Segundo a ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o turismo de negócios no Brasil movimentou R$ 5,51 bilhões de vendas no primeiro semestre de 2017, considerando um crescimento de 9,12% sobre igual período de 2016.

Os números envolvidos em viagens corporativas é significativo, no entanto nem todas as empresas estão preparadas para fazer a gestão de viagens. Geralmente, a área Financeira ou Suprimentos são as responsáveis por este papel. Mas, isso acaba tomando tempo de outras tarefas que demandam maior atenção e a gestão de viagens perde prioridade, eficiência do processo e as despesas são maiores do que esperadas.
Se na sua empresa a gestão de viagens corporativas é feita assim, você provavelmente tem se perguntado se vale a pena contratar uma agência de viagens corporativas para ajudar. A resposta é sim! Entenda mais a seguir:

#1 Gestão de viagens corporativas: porque as viagens de negócios não são viagens de lazer

Viagens de lazer precisam focar em destinos - melhores resorts, atrações e a melhor maneira de chegar lá. Isso é útil para o planejamento familiar ou com amigos, mas não para viagens de negócios. Neste caso, a logística é prioritária. Com a mudança de horários e agenda apertada, as viagens de negócios se tornam complicadas e as agências de viagens corporativas são especialistas na coordenação dessas variáveis.

As agências podem ajudar sua empresa a ter economia (savings), por meio da análise dos viajantes, períodos e antecedência de compra, além de rotas mais voadas e maiores destinos com room nights em cada cidade. Tudo isso ajuda o gestor de viagens a conseguir melhores negociações, consequentemente, menos despesas.

#2 Fraude nas viagens corporativas: porque viagens de negócios são recorrentes

Dependendo do core business da empresa, a necessidade de viagens corporativas varia e acontece em larga escala. Em alguns casos, é necessário dominar as opções de horários de viagem com antecedência, outros podem precisar da flexibilidade das reservas de última hora. As agências de viagens corporativas são preparadas para lidar com as demandas únicas de viagens de negócios e têm contatos frequentes com os fornecedores. Com isso, formam uma rede colaborativa muito profissional, têm informações mais precisas, trazem maior controle e ajudam a evitar fraudes nas viagens corporativas.

#3 Agência de viagens corporativas: porque seu orçamento de viagens aumentou significativamente

Você sabe que o gasto com viagem da sua empresa pode ser menor, mas não tem tempo para descobrir como. O uso de reservas online ou diretamente com uma companhia é comum e até pode oferecer taxas menores, no entanto as agências de viagens corporativas podem oferecer tarifas especiais negociadas diretamente com companhias aéreas e hotéis. Com isso, você otimiza seus custos.

Como saber se a agência vai seguir os padrões da sua empresa? Como fazer a gestão dos dados e ter segurança em relação a fraudes nas viagens corporativas?

Existem software de gestão, com plataformas digitais, que integram as informações necessárias em um só lugar. Assim, você pode ter uma visibilidade maior e de forma mais detalhada de tudo o que compõe a viagem de negócio e sua empresa terá total controle e consolidação de dados.

Vale lembrar que mesmo contratando uma agência, você ainda detém a autonomia e responsabilidade sobre a gestão das viagens corporativas. A agência fará a emissão dos bilhetes e consultoria de apoio. Mas para uma gestão baseada em savings, é necessário a junção da gestão de viagens, tecnologia e uma boa agência. Só assim sua empresa obterá uma redução significativa nas despesas de viagens.

Contar com uma agência de viagens corporativas aliada a um software especializado, é poder analisar seus gastos de viagem e obter uma integração perfeita entre as informações das viagens de negócios. Entre em contato conosco e saiba mais sobre eficiência na gestão de viagens corporativas.

viagem_corporativa_ benner