Compliance Jurídico

Comprando certo e comprando melhor utilizando RFP

12 de Maio de 2016 | por Equipe Benner

A contratação foi acertada, o fornecedor é qualificado. Mas eu posso garantir ainda mais vantagens utilizando a RFP? Sim, você pode!

Em um ambiente competitivo e onde surge a cada momento novas formas de prestar serviços, a escolha de um fornecedor não pode acontecer por acaso. Uma RFP estruturada permite que uma compra certa não seja um caso isolado. É uma oportunidade de manter um histórico, cruzando dados e refinando e aperfeiçoando cada vez mais os critérios de seleção com base nessas informações. Conheça quais são os critérios devem ter mais peso em uma avaliação de RFP!


Os critérios a serem utilizados na análise, equalização e classificação dos fornecedores e propostas devem refletir aspectos quantitativos e qualitativos, objetivando comparar o desempenho dos fornecedores e obter um ranking. Ao estabelecer os itens mais relevantes para a proposta, como qualidade, atendimento e capacidade de entrega, a RFP leva a uma melhor negociação e adequação ao escopo proposto e com isso gera um melhor custo/benefício.


Essas referências podem garantir uma visão mais clara e objetiva do que se quer contratar no futuro visando sempre um acordo mais favorável. Possibilita ainda mais poder de negociação, além de identificar parcerias estratégicas. Uma relação com os fornecedores construída a partir de processos de contratação fundamentados em uma abordagem mais profissional aumenta o percentual de sucesso na negociação, incentivando-os a dedicar o seu melhor esforço.

cta_benner_juridico_ti_horizontal

A RFP não deve ser vista isoladamente, mas sim como um processo de melhoria contínua e que deve ser aplicada de forma cíclica buscando um refinamento cada vez maior não só dos fornecedores, mas também dos critérios de contratação. Para estabelecer uma estratégia consistente que garanta um processo de seleção de qualidade reduzindo de forma significativa os riscos de insucesso é preciso investir em gestão e tecnologia. Somente uma solução especializada na área jurídica consegue gerenciar essa base de fornecedores e o seu histórico assegurando bons contratos agora e sempre!

Comente