• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
ERP

Como os indicadores de desempenho de processos ajudam a ter uma visão estratégica da empresa?

16 de Agosto de 2018 | por Equipe Benner

Você perde muito tempo fazendo o cruzamento de planilhas e relatórios para avaliar os indicadores de desempenho de processos da empresa? Você tem dificuldade para saber qual é o real custo de um produto.

Esse tipo de situação acontece com muitas empresas que crescem rapidamente, mas não têm as ferramentas adequadas para gerenciar o negócio. Porém, um gestor que visa o sucesso da companhia precisa acompanhar os indicadores de desempenho de processos. Isso envolve o monitoramento da estratégia, capacidade, finanças e produtividade dos colaboradores. 

Afinal, como já diziam Robert Kaplan e David Norton (autores da metodologia BSC Balanced Scorecard) “o que não é medido não é gerenciado”. Diante disso, você deve estar se perguntando: “como ter visão estratégica da minha empresa? Quais metodologias utilizar para avaliar os resultados? Veja a seguir!

O que são os indicadores de desempenho de processos? 

São metodologias utilizadas para avaliar a gestão da empresa e acompanhar os resultados estratégicos. Ao fazer uma análise completa é possível verificar a porcentagem de lucro, a produtividade dos colaboradores e as atividades desempenhadas ao longo de determinado período.

Por exemplo: se uma empresa possui um faturamento alto, mas não sobra muito dinheiro disponível em caixa isso pode indicar que os custos estão elevados e precisam ser reduzidos. 

Além disso, essa avaliação de desempenho possibilita que o gestor tenha decisões mais estratégicas a fim de mudar o caminho percorrido ou ampliar os resultados.

Sendo assim, os indicadores de desempenho de processos possibilitam que você tenha um controle total sobre a empresa. Veja quais são esses indicadores: 

Estratégico

Esse indicador de desempenho viabiliza uma visão ampla da empresa, com base nas informações de como ela está hoje e quais eram os objetivos para o momento. Sendo assim, você consegue comparar quais eram as metas e o que foi alcançado.

Produtividade

Esse indicador possibilita acompanhar a produtividade dos colaboradores com base nas atividades desenvolvidas por hora, por exemplo. Também pode-se avaliar se as entregas são realizadas dentro do prazo.

Capacidade

Esse indicador é recomendado para grandes indústrias. Nele, é possível avaliar o número de produtos desenvolvidos por uma máquina durante o dia e verificar a capacidade total de produção para o mês.

Qualidade

Esse indicador de desempenho faz um comparativo entre a produtividade da equipe ou capacidade das máquinas e a qualidade do produto final. Com ele, pode-se verificar o número de perdas de itens devido a falhas no processo de produção, na prestação de um serviço ou entrega de um produto

Muitas vezes, uma maneira de verificar esse índice é por meio da pesquisa de satisfação do cliente. Essa é uma excelente alternativa para melhorar os processos e a qualidade do serviço disponibilizado.

Finanças e lucratividade

Uma empresa precisa ter qualidade na gestão e retorno financeiro. Por isso, um dos indicadores de desempenho de processos que deve ser avaliado é o de finanças e lucratividade. Sendo assim, é preciso considerar os números referentes a:

  • Faturamento mensal;
  • Receitas;
  • Despesas;
  • Lucro;
  • Capital de giro disponível;
  • Capacidade de endividamento, etc.

Portanto, é fundamental avaliar se os resultados foram positivos e se há sobra de recursos para investimentos na empresa. Se os custos estiverem muito altos e não houver sobra de dinheiro, é necessário verificar o que pode ser reduzido.

Qual a importância dos indicadores de desempenho de processos? 

Ao acompanhar essas métricas o gestor tem um conhecimento amplo sobre a companhia. Ele será capaz de avaliar o demonstrativo de resultados, verificar o custo de cada produto e analisar as despesas e receitas de forma gerencial.

Com isso, o administrador terá um controle maior sobre o orçamento e as operações da organização. Isso permite definir estratégias para o futuro do negócio, alterar o rumo de determinados processos que não geram resultados e alavancar a lucratividade da empresa. 

Como ter visão estratégica da minha empresa?

Alguns softwares do mercado facilitam o gerenciamento dos indicadores de desempenho de processos. Afinal, eles dão mais agilidade à realização de tarefas, registro de informações e comparação de resultados.

Sendo assim, você consegue diminuir os erros ao dar mais organização para as atividades e oferecer agilidade na entrega. Isso porque esses softwares possibilitam a automatização de todas as etapas de trabalho, desde o registro da nota fiscal, o controle de estoque, a realização de pedidos e a geração de relatórios. 

Agora você já sabe responder à pergunta “como ter visão estratégica da minha empresa”? Basta monitorar os indicadores de desempenho de processos! Que tal aproveitar para aprofundar seu conhecimento? Descubra como alavancar o seu negócio!

Nova call to action

Comente