Saúde

Integração de programas agiliza atendimento na área de saúde

25 de setembro de 2019 | por Equipe Benner

Caderno especial do Valor Econômico relata que novos softwares de gestão, com funcionalidades mais abrangentes e capacidade de integração com outros programas, plataformas e aplicativos utilizados por clientes e fornecedores, imprimem maior agilidade no agendamento de cirurgias e nos processos de autorização para procedimentos clínicos. Permitem também menos erros no lançamento de informações e maior segurança na própria administração do tratamento.

É o caso do sistema Medt One, lançado pela MTM Tecnologia em 2018, para gestão de informações, que agiliza o agendamento de cirurgias eletivas. Desenvolvido em parceria com a Magma Lab e em conjunto com cinco hospitais de Salvador (BA), a ferramenta já é utilizada pelo Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, para resolver falhas de comunicação que resultavam em atraso na marcação de cirurgias.

“Questionamentos do plano de saúde, por exemplo, eram enviados ao médico pelo hospital por e-mail, mas ele muitas vezes não via e demorava para responder”, diz Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia. Com o sistema, a comunicação ficou mais rápida. A ferramenta conecta o hospital, o cirurgião e seus assistentes, que passam a ter acesso a todas as informações sobre o paciente e o procedimento, por meio do aplicativo no celular.

Para Mônica Bezerra, diretora administrativa do Santa Izabel, o hospital, que realiza cerca de 1.300 procedimentos cirúrgicos por mês, com a tecnologia, o agendamento ficou mais rápido. O tempo para a realização da cirurgia foi reduzido em três dias e as despesas com telefone caíram 44%.

Já a Benner criou um portal que promove a integração entre operadoras de planos de saúde e a rede credenciada de médicos, dentistas, hospitais, clínicas e laboratórios de análise diagnóstica. Hospedada em nuvem e dotada de inteligência artificial, a plataforma Benner Conecta torna mais ágil e eficiente a comunicação entre o plano de saúde e os prestadores de serviço para autorização e fechamento de pedidos e contas médicas.

O sistema utiliza biometria digital e facial, o que evita fraudes e permite maior segurança nas autorizações. Por meio de módulos de autorização e faturamento eletrônico, realiza consultas automatizadas e rápidas à base de dados dos clientes para validar a elegibilidade do beneficiário. “É um portal único para os prestadores, que integra todos os convênios, traz agilidade e eficiência”, diz Fernando Castela, gerente da divisão saúde da Benner. A tecnologia foi adotada pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (Fapes) em agosto e a expectativa é que proporcione economia de 45% em relação às despesas com o sistema anterior.

Fonte: Valor Econômico

Comente