Institucional

Com solução de EAD da Benner, Infraero capacita mais de 1.700 empregados

1 de Fevereiro de 2019 | por Equipe Benner

Segundo pesquisa sobre o Panorama do Treinamento no Brasil, realizada em 2017 pela Integração Escola de Negócios, as empresas brasileiras destinaram 0,63% do faturamento anual bruto para o investimento em Treinamento & Desenvolvimento. Esse número cresceu 37% em relação ao ano anterior e totalizou R$1.821.000, com um volume de treinamentos realizados de 21 horas por colaborador.

Para que estes investimentos sejam melhor aproveitados, as empresas se movimentam em busca de menores custos e escalabilidade das ações de treinamento. Esse movimento impulsiona o formato de entrega conhecido como EAD (Ensino à Distância) ou e-learning. Dados da mesma pesquisa mostram que treinamentos no formato presencial caíram 11% enquanto no formato EAD aumentaram 9% no mesmo período.

A simplificação dos processos e economia de tempo trazidos pelo EAD faz com empresas de todos os setores optem por esta forma de entrega de capacitação para todos os tipos de treinamento. Seja em cursos mais técnicos ou comportamentais, a utilização do EAD não encontra barreiras.

EAD e economia de tempo

Para empresas de grande porte e distribuídas geograficamente, o EAD é uma opção essencial quando o assunto é economia de tempo. E a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) sabe disso.

Com o desafio de tornar mais ágil a capacitação de seus empregados, a estatal viu no EAD a solução e abriu em 2014 a licitação para desenvolver cursos mais técnicos e melhor alinhados às normas e regulações específicas do seu setor.

O parceiro vencedor para resolver este desafio foi a Benner, empresa de tecnologia que oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos).

EAD e conteúdo sob medida

A Benner dispõe de uma estrutura sólida, com uma plataforma de Educação a Distância implementada e que atende clientes dos mais diversos portes e segmentos. São mais de 200 mil profissionais capacitados, em 250 cursos desenvolvidos.

O grande desafio no projeto com a Infraero foi elaborar um conteúdo sob medida, técnico e adequado ao contexto, normas e regulações específicas do setor para atender as necessidades da estatal.

Os trabalhos foram iniciados no ano seguinte à abertura da ata, em 2015, e tiveram duração de um ano. Neste tempo foram desenvolvidos 8 cursos, que são utilizados diariamente para capacitar uma rede de mais de 10 mil funcionários em todo o território nacional.

Para desenvolver todo o material produzido pela Benner a Infraero contou com uma equipe de 5 pessoas envolvidas diretamente neste projeto. A Benner atuou com uma equipe de 11 profissionais multidisciplinares.

Maurineia Alves de Oliveira, coordenadora de Educação Corporativa da Infraero, ressalta a qualidade do projeto realizado. E destaca o nível elevado de conhecimento da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto, além da facilidade para adaptar a linguagem. Para Maurineia, esses pontos foram essenciais para o sucesso da implementação dos treinamento EAD da companhia.

“Percebemos que o conhecimento técnico da equipe era bastante elevado. Além de trabalhar rapidamente, os desenvolvedores também apresentaram novas propostas e sugestões, que trouxeram um ganho de conteúdo expressivo nos cursos”, avalia a coordenadora.

Vantagens do EAD para sua empresa

No projeto da Infraero, além do desenvolvimento dos novos cursos, a Benner também atualizou outros conteúdos que a estatal já tinha. A Infraero aderiu ao EAD com força e hoje já aprimorou seus sistemas de EAD. Sabe por que?

Porque as vantagens da utilização deste modelo de ensino são muitas, tais como:

  • Redução de custos: os treinamentos podem ser criados e adaptados facilmente, os gastos com deslocamento são dispensados e é possível criar capacitações atemporais, que fiquem disponíveis por um longo período de tempo.
  • Aumento de produtividade: capacitações online com recursos interativos fazem com que o colaborador entenda melhor os assuntos abordados e reduz a curva de aprendizagem. É possível realizar um treinamento quando e onde os funcionários quiserem, sempre que necessário.
  • Mais engajamento do time: treinamentos feitos com cuidado, que pensam no seu público e são mais constantes, ajudam a motivar seus colaboradores, prevenir a acomodação e gerar perspectivas de crescimento e evolução. Isso impacta diretamente nos resultados da empresa. 

Parceiro e tecnologia certos para o seu EAD

O mercado oferece diversos tipos de tecnologias para o desenvolvimento do EAD. É importante ter ao seu lado um parceiro que tenha um vasto know-how na área.

Entender os anseios da sua empresa, gargalos do processo e qual é o seu público é fundamental para construir um material interativo, agradável, simples de usar e sob medida para gerar valor aplicado no dia a dia.

Entre em contato conosco. Podemos entender melhor suas necessidades e propor um projeto - como fizemos na Infraero - de conteúdo sob medida para sua empresa, para transformar a realidade da sua organização com capacitação de qualidade.

Comente