Se você acompanha as mudanças do mercado, já deve ter percebido que a conectividade entre as pessoas provocou a entrada do omnichannel na logística. O novo consumidor, que utiliza multicanais para se comunicar e relacionar com as empresas, busca cada vez mais agilidade na entrega de mercadorias e resoluções de problemas.

Ser multicanal é dispor de vários meios de atendimento, lojas físicas, call center, chat e e-commerce. E ser omnichannel consiste em unificar esses canais em uma só experiência. O consumidor deseja usar os vários canais de forma que estejam conectados, e que ele seja reconhecido e possa fazer sua operação em qualquer um deles, sem obstáculos.

Esse novo tipo de consumo - que permite que o cliente faça a compra em um canal virtual e busque o produto na loja física - está conquistando cada vez mais a atenção dos clientes. Essa realidade do omnichannel também exige adaptações na logística.

Sua empresa precisa estar preparada para atender as demandas omnichannel da logística. Quais são os grandes desafios nessa nova relação com o cliente? É sobre isso que vamos falar neste post! 

Quais são os desafios do omnichannel na logística?

Logística reversa e os custos

O consumo cada vez maior em canais online exigiu que as empresas se adaptassem às questões relativas à troca e devolução de mercadorias. Na logística, são traçadas ações para produzir e entregar os produtos da forma mais barata e ágil possível. Na logística reversa, as estratégias precisam ser voltadas para o recolhimento desses produtos, também com baixo custo e muita agilidade. E no omnichannel, com compra e devolução podendo ser realizadas em canais distintos, essa tarefa se torna ainda mais difícil.

Você já fez o cálculo de quantos itens retornam após serem entregues ao cliente? Muitas vezes ele não gostou da cor ou simplesmente achou que o produto não era o que imaginava.

Pois é, um dos grandes desafios do omnichannel é garantir uma boa experiência para o cliente, sem comprometer os resultados da empresa. Além do custo com a devolução do pedido, a sua companhia ainda precisa ter muitos canais disponíveis para o consumidor entrar em contato como: WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone. E tudo isso aumenta seu custo de operação.

Monitoramento do estoque e do armazém

O omnichannel também exige que o setor de logística esteja preparado para fazer uma gestão de estoque altamente eficiente. Site da sua empresa mostra que um determinado item está disponível, o cliente faz a compra e não há disponibilidade do produto para entrega, certamente você terá uma situação de estresse para resolver. Pontualmente, parece simples, mas no volume, o problema fica grande!


Além dos prejuízos, fatos assim se tornam muito prejudiciais para a credibilidade da sua marca!

É por isso que você precisa acompanhar em tempo real o estoque da loja e o armazém da fábrica. Se um produto é vendido, imediatamente ele deve sair do registro de itens em estoque.

E tudo isso exige uma equipe preparada para o omnichannel na logística e soluções WMS que que possam fazer a integração entre o armazém e o estoque da loja. Esse é um tipo de investimento que vai contribuir com o sucesso das operações da companhia e a satisfação dos clientes.

Integração dos processos

Estamos falando de informações em tempo real e refletidas em qualquer canal de interação entre cliente e fornecedor. Logo, uma operação omnichannel bem-sucedida precisa ter a integração total e segura de toda a cadeia de suprimentos:

  • Fornecedores;
  • Fábricas;
  • Estoque;
  • Centros de distribuição
  • Frota;
  • Clientes;
  • Pedidos;
  • Faturamento, entre outros.


O mau funcionamento de qualquer etapa vai influenciar todos os outros processos. Por isso, todos os elementos precisam estar engajados e integrados para o mesmo resultado. Colocar o conceito de omnichannel em prática implica na adoção de uma estratégia de centralização da gestão de toda a cadeia. E sua estrutura do negócio precisa ser preparada para isso.

Pode parecer complicado, mas você precisa mudar a cultura organizacional e buscar soluções que contribuam com o omnichannel na logística. Seus clientes esperam isso!

Gerenciamento dos pontos de distribuição

Outra grande preocupação com o omnichannel é o transporte de mercadorias. Afinal, como conciliar a entrega de produtos em diferentes pontos e dentro do prazo?

É por isso que você e toda a equipe precisa estar preparada para lidar com o omnichannel na logística. Muitas vezes, pode ser mais barato enviar a mercadoria direto do armazém para o consumidor. Mas, e quando ele pede para buscar o produto na loja física?

Pois é, você precisa pensar em todos os fatores ligados a esse modelo de operação. Até porque, cumprir o prazo de entrega é fundamental para que o consumidor continue confiando na sua empresa. Então, o que acha de pensar em diferentes estratégias de canais de distribuição? Você pode contratar uma transportadora de confiança e comprometida com os prazos, ou ter veículos disponíveis para fazer o frete.

Também é importante oferecer prazos que possam ser cumpridos e definir diferentes estratégias de entrega: do armazém para a loja, da loja mais próxima para o consumidor ou do armazém para o consumidor.

Ao contar com uma solução própria para apoiar a sua operação de omnichannel será muito mais fácil para você gerenciar todas essas situações da melhor maneira. 

Como ter uma logística que atenda às exigências do omnichannel?

Você já deve ter percebido até aqui que uma operação omnichannel exige muita eficiência do setor de logística. Mas, então, como organizar todas as etapas do processo e atender bem o seu cliente?

É muito importante que você invista em uma solução WMS que possa fazer a integração com outros sistemas da empresa. Assim, você vai poder acompanhar todas as etapas da cadeia: gate, pátio, depósito, faturamento e entrega.

Você ainda vai conseguir rastrear a mercadoria durante todas as etapas de produção, fazer o controle de lotes e monitorar diversos sites ao mesmo tempo.

Ficou interessado em saber mais sobre a eficiência do omnichannel na logística? Confira o post que explica como um software pode facilitar o seu dia a dia!

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