• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
Recursos Humanos

Seu RH é estratégico mas ainda não é digital? Tem certeza?

28 de Junho de 2018 | por Equipe Benner

As discussões sobre o papel do RH estratégico não são recentes. Já vão alguns anos de conversa sobre o que é o RH estratégico e sua importância nas empresas.

As inovações tecnológicas, a convivência multigeracional, necessidade de áreas mais estratégicas e a sociedade do conhecimento são alguns dos aspectos da transformação digital que mexem com as empresas, e exigem adaptações rápidas do RH. Sim, as mudanças vão além da TI e todos os setores devem mirar seus esforços em criar processos ágeis e modelos de negócio digitais.
A lição no entanto é que, falar sobre o tema é mais fácil do que promover a mudança na prática. 

Papel do RH estratégico na prática

Você também sente dificuldade em encontrar formas de agregar valor estratégico ao RH na prática? Pois você não está só.

Na prática, mais do que fazer as ações operacionais do RH, o grande diferencial do RH estratégico é fazer a gestão de pessoas, orientada para resultados. Cabe ao RH ajudar a empresa a explorar o melhor potencial de cada funcionário para contribuir diretamente com o crescimento dele e da empresa como um todo.

Um RH estratégico precisa falar a língua do negócio e conectar as iniciativas de gestão de pessoas com nos desafios de curto, médio e longo prazo. Claro que, sempre medindo e apresentando os resultados dessas iniciativas como contribuição para o desempenho do negócio.

Para tanto, é preciso que o RH acompanhe a transformação que acontece nos negócios, e se torne também digital. O papel do RH estratégico deve garantir que todos os dilemas de estrutura, conhecimento e competências sejam equacionados. E de forma ágil e automatizada ajude a trazer mais velocidade para a empresa.

Você está, por exemplo, preparado para desenvolver talentos digitais, como:

  • DevOps;
  • Engenheiros de machine Learning;
  • Analistas de dados;
  • User Designers;
  • Scrum masters?

Esses são alguns exemplos de novos papéis que surgem justamente do movimento dos negócios para o digital.

Machine Learning, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Chatbots são outros exemplos, agora de conceitos de tecnologias, que vieram para ficar. E, se o RH quiser ser estratégico mesmo, será preciso conhecê-los.

Para praticar o RH estratégico será necessário ir além dos temas e conceitos mais tradicionais das comunidades de RH, como comportamento, desenvolvimento e aprendizagem. Será necessário incluir as discussões de negócio, comportamento de mercado, eficiência, gestão financeira, marketing entre outros, também nas pautas do RH.

De acordo com o escritor Dave Ulrich, o gestor de RH precisa ser o arquiteto da mudança. No livro “The Why of Work”, lançado já há alguns anos, ele já afirmava que o gestor deve estudar a linguagem do mercado, entender a estratégia e como sua empresa pode se diferenciar. Para tal, é essencial compreender acionistas, clientes, fornecedores, investidores e funcionários, além de perceber o contexto das mudanças sociais, demográficas e econômicas em seu negócio.


O RH estratégico e sua importância nas empresas

A importância de implementar mudanças para tirar o RH do operacional e trazê-lo ao patamar estratégico e digital, passa por agilizar processos, tornar a rotina da empresa mais produtiva, modernizar as tarefas e fornecer informações para a tomada de decisão.

E sua relevância está no fato de que o RH estratégico vai ajudar as empresas a também se transformarem digitalmente. Além de regulador da governança, entregar os serviços padrões de RH, conduzir o desempenho organizacional e motivar pessoas, o RH estratégico deverá ser digital para impulsionar esse movimento em toda a empresa.

Quer ver um exemplo? Como é feita a avaliação de desempenho na sua empresa atualmente? É automatizado? Sua empresa já dispõe de uma solução tecnológica para esse processo?

Nesse caso, uma solução tecnológica moderna, que flexibilize, traga agilidade e mobilidade às avaliações, é um facilitador para a área de gestão de pessoas, pois engaja muito mais os participantes. Um sistema engessado, pouco amigável ou até mesmo que dependa de papel ou planilha eletrônica para acontecer, está fadado ao fracasso.

E é neste pequeno detalhe (mas nem tanto!) que o RH vai mostrar para a empresa a importância de ser digital, para ocupar seu lugar estratégico na companhia.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. E os funcionários da sua empresa certamente fazem parte dessa estatística. Portanto, contar com ferramentas digitais para realizar os processos de negócio é uma expectativa da grande maioria. Você enquanto RH precisa saber e resolver isso.

Um setor de RH estratégico nos dias de hoje é um setor que compreende todo o sistema complexo da organização e tem conhecimento do negócio e do mercado. Além, também, de saber onde a companhia quer chegar, com visão sistêmica e dados seguros para realizar uma gestão pautada em indicadores de desempenho. E para chegar lá, o caminho digital é inevitável.

Continue acompanhando nosso blog, vamos falar do RH digital como impulsionador do estratégico!

rh_benner_cta

Comente