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Recursos Humanos

Conectividade do RH digital: conheça mais sobre essa tendência!

12 de Setembro de 2018 | por Equipe Benner

Ter uma estratégia voltada ao mobile hoje é palavra de ordem em todos os tipos de companhias. Ainda mais em tempos onde os colaboradores podem desempenhar as funções de (praticamente) qualquer lugar.

Essa regra pode valer, inclusive, para o setor de RH. É a transformação digital levando mais inteligência e estratégia a este departamento. E o que isso significa? A empresa toda sai ganhando. 

Quer saber como isso acontece? Continue lendo esse post! 

O RH operacional, aquele com padrão tradicional focado nas rotinas burocráticas e realização das tarefa, começa a perder espaço nas empresas brasileiras. É necessário deixar essa visão para trás e atuar de uma maneira mais estratégica e focada em resultados. E o melhor caminho para chegar neste modelo é usando a tecnologia, colocando em prática o RH digital.

A partir da adoção de ferramentas tecnológicas é possível realizar tarefas de forma mais ágil e efetiva, reduzindo o tempo que o setor destinam às atividades operacionais. 

RH digital e estratégico

Um processo importante na digitalização do RH é justamente a disponibilização das informações dos funcionários para auto atendimento. A partir da utilização de um portal colaborativo que pode ser acessado de qualquer lugar (inclusive de dispositivos mobile), é possível criar uma relação clara e objetiva com os colaboradores da empresa. 

Pode parecer apenas mais uma pequena mudança, porém ela tem o potencial de melhorar o dia a dia não somente dos colaboradores, mas também dos gestores e do setor de RH — que sobe mais um degrau no objetivo de ser digital. Confira:

A tecnologia de um portal colaborativo é capaz de ajudar a consolidar e padronizar todos os serviços desta área. O setor tem seu papel valorizado estrategicamente ao oferecer às demais áreas da empresa serviços automatizados de atendimento.

Ele é capaz também de permitir interação e colaboração, conectando todos os públicos interessados. O gestor da área tem em suas mãos uma solução que evidencia os esforços e desempenho, monitorando a execução dos serviços da área. 

Colaboradores mais informados

Uma gestão transparente e aberta a diálogo. Quem não quer trabalhar em uma empresa que leve a sério essas duas características? A adoção de um portal colaborativo possibilita esse tipo de avanço na administração. Nela o colaborador tem acesso, por meio de um serviço self-service, a informações sobre todas as atividades relacionadas ao seu histórico profissional dentro da empresa. Conheça mais sobre elas abaixo: 

1# Agilidade na disponibilização das informações do RH

Sábado, 10 horas da noite. João pensa em emendar a semana do feriado de 7 de setembro e aproveitar os dias que restam de férias para conhecer Buenos Aires. Mas ele não sabe ao certo quantos dias ainda tem direito. Ao invés de na segunda-feira de manhã procurar o RH basta acessar o portal de relacionamento em casa mesmo! Ele conseguiu respostas para todas as dúvidas, além de simular o cálculo de quanto vai receber e já fazer a solicitação das férias. 

#2 Toda a vida profissional ao alcance de um toque

Depois de muitos anos dedicados à empresa, Patricia quer se aposentar. Chega, é hora de descansar e curtir o neto pequeno. Ao consultar um advogado especialista, já sabe qual é o primeiro passo para fazer a contagem dos anos trabalhados. No portal do colaborador ela conseguiu ter acesso a todo o seu histórico dentro da companhia: tempo de casa, jornada de trabalho, cargos, afastamentos e folha de pagamento, entre outras informações. E nem foi necessário pedir ao RH que enviasse esses dados, ela mesma já os direcionou para o advogado.

# 3  Qualificação para quem precisa

Maurício tem 20 anos e é estagiário. Em seu primeiro emprego, ele realmente se esforça para fazer o melhor, quer terminar a faculdade de Administração e ser efetivado. E como conhecimento nunca é demais, procura sempre participar das capacitações oferecidas, tanto presenciais como a distância. No portal voltado aos colaboradores ele sempre fica sabendo dos próximos treinamentos, já realizando a inscrição. 

Gestores mais conectados

Os gestores dos setores muitas vezes têm dificuldades de acompanhar a evolução de cada colaborador, dependendo do setor de RH para construir feedbacks assertivos e fazer avaliações de desempenho. Esse obstáculo, que se soma à realização de avaliações manuais e informais, atrapalham o crescimento do time. 

Uma solução que disponibilize resultados e que possa ser acessada em qualquer local ou dispositivo é de grande ajuda. Por exemplo, caso o gestor esteja em um almoço com a diretoria da empresa e o assunto performance comece a ser discutido.

Outra utilização da central de serviços online é a aprovar e acompanhar de vários tipos de processos. Isso significa autonomia nas decisões de algumas questões cotidianas relacionadas à equipe como: efetivação de contratos de experiência, mudança de setor, cargo ou jornada de trabalho, inscrições em treinamentos, justificativa de faltas e horas extras, entre outros.

Viu como um portal do colaborador com foco em mobilidade é capaz de prover acesso rápido a dados importantes e também dar autonomia para os mais diversos públicos? Os benefícios são muitos, para todos os setores da empresa. 

Continue a ler o Blog da Benner e conheça mais sobre a transformação digital no RH!

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