Compliance Jurídico

Gestão de escritório de advocacia e seu impacto na gestão jurídica

12 de Abril de 2016 | por Equipe Benner

Já dizia William Edwards Demin, figura amplamente reconhecida pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial: “O que não é medido não é gerenciado”. Essa sábia colocação é aplicável (e muito!) na relação do departamento jurídico da sua empresa com os escritórios credenciados com os quais trabalha.


Fazer a gestão jurídica da companhia passa necessariamente pela gestão das atividades desenvolvidas pelos escritórios de advocacia que prestam serviços na área. Mesmo com eventuais barreiras, sua organização jurídica só conseguirá obter resultados promissores e contribuir de forma estratégica para os negócios da empresa se puder gerenciar as atividades dos escritórios minuciosamente.


Como sua empresa faz essa gestão hoje? Se está difícil encontrar essa resposta, as dicas a seguir vão ajudar a evoluir esse cenário:


#1 Garanta uma relação transparente e bem contratada

Pode parecer “chover no molhado”, mas nunca é demais lembrar que uma boa relação com os escritórios começa por contratos bem elaborados. Por isso, um contrato de prestação de serviços muito bem redigido, que deixe claro o que sua empresa espera do credenciado e quais suas obrigações e condições a cumprir, será crucial para orientar a relação. Informe no contrato como sua empresa irá acompanhar o desempenho do escritório, se será em êxito nos processos, qualidade das defesas, encerramento de processos ou recuperação de valores em depósitos judiciais, por exemplo. Também é importante constar no contrato as obrigações do escritório quanto ao reporte das informações, pois sem elas sua empresa não poderá gerir essa relação.


#2 Organize o processo de trabalho

O ambiente de negócios é cada vez mais complexo e a demanda jurídica também cresce. Por isso, procedimentos padronizados garantem a agilidade do departamento e dos escritórios, além de trazerem assertividade na comunicação entre eles. Processos bem definidos trazem, além do aumento de produtividade e a certeza de que todas as etapas necessárias para concluir uma atividade serão realizadas, a possibilidade de rastrear todas as ações da equipe. Com os procedimentos padronizados e claros para os escritórios, o trabalho será realizado com maismaior fluidez e em compliance com as boas práticas da governança corporativa que sua empresa exige.

cta_benner_juridico_ti_horizontal 


#3 Trabalhe com indicadores de desempenho

Para garantir que sua empresa possa contar com os melhores escritórios e atingir o máximo de resultados da gestão jurídica, defina métricas para medir o desempenho dos credenciados. Informações sobre os êxitos (sendo causa ganha ou a redução do valor da condenação, por exemplo) devem ser analisadas para ajudar a estabelecer um ranking de qualidade dos parceiros da sua empresa, o que permite a elaboração de um plano de bonificação que incentive o melhor desempenho. A área jurídica precisa transpor o desafio da performance dos escritórios credenciados e trabalhar com indicadores de performance para obter resultados mais expressivos da gestão de escritório de advocacia.


#4 Busque uma solução tecnológica para ajudar

Além de medir sua performance, controlar de forma efetiva os trabalhos e as cobranças realizadas pelos escritórios credenciados, também são grandes os desafios enfrentados na gestão jurídica. Por isso, a utilização de um excelente software de gestão para o departamento jurídico é o melhor caminho para ter mais transparência e controle entre o jurídico e os escritórios contratados. Pelo software, é possível estabelecer as tarefas que o escritório deve cumprir, deixando claro o que precisa ser feito, com garantia de acompanhamento. Os cálculos dos honorários são realizados automaticamente, de acordo com a demanda estipulada. Isso reduz a necessidade de conferências e discussões sobre os valores a serem pagos, além de trazer previsibilidade financeira para as partes. Se as tarefas não forem cumpridas, de acordo com o contrato e com o apoio do software, isso pode ser levado em consideração para o pagamento dos honorários.


Inclua a tecnologia certa para gerenciar processos e a relação com os escritórios terceirizados contratados pela sua empresa. Assim será possível alavancar os resultados e tornar estratégica para o negócio a gestão jurídica da sua empresa.


Conte com a Benner nesse processo!

Comente