Logística

Roteirização é aliada para melhorar indicador de desempenho logístico

3 de Junho de 2016 | por Equipe Benner

Fazer gerenciamento de riscos logísticos eficiente  e contar com um controle rígido de rastreamento e monitoramento da carga são ações imprescindíveis para garantir alta performance na sua transportadora. Mas há um outro aspecto muito importante para obter um indicador de desempenho logístico que traga diferencial competitivo no segmento: trabalhar com roteirização eficaz para suas entregas.

Realizar uma sequência eficiente de entregas e coletas de mercadorias, dentro de um percurso otimizado: isso é roteirização. E a automação logística é o que vai permitir que sua empresa transportadora encontre de fato a sequência de visitas a um determinado número de clientes, em uma zona de coleta ou distribuição.


Isso porque com o histórico do monitoramento logístico, sua transportadora pode tratar mais adequadamente todos os pedidos e cargas a serem distribuídos, ainda que sejam aleatórias e de diferentes clientes. Um sistema de roteirização ajuda a maximizar a consolidação das cargas, identificando o perfil do veículo necessário, e as melhores rotas, planejando detalhadamente o trajeto, considerando inclusive, os caminhos mais seguros sob o ponto de vista de gerenciamento de riscos logísticos, evitando regiões de alta incidência de roubos de carga, por exemplo.


A roteirização eficiente trará para sua transportadora benefícios como:


  • Utilização das melhores rotas, que reduzem a distância e tempo para realização das viagens, gerando os melhores prazos de entrega;
  • Melhoria no dimensionamento da carga e da frota;
  • Menor consumo de combustíveis;
  • Controle mais eficiente na manutenção da frota;
  • Racionalização do uso dos motoristas;
  • Controle amplo do processo de carga e descarga;
  • Mais precisão na apuração dos custos envolvidos no transporte, como custos de pedágios, por exemplo.

Se em um determinado frete, o veículo sai com 40 entregas diferentes, quer dizer que ele vai parar em 40 clientes, com endereços diferentes. Utilizar controles manuais, como planilhas em Excel, para fazer o controle dessas entregas e identificar (ou tentar!) o roteiro mais inteligente a ser seguido, para ser mais econômico e eficiente, não é lá tarefa muito fácil!


Por isso contar com automação logística e uma boa solução de roteirização é a melhor estratégia para sua transportadora ganhar em eficiência.  A roteirização automática indicará, além da melhor rota, qual a melhor maneira de fazer o carregamento do caminhão, automatizando o processo de segregação de carga no carregamento dos veículos.


Aumente seu desempenho do gerenciamento de riscos logísticos e da sua operação logística como um todo. Com a roteirização, seus fretes são otimizados e as cargas entregues no menor tempo e a um custo menor. A roteirização é sinônimo de melhoria no relacionamento e manutenção dos seus clientes e melhora expressiva nos resultados da sua transportadora.

cta-horizontal-benner-logistica-p3

Comente