Na sua empresa, a coleta e tratamento de dados segue uma metodologia de indicadores jurídicos e uma sistematização, com geração de análises preditivas ricas para a tomada de decisão? Ou é um ambiente meio caótico, com informações importantes sendo descartadas por falta de ferramentas de análise e decisões sendo tomadas por puro “feeling” e de forma individualizada? Se a sua resposta está mais para a segunda opção, é bom ligar o sinal de alerta. Você certamente está perdendo oportunidades para reduzir custos, otimizar equipe e processos e aumentar a performance.

No artigo indicador jurídico foi falado o quanto é importante estabelecer uma metodologia de indicadores jurídicos eficientes para a tomada de decisão. Mas de nada adianta a metodologia se não houver uma plataforma tecnológica que ofereça uma arquitetura de dados que possibilite serem enriquecidos sistemática e automaticamente por mecanismos de Inteligência Artificial com grande poder de análise. Confira como a plataforma de gestão jurídica da Benner trata os indicadores e o que ela entrega.

Redução de custos

Cortes, cortes e mais cortes. De acordo com o último Índice Thomson Reuters Legal Tracker de Performance Operacional em Departamentos Jurídicos, quase dois terços dos participantes pesquisados (65%) reportaram que o volume de trabalho do Jurídico cresceu exponencialmente. Entretanto, esse indicador não representa um motivo para celebrar por parte dos prestadores de serviços. É que 95% dos departamentos jurídicos mencionaram que sua principal prioridade é manter os custos com escritórios e demais parceiros sob controle.

Para ter uma visão geral das despesas como custas judiciais, valores das causas e depósitos judiciais, guias e honorários, além de despesas administrativas, o departamento jurídico da sua empresa deve contar com uma plataforma tecnológica que apresente indicadores e relatórios em tempo real. Foi o que fez o o Banco Santander, que optou pelas soluções especialistas da Benner para organizar suas múltiplas e imensas bases de dados jurídicas.

Em pouco tempo o banco conseguiu otimizar seus processos bem como internalizar a área jurídica. E mais, obteve redução dos custos com escritórios externos por meio da internalização do processo de gestão com os terceiros, via Web. A implementação do sistema permitiu o credenciamento de 1000 usuários e milhares de processos geridos. Além disso, cerca de 6 milhões de documentos digitalizados, 300 escritórios terceirizados via Web, em 27 estados.

Otimização da equipe e dos processos

Pense na quantidade de tempo e esforço envolvido em tarefas como entrada de dados, conferência de documentos, acompanhamento dos processos. Como fez o Banco Santander, ao contar com a tecnologia certa você otimiza tanto o andamento dos seus processos como libera a equipe para atividades mais estratégicas.

Com indicadores e relatórios providos pela solução da Benner é possível avaliar o cenário da empresa em relação aos processos em que está envolvida e indicar medidas corretivas e preventivas para minimizar a quantidade de ações contrárias. Assim, a sua equipe também terá mais tempo para fazer as análises estratégicas necessárias para melhorar e ampliar a qualidade das práticas jurídicas.

Aumento da performance

O acompanhamento de indicadores jurídicos que medem a performance dos escritórios credenciados com os quais o departamento jurídico da sua empresa trabalha, também é fundamental para permitir a gestão de contratos mais assertiva e eficiente. Performance foi o que a Atento Brasil - empresa de Contact Center com mais de 160 centrais de atendimento em todo o mundo -, buscou ao contratar as soluções de gestão jurídica da Benner.

Foi realizada a implantação unificada de uma plataforma internacional para atender operações da empresa no Brasil, Argentina, México e Espanha para a gestão dos processos jurídicos e dos escritórios terceiros, além da integração com o sistema financeiro do SAP. A solução integrada de Business Intelligence ou, mais especificamente, de Legal Intelligence possibilitou a medição da performance dos escritórios terceirizados e deu mais controle global à gestão do contencioso, podendo assim determinar metas para a área e para a companhia.

Diversas atividades operacionais foram terceirizadas com o BPO como cadastro de processos, digitalização de documentos e monitoramento e encerramento de processo. Dessa forma, o departamento jurídico da Atento ganhou em rendimento e performance. Isso permitiu aos gestores investir mais tempo no planejamento estratégico com foco em resultados.

Ao avaliar o custo x benefício da seleção de uma solução para gestão de indicadores jurídicos pergunte-se o seguinte:

  • Quais dados eu posso medir?
  • É fácil e rápido acessar esses dados regularmente?
  • Como essa tecnologia apresenta esses dados?
  • Quais são os retornos potenciais em diminuição de custos, otimização de equipe e processos e aumento da performance?


A solução especialista da Benner responde a todos esses pré-requisitos e muitos outros, integrando informações com grande poder analítico para apoiar a tomada de decisões do seu departamento jurídico.


Solicite aqui e a nossa equipe entrará em contato para que possa conhecer mais de perto nossas soluções.

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