Operadoras de Saúde

Conheça os benefícios de otimizar a gestão de saúde na sua operadora

1 de Dezembro de 2016 | por Equipe Benner

As temperaturas baixas dos meses de maio e junho anteciparam doenças respiratórias que são comuns durante o inverno. Como consequência, há um aumento nos serviços de saúde, como atendimento clínico e exames complementares. Cenário esse que exige cada vez mais agilidade e disponibilidade das operadoras de plano de saúde no atendimento às demandas dos clientes, como a liberação de procedimentos.

Esse aumento da demanda traz maior movimentação financeira, e você já sabe que, para que o negócio seja sustentável, todos os processos precisam ser controlados com o máximo de precisão, não é mesmo? Também sabe que, para otimizar a gestão de saúde na operadora onde você trabalha, dispor de informações gerenciais é crucial.

Trabalhar na busca dessa unificação é desafiador. No entanto, a TI em saúde para automatização dos processos de fechamento de despesas e receitas, gerenciamento da carteira de clientes, autorização de exames e procedimentos, gestão de glosas, entre outros, traz vantagens competitivas e ajuda a manter a satisfação dos mais de 48,6 milhões beneficiários das operadoras de planos de saúde suplementar no Brasil.

Confira os benefícios obtidos pelas operadoras de plano de saúde quando otimizam a gestão e transformam dados em informações gerenciais!

# Redução de custos e segurança de dados

Controlar liberações de exames, por exemplo, por meio de planilhas Excel ou ainda, por bancos de dados sem qualquer integração com as demais soluções da operadora, demanda tempo e retrabalhos excessivos das equipes administrativas. Como consequência, são necessários inúmeros funcionários em atividades operacionais, além de elevar os riscos e erros na conciliação de valores, controle de carências, vendas, coberturas entre outros. Com o gerenciamento unificado de dados, a operadora aumenta velocidade e segurança dos seus processos.

# Redução de fraudes

Além do aumento da produtividade da equipe nos processos administrativos, o gerenciamento unificado de dados da operadora de saúde resulta em um maior controle sobre as informações que circulam na rotina da operadora, reduzindo a sinistralidade dos planos de assistência médica. Essa integração também permite que sejam identificadas mais facilmente as tentativas de fraude, como terceiros se passando por beneficiários, ou tentativas de reembolso eletivos solicitados como reembolso de procedimentos de emergência.

# Mais produtividade e eficiência

Planilhas e documentos diversos com informações dos clientes, procedimentos, empresas conveniadas entre outras informações importantes - difíceis de encontrar em meio a tantos arquivos. A tecnologia promove a integração com a coleta e reunião de dados em um mesmo ambiente, organizados e dispostos de forma a serem colaborativos entre as áreas da operadora de saúde, como faturamento, contas a pagar e contabilidade. Outro ponto importantíssimo é o atendimento as normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), também facilitado por uma solução tecnológica de gestão de saúde. Os profissionais se tornam mais produtivos, o trabalho com mais qualidade e a operadora muito mais eficiente.

cta_saude_benner

# Suporte para tomada de decisão

Um sistema de informação gerencial vai dar suporte a gestão de saúde ao passo que dispõe de dados para que seu gestor faça um acompanhamento dos processos de gestão de produtos, contratos, comercial e da rede credenciada, proporcionando um panorama amplo com informações concisas da empresa. Tendo a disposição informações gerenciais precisas, o processo de tomada de decisão dos gestores da operadora é mais rápido e assertivo, propiciando gestão estratégica do negócio.

Investir na TI em saúde com o gerenciamento unificado de dados, permite maior foco para atuar na essência do negócio, promove a melhoria no desempenho da organização e reduz custos com atividades operacionais. Estabelecer uma única estrutura para a gestão de saúde na sua operadora pode resultar em vantagem competitiva para seu negócio. Pense nisso!

Comente