no ciclo produtivo.

Nesse novo cenário tecnológico, também são necessárias produções menores e mais personalizadas, com o objetivo de fabricar somente aquilo que será comercializado a curto prazo.

Assim, é possível reduzir desperdícios, evitar a imobilização do capital de giro, além de otimizar os processos e as entregas, reduzindo o consumo de matérias-primas e permitindo estoques mais enxutos.

No entanto, essa não é uma prática comum nos dias atuais. É preciso que os gestores logísticos invistam no conhecimento sobre essas novas tecnologias – inteligência artificial e IoT –, bem como em infraestrutura, para que possam encontrar as soluções ideias para os seus negócios.

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite também para conhecer no Blog da Benner mais sobre outras tecnologias que podem ser empregadas no setor logístico. 

cta-horizontal-benner-logistica-p3

Comente