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Logística

Como ter sucesso no e-commerce com a logística?

19 de Junho de 2018 | por Equipe Benner

O e-commerce cresce a passos largos no Brasil. Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que identificou que esse modelo de negócio saiu de um faturamento de R$ 11,5 bilhões em 2011 para R$ 60 bilhões em 2017, o que representa 12% de crescimento.

E a previsão é que esses números aumentem ainda mais. A expectativa é de um crescimento de 15% no e-commerce nacional com mais de 220 milhões de pedidos. Isso porque, com o crescente uso dos smartphones ficou cada vez mais fácil para o consumidor fazer suas compras online, principalmente quando se trata de adultos jovens. A pesquisa TIC Domicílios 2015 identificou que 43% dos homens entrevistados fizeram uma aquisição online, contra 34% das mulheres. Ela ainda registrou que a faixa etária que mais adquire produtos na web é a das pessoas entre 25 e 59 anos.

Mas, é claro, o sucesso de um e-commerce depende da logística. Tanto que entre os argumentos dos consumidores que não realizam compras online com frequência estão: o longo prazo de entrega dos produtos e a dificuldade de fazer reclamações ou devoluções. O que comprova a importância da logística no e-commerce.

Por isso, é cada vez mais importante que a sua empresa esteja preparada para atender as exigências do consumidor multicanal e entenda a real importância da logística no e-commerce.

Continue a leitura do artigo e entenda como melhorar os processos logísticos na sua companhia!

Qual é a importância da logística no e-commerce?

A logística é a peça-chave em um comércio eletrônico. E é com processos organizados que a sua empresa consegue atender pedidos, fazer a correta distribuição das mercadorias e a entrega dentro do prazo.

O resultado de um e-commerce com logística eficiente é a satisfação dos clientes e o aumento das vendas. Afinal, a divulgação “boca a boca” ainda é muito importante para os negócios. E cliente feliz comenta com seus amigos e parentes sobre as empresas que mais confia para adquirir produtos.

Antes de implementar um comércio eletrônico é importante você considerar algumas particularidades referentes à logística dessa atividade:

  • A loja virtual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • O ambiente precisa oferecer informações completas sobre os produtos, comentários de consumidores, valores da mercadoria, do frete e tempo de entrega;
  • Para a compra ser interessante para o consumidor, o produto precisa apresentar um valor atrativo e com entrega em curto prazo;
  • É necessário investir em estratégias de marketing e ferramentas tecnológicas que permitam o acompanhamento da logística do início ao fim.


O e-commerce e a logística dependem um do outro. Sem um fluxo positivo no estoque fica impossível realizar uma venda de sucesso em uma loja online. Você precisa identificar a saída de mercadorias e o número de itens que precisam ser repostos para continuar a produção.

Sem um controle total sobre o fluxo de caixa, a armazenagem de produtos e o abastecimento da cadeia fica impossível ser eficiente no e-commerce e a logística.

E você vai perceber que para conseguir monitorar todas as etapas da cadeia produtiva e os indicadores do comércio eletrônico, será preciso utilizar uma ferramenta para gestão de estoque e supply chain.

Com ela, você vai evitar prejuízos para a empresa vindos de grandes estoques (que poderiam ficar encalhados), erros em entregas e falhas nos processos como um todo. 

Como melhorar os processos de e-commerce e logística?

Você já deve estar imaginando que controlar toda a cadeia produtiva e ainda entregar as mercadorias em prazos reduzidos parece impossível. Mas não é! Tudo isso vai depender de como você faz a gestão logística e, por isso, você vai precisar de uma solução WMS (Warehouse Management System) robusta.

O software da Benner tem uma plataforma que ajuda você a fazer o gerenciamento de várias plantas ao mesmo tempo, permitindo a padronização dos processos. Ele ainda facilita o monitoramento do gate, pátio, depósito e faturamento.

Ele faz a identificação dos produtos quando eles entram no armazém e depois faz o registro de baixa quando eles são retirados. Consequentemente, você terá informações precisas sobre a quantidade de material disponível para a produção.

Além do mais, o software WMS da Benner ajuda você a ter um controle sobre os dados financeiros da empresa. E, ainda, limita o acesso de usuários para que não ocorram alterações das informações da companhia.

Assim, você consegue ter um nível detalhado das operações e pode fazer a verificação de custos e das receitas de cada operação em tempo real.

Entendeu a importância da logística no e-commerce? Gostou de conhecer as vantagens que a solução WMS da Benner pode oferecer para a sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os detalhes da nossa solução!

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