• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
Logística

Cloud computing: saiba como ele auxilia as suas operações logísticas

17 de Abril de 2018 | por Equipe Benner

Muitos gestores de logística têm dúvidas sobre a segurança da cloud computing, confiabilidade no sistema e de fato quais são os benefícios para a empresa. Essa dúvida é válida? Entenda como a também chamada computação em nuvem pode trazer vantagens para os eu negócio.

Trabalhar com soluções que operam na nuvem é uma forma de ter sempre acessível aquele sistema que nunca pode sair do ar, conhecidos pela TI como "aplicativos de missão crítica". E, mesmo que você ainda tenha receio, a nuvem pode, sim, tornar arquivos e aplicações mais seguros.

A segurança não deve somente ser trabalhada contra invasores, porque ela também deve considerar as instalações elétricas da empresa e a refrigeração adequada dos equipamentos que, muitas vezes, não são a especialidade da sua empresa. Quando um sistema oferece a operação na nuvem, garante que essas questões não sejam um problema para sua empresa.

Por tudo isso, trabalhar com a nuvem resulta em mais confiabilidade e mais possibilidades de planos de backup e recuperação. Ela ainda dá mais privacidade, já que os servidores em que os sistemas operam são acessíveis apenas ao pessoal autorizado e estão fora de alcance para quem não deve usá-los. 


As vantagens da nuvem superam os medos. Não é à toa que ganha cada vez mais força no Brasil e no mundo. Ela apresenta uma taxa de crescimento acima de 60%, segundo as projeções realizadas pela Global Data.

Some a tudo isso o fato de a solução em nuvem poder ser utilizada em diversos setores das corporações. A logística é um exemplo disso, podendo gerar informações estratégicas em tempo real e com garantia de segurança dos dados registrados.

O que é cloud computing

Com a chegada da computação em nuvem, software e banco de dados mudam suas bases. Servidores, cabos e toda gama de equipamentos necessários até então para disponibilizar as soluções e programas de computador para o usuário final, saem de cena.

Com a nuvem, toda esta operação é delegada a um parceiro, que garante todos os recursos computacionais, como memória, capacidade de processamento e escala backup, entre outros, para suportar a atividade principal da sua empresa.

A grande vantagem é permitir o acesso à informação a partir de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, como celulares, tablets ou o computador. Por não ser necessário utilizar servidores físicos para armazenar informações da empresa, os dispositivos acessam os sistemas na nuvem. E os dados são enviados pela internet e protegidos por sistemas de criptografia, formando nuvens metafóricas de dados.

Um exemplo é a sua associação com a logística pela modalidade de SaaS, na qual sistemas robustos como o WMS são oferecidos e operados diretamente da nuvem. E essa é uma tendência extremamente forte em todos os setores. 

Vantagens para a logística

A nuvem é uma realidade. Que o digam o velho amigo e-mail, as redes sociais e tantos outros recursos digitais que se tornam indispensáveis ao nosso dia a dia. O mesmo acontecerá, a médio prazo, com as empresas.

Aquelas que não se adequarem a essa mudança correrão o risco da estagnação em processos e tecnologias obsoletas. Esta inércia traz um sério risco de perda de mercado para a concorrência.

Então confira as principais vantagens da nuvem na logística, e olhe para o seu negócio!

Redução de custos e aumento da eficiência operacional

As soluções que utilizam cloud computing possibilitam o acesso aos dados da companhia com maior agilidade, ao passo que estão armazenadas em um mesmo ambiente e podem ser visualizadas a qualquer momento. Isso aumenta a eficiência operacional dos times, que obtém informações com maior velocidade e mais acuracidade. Isso também fomenta decisões mais rápidas e assertivas.

A redução de custos está ligada principalmente à menor necessidade de investimentos com infraestrutura em TI. A nuvem dispensa a utilização de data centers físicos para armazenar os dados, por exemplo, profissionais especializados, programas de prevenção de riscos, entre outros.

Claro que as paradas de sistemas de missão crítica, drasticamente reduzidas pelas soluções em nuvem, também tem impacto em economia de recursos financeiros da empresa.

Acompanhamento dos preços

As soluções robustas facilitam o controle de preços em tempo real. Isso porque logo que um ajuste tarifário é realizado e a informação é inserida na plataforma em nuvem, o gestor consegue ter acesso ao dado. A vantagem aqui é fazer o ajuste de preço ao próximo cliente que solicitar uma cotação

Segurança e confiabilidade

Muitas vezes, ela apresenta até mais garantias do que os data centers físicos da companhia. Isso porque as soluções em computação em nuvem costumam apresentar backups automáticos para os usuários.

Assim, sempre haverá uma cópia atualizada das informações da companhia em outro servidor. E o melhor: é muito mais fácil recuperar dados quando essa situação é necessária.

Além do mais, a tecnologia em nuvem oferece muito mais segurança para os dados da empresa. Isso porque os sistemas contam com recursos de criptografia para evitar que pessoas mal intencionadas tenham acesso às informações. Afinal, você não quer que seu concorrente possa roubar dados valiosos da sua corporação, não é mesmo?

Atualização constante do inventário

Outra relação entre a computação em nuvem e logística é a facilidade do controle de inventários. Muitos softwares permitem o gerenciamento do armazém e o acompanhamento preciso do estoque, pois eles fazem o monitoramento desde o momento de entrada do produto no armazém até a saída. Assim, você não corre o risco de deixar de atender um cliente por falta de matéria-prima!

Viu como essa ideia de que cloud computing não é confiável é um grande mito? Ela pode, inclusive, ajudar a alavancar a sua empresa! Aproveite e conheça o case da Coopercarga, que integrou suas áreas, aumentou a acuracidade de seu estoque e a produtividade de seus times com a tecnologia certa.

cta-horizontal-benner-logistica-p3

Comente