Saúde

6 características indispensáveis para um software de gestão de clínicas populares

31 de Maio de 2019 | por Fábio Melo

O mercado de saúde de varejo vem crescendo cada vez mais no Brasil. A prova disso é a quantidade de propagandas de clínicas populares - que são aquelas que oferecem estrutura e atendimento de qualidade a um custo muito mais acessível.

Dados de uma pesquisa mostram que, de 6.419 pessoas que possuem plano de saúde, 31,2% disseram ter realizado alguma consulta ou exame em uma clínica popular. Destes, 32,4% foram motivados pelo preço e 21,8%, pela qualidade no serviço prestado.

Por se tratar de um modelo de negócio novo e ainda pouco explorado, é normal que algumas clínicas tenham problemas de gestão. E é justamente para auxiliar nesse processo de adaptação que é recomendado o uso de um software específico para o segmento.

Neste artigo, você conhecerá as características que um software para clínicas populares precisa ter para que ele seja realmente eficiente. Mas antes, explicaremos um pouco do motivo para o mercado de saúde de varejo estar crescendo tanto entre os brasileiros.

Confira!

Por que as clínicas populares estão em alta no Brasil?

Existem diversos motivos que justificam esse crescimento. Entre eles, destacam-se:

  1. Déficit no atendimento público: o Sistema Único de Saúde (SUS) passa por problemas sérios de recursos e má gestão. Segundo uma pesquisa do Datafolha, 87% dos pacientes que utilizam o SUS estão insatisfeitos com o serviço;
  2. Crise financeira: desde meados de 2014, o Brasil passa por problemas econômicos que estão levando à queda das contratações de planos de saúde. Assim, para que não tenham que depender do SUS, as pessoas estão buscando alternativas mais econômicas e, ao mesmo tempo, eficientes.

Com essa necessidade latente do mercado, começaram a surgir diversos empreendedores interessados em ingressar nesse segmento.

Porém, por se tratar de um modelo novo e ainda pouco explorado, os problemas de gestão começaram a surgir - seja pela falta de experiência dos gestores ou baixo conhecimento dos processos.

Outro fator que vem causando um grande impacto na administração e, consequentemente, ocasionando perdas tangíveis e intangíveis, é a dificuldade para encontrar ferramentas sistêmicas que atendam às necessidades específicas deste modelo.

Entretanto, um software de gestão de clínicas populares existe e é fundamental para apoiar esse processo administrativo.

Abaixo, você saberá que características de rotina são indispensáveis para que essa ferramenta realmente seja considerada eficiente!

6 funções que não podem faltar em um software de gestão de clínicas populares

1 – Identificação do público

O software deve proporcionar o preenchimento de questionários específicos e configuráveis, a fim de ter acesso a informações como:

  • Como ficou sabendo?
  • De onde vem?
  • Como foi o atendimento?
  • Você indicaria a clínica?

A possibilidade de identificar e segmentar o público atendido é extremamente importante porque permite analisar e definir diversas ações, incluindo:

  1. Estratégia de atuação;
  2. Ofertas de produtos e serviços;
  3. Marketing direcionado;
  4. Propaganda segmentada.

Além disso, através da pesquisa de satisfação, é possível identificar com mais sensibilidade os principais pontos de atenção - sejam eles bons ou ruins - permitindo ajustes e melhoria contínua das ofertas.

2 – Multicanal de contato para o paciente

Contar com um portal que disponibiliza, por exemplo, visualização de resultados de exames, agenda on-line e ouvidoria ajuda a reduzir custos internos com pessoal e cria um novo canal de comunicação com o seu público.

A ferramenta também deve proporcionar funcionalidades de apoio ao call center, visando a redução do tempo médio de espera e atendimento. Internamente, isto pode auxiliar, ainda, a baixar alguns custos fixos - pois, indiretamente, reduz a necessidade de tantas pessoas alocadas no call center.

3 – Sistema de pagamento na entrada e saída do paciente

O software de gestão de clínicas populares deve possibilitar que sejam registrados os pagamentos referentes ao produto e serviço logo na entrada do paciente, bem como o controle do que deverá ser executado futuramente.

Este processo deve funcionar como workflow e é fundamental para garantir um atendimento de excelência. Ele deve, também, possuir integração entre os aplicativos - possibilitando que todos os itens passíveis de cobrança inseridos no prontuário eletrônico estejam visíveis no aplicativo de cobrança, evitando falhas nos processos.

4 – Repasse de pagamento a profissionais colaboradores

A funcionalidade de repasse é considerada fundamental para que exista mais controle sobre os valores que devem ser repassados aos profissionais que atendem o paciente ou executam determinados procedimentos.

Como existem diversos modelos de remuneração por produtividade, o software de gestão de clínicas populares deve proporcionar uma variedade de parâmetros para atender a respectiva negociação entre prestador e contratante.

5 – Organização de fluxo interno

Essa é uma das principais funcionalidades da ferramenta. No caso, ela precisa possibilitar, em um único local, que sejam gerenciados:

  • Processo de check-in;
  • Chamada em painel eletrônico;
  • Totem de autoatendimento;
  • Controle de espera de paciente em cada fase de atendimento na unidade (recepção, caixa, pré-consulta, consultório, exames, medicação, entre outros).

Além disso, deve contabilizar o tempo gasto em cada processo e apoiar na organização dos encaminhamentos internos. 

6 – Prontuário Eletrônico com assinatura digital homologada pela SBIS

Para esse modelo de negócio, é imprescindível a utilização de prontuários eletrônicos que trabalhem com conceitos de medicina baseados em evidências e possuam assinatura digital homologada pela SBIS.

O software deverá trabalhar integrado em praticamente todos os fluxos, garantindo que as informações referentes ao paciente fluam entre os profissionais de saúde. Com isso, é possível agilizar o atendimento e a análise de cada caso - oferecendo mais segurança para todos.

-

Este conteúdo foi útil para você? Deseja receber informações semelhantes a essa? Então, não deixe de continuar acessando nosso blog para ter acesso às novidades do setor!

 

cta_saude_benner

Comente