Saúde

Otimize a gestão de dados da sua operadora e aumente receita

15 de fevereiro de 2017 | por Equipe Benner

Ter todas as informações automatizadas e consolidadas de seus beneficiários é um diferencial de mercado para as operadoras de saúde, que precisam manter seus indicadores de qualidade alinhados à normas legais e ao bom resultado financeiro de sua operação.

Usar um sistema de gestão de dados é garantia de ter controle de informações estratégicas de sua carteira de beneficiários e otimizar a qualidade dos serviços de saúde. De maneira organizada é possível acessar, rapidamente, informações como idade, sexo, idade, localidade, procedimentos médicos realizados, especialistas consultados, entre outras.


Esses dados automatizados são uma fonte rica para a elaboração de várias estratégias positivas e uma visão holística para tomadas de melhores decisões para o negócio.


Dentre tantas oportunidades possíveis com o uso de um sistema integrado de gestão de dados, podemos destacar três benefícios:


# Agilidade no atendimento - Quando se trata de assuntos relacionados à saúde, agilidade e qualidade na prestação dos serviços são itens obrigatórios que qualquer pessoa espera de sua operadora. Mas se a empresa não tiver as informações consolidadas de cada cliente e prontas para serem acessadas pelos profissionais responsáveis pela liberação de cada procedimento, isso pode causar transtornos para ambos os lados.

É necessário para qualquer operadora de saúde ter a integração de todo o prontuário do paciente, desde o cadastro até as informações pós-consultas, incluindo exames a serem realizados ou já efetuados. Isso permitirá o monitoramento dos ciclos do paciente auxiliando as tomadas de decisões da liberação de procedimentos indicados pelo médico.


# Insumos para campanhas de marketing – Com perfis detalhados de cada um dos beneficiários ou informações consolidadas de uma determinada região geográfica, por exemplo, é possível desenvolver ações e campanhas de prevenção de doenças ou surtos epidemiológicos com mais assertividade e estratégia.

Como cruzamento de informações consolidadas de atendimentos médicos é possível mapear, por exemplo, aumento de pacientes com problemas em decorrência do hábito de fumar ou com transtornos causados pelo aumento de peso. Dessa forma, ações de conscientização e prevenção podem ser rapidamente implementada para a manutenção da saúde da população e a redução de gastos desnecessários com exames e internações futuras.


# Rapidez para tomadas de decisão - Otimizar a gestão com o uso de softwares especialistas é um recurso inteligente, pois permite às operadoras de planos de saúde ter uma visão estratégica e completa do negócio. Com a adoção de soluções flexíveis, as operadoras passam a ter informações consolidadas para melhoria de processos e respostas rápidas para tomadas de decisão.

Nas últimas décadas ocorreram diversas mudanças que impactaram as operadoras de planos de saúde, incluindo novas normas que regularizam o setor, a necessidade de implementar novas e caras tecnologias e até o envelhecimento da população.

Fatos esses que impactam na sobrevivência das empresas, que precisam, cada vez mais, otimizar toda a gestão para continuarem no mercado. Ter dados consolidados a distância de um clique possibilita fazer o que precisa ser feito, rapidamente, evitando custos desnecessários e aumento de eficiência operacional.

cta_saude_benner

Comente