Logística

Como a tecnologia pode ajudar na apuração de custos logísticos?

10 de Novembro de 2016 | por Equipe Benner

Todos os dias chegam pedidos de serviço de transporte de cargas para a sua transportadora e você, gestor logístico, deve avaliar e determinar um orçamento para cada entrega. São vários clientes, cargas distintas e diferentes rotas diferentes rotas que influenciam diretamente nos valores do frete. Se um de seus clientes, do ramo alimentício por exemplo, tem isenção de impostos no estado do Maranhão por um período de dez anos, o cálculo operacional e logístico sofre impacto direto.

São cálculos que podem variar a cada operação, inclusive para o mesmo cliente. Fazer todo esse controle de forma manual, além de improdutivo, tem uma margem de erro bastante grande, não é mesmo?

A preocupação em avaliar todas as características de cada operação de transporte é essencial para definir corretamente os valores cobrados e garantir  margens lucrativas para o negócio. Buscar indicadores logísticos competitivos é um grande desafio para as empresas de transporte e, para ajudar sua empresa nessa empreitada, a tecnologia é a melhor alternativa.

Sua transportadora pode (e deve!) contar com sistemas de gestão logística que dispõem de flexibilidade de parametrização dos dados mais relevantes para sua operação. Soluções especializadas registram e controlam informações sobre as rotas percorridas, características dos clientes, tributos e impostos a serem pagos (ou não!) e seguem a legislação logística vigente.

Esse controle por meio de parâmetros facilita o trabalho do gestor, isso porque os dados são parametrizados uma única vez e estão sempre disponíveis para a realização automática dos cálculos. Com isso, os valores de frete são gerados de forma mais apurada e precisa, o que traz muita assertividade para o custo da operação. Com tecnologia você tem flexibilidade para a precificação dos seus serviços, acuracidade nas apurações e, como consequência, vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Os ganhos dessa customização de parâmetros e aumento do controle nos indicadores logísticos e no desempenho da operação são importantíssimos, propiciando uma “carta na manga” até mesmo para personalizar preços, à fim de ganhar e manter clientes. Isso porque, para alguns clientes, mesmo em rotas diferentes, até mesmo os valores dos impostos podem variar. Logo, cada frete deve ser valorizado, a mais ou a menos, de acordo com a realidade daquela operação. Note que a tecnologia fornece subsídios que ajudam na negociação dos valores com seus clientes!

Aderir à tecnologia em sua transportadora abre caminho para a implementação de práticas de gestão que resultam em melhorias perceptíveis para o lucro do seu negócio, elevando suas operações a padrões de qualidade com máxima precisão em todos os elos da operação logística!

Quer melhorar significativamente seus indicadores logísticos? Fale conosco será uma grande satisfação fornecer à sua transportada uma excelente solução tecnológica!

cta-horizontal-benner-logistica-p3

Comente