Todos os departamentos de uma corporação são fundamentais, mas o setor de vendas destaca-se por lançar os pedidos que movimentarão a empresa de ponta a ponta, desde a produção até o faturamento no setor financeiro. É um ciclo complexo que envolve vários profissionais e setores, exigindo extrema organização para evitar erros.

Porém, muitas empresas ainda realizam estas múltiplas operações utilizando sistemas diferenciados para registrar cada etapa de atividade. Isto impossibilita uma visão de ponta a ponta do processo de vendas, dificultando a garantia de que o faturamento e entrega do produto estejam de acordo com a venda realizada. Mas como ter uma visão estratégica da empresa?

É simples: tenha um plano de vendas que seja norteador para o planejamento de produção e dos fornecedores com informações registradas em apenas um único sistema que forneça uma visão panorâmica de todo processo.

Apesar da instabilidade econômica que assombra o país nos últimos anos, as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) continuam com grande relevância na economia brasileira. No varejo, por exemplo, elas representam cerca de 96% das quase 1700 empresas de comércio no país, sendo responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil. Em 2016 as PMEs contrataram 60% a mais que as organizações de grande porte. Além de gerarem empregos, essas empresas movimentam uma grande fatia do mercado brasileiro, mais precisamente, 27% do PIB (Produto Interno Bruto).


Esses números no entanto, só conseguem se sustentar com esforço de empresários e seus times - contexto no qual você está inserido, para equilibrar vendas, entrega adequada dos pedidos e gestão financeira apurada! Qualquer deslize pode colocar em xeque ações planejadas, segurança na tomada de decisão e a sua carteira de clientes! Aqui, todo cuidado é pouco e organizar a empresa, com integração, comunicação e controle é fundamental.


Confira abaixo quatro dicas de como integrar o processo de vendas para evitar falhas, diminuir custos, garantir as entregas e, assim, dedicar mais tempo na estratégia do seu negócio.  

#1 Garanta a comunicação com a equipe de vendas


Mapeie processos estabelecendo um padrão de trabalho para toda a equipe. É importante que este fluxo esteja disponível em um único ambiente para acesso de todos os profissionais de vendas. Neste mesmo espaço, é essencial ter um processo de monitoramento
para verificar a performance da organização.

#2 Mantenha o alinhamento entre os pedidos, a produção e entrega



É comum o departamento de vendas lançar o pedido e não se envolver com o retorno do setor de produção e entrega. Para não correr o risco de atrasar ou não entregar o produto, uma
(boca) boa dica é investir em um sistema que faça o alinhamento entre a demanda do setor de vendas e a capacidade da produção e entrega, para saber se a empresa terá condições de atender ao pedido realizado no tempo solicitado.

#3 Garanta sintonia com o financeiro

Esta conversa é essencial para controlar o Contas a Pagar e a Receber e, assim, manter o fluxo conforme a forma de pagamento. Quando você conta com um software de gestão, esta interligação de dados levanta os impostos de forma correta, evita erros no faturamento e pagamentos para manter a saúde econômica do negócio.

#4 Esteja em dia com a logística 

A cadeia de abastecimento deve ser perfeita para a venda ter sucesso de ponta a ponta, desde a previsão de insumo até a entrega para o cliente. O processo torna-se muito mais assertivo quando é realizado por meio de um software que ligue todas as etapas, compartilhando informações para minimizar erros.  

Como ter uma visão estratégica da empresa: sucesso de ponta a ponta


Quando sua empresa tem uma visão ampla do processo de vendas, consegue acompanhá-lo de ponta a ponta, identificando possíveis falhas para promover melhoria contínua e zelar pela satisfação dos clientes. Com o panorama da empresa, é possível identificar gargalos e oportunidades que orientam a tomada de decisão e ações mais  focadas em como ter uma visão estratégica da empresa.


Com a crise que tem estagnado e até causado o fechamento de empresas no Brasil, é preciso contar com soluções que promovam essa visão de toda a empresa, em busca do crescimento mesmo em tempos difíceis. A tecnologia certa, interliga as áreas e otimiza atividades operacionais. Além de aumentar a produtividade, as vendas, gerar mais rentabilidade e manter a empresa em uma crescente financeira.


Com um sistema sob medida para a pequena e média empresa, que gerencia e integra as áreas de sua empresa, você tem mais tempo e dados concretos para se diferenciar dos concorrentes e pensar no crescimento do seu negócio.

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