• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
Recursos Humanos

O que é a transformação digital no RH e nas empresas?

23 de Agosto de 2018 | por Equipe Benner

Você consegue lembrar como era chegar a um endereço desconhecido na época das listas e mapas em papel que ficavam nos porta-luvas dos automóveis? Nos dias de hoje, com sistemas de GPS e aplicativos especializados disponíveis em nossos smartphones se torna hilário lembrar da cena.

Pois esse é um exemplo de transformação digital pela qual passamos. Assim como o fim das locadoras de vídeo, substituídas pela Netflix, das lojas de CDs que deram lugar ao Spotify, entre outros. A lista é grande.

E nas empresas não é diferente. A digitalização acontece a passos largos, e até a transformação digital no RH está se tornando assunto prioritário.

 Transformação digital e os impactos nos negócios

A transformação digital implica em investir em tecnologia e novos modelos de negócio para melhorar o engajamento dos clientes - internos e externos - e aumentar significativamente a performance e o alcance das empresas. 

Isso significa que a forma como os negócios são feitos muda. E isso vale para os processos em uma determinada área da empresa, ou para sua proposta de valor.

Pense em um escritório de advocacia, que ainda atua de forma tradicional e não é digital. Seus clientes, para obter qualquer informação sobre os processos, audiências ou honorários, precisam entrar em contato com um dos profissionais do escritório e aguardar um relatório que virá via e-mail. Ao final do mês, eles recebem arquivos e mais arquivos com os dados de despesas, honorários, depósitos, entre outros, que são digitados no seu sistema de gestão.

Agora imagine um escritório que já é digital, usa soluções em nuvem, integradas e com um portal para atendimento. Seus clientes têm autonomia para obter informações e não precisam aguardar retorno de ninguém, a informação está sempre à mão. E o melhor, seus clientes não precisam imputar dados nos sistemas de gestão, que são integrados com velocidade e segurança. 

Qual dos escritórios você aconselharia sua empresa a contratar?

Note a mudança ocasionada pela digitalização, como os processos são mais ágeis, autônomos e como as empresas ganham diferenciais competitivos com ela. Faça um paralelo do exemplo do escritório de advocacia e da sua área e pense: como está a automatização do RH aí na sua empresa?

Automatização no RH: transformação além do software

Um ponto importante da transformação digital é que, apesar dela ter como grande pilar a tecnologia, ela exige mais do que simplesmente o uso de software. Para acontecer, as pessoas e as empresas precisam mudar sua forma de pensar e de agir. 

É preciso desenvolver um mindset voltado a digitalização e com cada passo dado em direção ao digital, essa mudança acontece. As inovações seguem convencendo e tomando espaço, e as empresas precisam acompanhar cada evolução para entender como utilizá-las em seu próprio negócio.

Empresas no mundo todo já vêm transformando seu negócio com tecnologias como cloud computing, Big Data Analytics, internet das coisas (IoT). 

O varejo há muito tempo já monitora combinações de produtos que os clientes colocam nos carrinhos e interações em redes sociais, por exemplo, para direcionar ofertas. Para encontrar os melhores lugares de instalação de turbinas eólicas ou para previsões meteorológicas, já são realizadas análises de grandes volumes de dados climáticos, nível das marés, mapas de desmatamento, entre outros. 

Na medicina, já existe uma ferramenta que determina, com base em dados de históricos médicos, a possibilidade de ataques cardíacos e risco de morte nos pacientes.

Com base nisso, é possível entender que na área de RH muita coisa pode ser aplicada. Robôs de autoatendimento já podem ser utilizados para o responder aos funcionários, análises podem determinar quais benefícios são mais atrativos para cada perfil de funcionário. Que tal a possibilidade de aplicar análise preditiva - que prevê o futuro - para entender o comportamento de seu contencioso de massa para tomar ações preventivas mais eficientes?

E para muitas empresas, a automação dos processos de administração de pessoal e pagadoria já seria um grande primeiro passo!

A transformação digital no RH e na sua empresa só irá acontecer se essas inovações foram entendidas, absorvidas e direcionadas às mudanças necessárias em processos, pessoas e formas de fazer negócio.

Principais vantagens da transformação digital

Claro que a transformação digital ganha espaço cada vez maior por conta das inúmeras vantagens trazidas para as empresas e toda sua cadeia, incluindo os consumidores. 

Se a área de RH quer ocupar um lugar estratégico na empresa, entender e mostrar esses benefícios aos demais gestores será essencial. Dentre eles, vale destacar:

  • Maior eficiência operacional: automação no RH e demais áreas aumenta a velocidade e reduz retrabalho e margem de erros;
  • Menos tempo dedicado a questões operacionais: com tarefas operacionais automatizadas, o tempo dos profissionais pode ser direcionado a assuntos estratégicos;
  • Posicionamento mais estratégico do RH: com mais tempo pensando em estratégias e entendendo os negócios da empresa, mais estratégico o RH se torna;
  • Tomada de decisão mais rápida e melhor direcionada: com informações mais inteligentes, a tomada de decisão de cada área e da empresa como um todo é mais assertiva, segura e veloz;
  • Aumento na satisfação dos clientes: como decisões melhores, atendimento melhor e produtos melhor direcionados, os clientes também ganham e ficam mais satisfeitos com sua marca;
  • Criação de diferenciais competitivos: quanto mais automação e informação inteligente, mais fácil será ajustar processos e mudar sua forma de fazer negócios, o que ajuda na busca de diferenciais competitivos.

Automatização do RH, inovações tecnológicas e mudança de mindset são indispensáveis para quem quer ser estratégico e digital. Continue acompanhando nosso blog para entender como RH é fundamental na transformação digital nas empresas.

rh_benner_cta

Comente