Compliance Jurídico

Aumente o ROI do sistema jurídico com gestão eficiente de custos e honorários

20 de Abril de 2016 | por Equipe Benner

Qual o retorno sobre o investimento (ROI)? Esse é o principal questionamento dos executivos diante de  um projeto. A partir do momento que um gestor jurídico percebe que a solução atual utilizada para gestão jurídica na sua organização não é mais suficiente, essa interrogação certamente aparece!


Para que um software jurídico possa oferecer um ROI atraente, existem características imprescindíveis: controle de custos da área, gestão dos honorários advocatícios e provisionamento do contencioso. Entenda:


Gestão de custos da área jurídica

Um sistema jurídico que ofereça mecanismos de controle exato do custo de cada processo, que monitore detalhadamente as despesas administrativas (como: cópias, autenticações, cartório, custas, viagens, recolhimentos, entre outros), vai facilitar o planejamento financeiro e o rateio dos valores entre as áreas da companhia, por exemplo.


Se o software oferecer recursos de workflow, o ganho de escala também é grande. Um sistema orientado por processos, leva mais controle e aumenta a produtividade em todas as atividades da área, pois automatiza as tarefas, reduzindo margem de erros e retrabalho. Com os mesmos profissionais, será possível gerenciar, com mais qualidade e acuracidade, um volume maior de processos e atividades da área jurídica.


Controle dos honorários advocatícios

Software jurídico completo automatiza e integra as atividades dos escritórios credenciados à sua empresa. Dessa forma, é possível controlar as atividades e as demandas de cada terceirizado, e é você quem fornece os valores a serem pagos. Isso porque o sistema efetua os cálculos automaticamente, de acordo com o trabalho realizado. Sua empresa elimina o trabalho de conferência e negociação dos valores, facilita a auditoria dos pagamentos e ainda tem visibilidade total do que está sendo pago e o motivo do pagamento.


Outra vantagem que a gestão dos credenciados com um software adequado traz  é a possibilidade de avaliação constante da performance dos escritórios. Com as informações centralizadas, sua empresa pode estabelecer um ranking de qualidade dos parceiros até elaborar propostas de pagamento de acordo com o desempenho do escritório.


Pelo sistema também é possível estabelecer as tarefas que o escritório parceiro deve cumprir, deixando claro o que precisa ser feito e garantindo melhor acompanhamento. Se as tarefas não forem cumpridas adequadamente, isso pode ser levado em consideração para o pagamento dos honorários.


Com tecnologia de ponta aplicada ao sistema jurídico, os valores mensais e possíveis adiantamentos de despesas são previamente conhecidos tanto pelo departamento jurídico quanto pelo escritório parceiro, o que evita desgaste entre as partes. Ganham os credenciados em termos de planejamento, ganha seu departamento jurídico com segurança quanto aos pagamentos e ganha sua empresa que tem os custos controlados “na ponta do lápis”.


Acuracidade na provisão do contencioso

Uma solução tecnológica especializada aumenta o grau de governança corporativa integrando o jurídico ao ERP (software de gestão) da sua empresa. Essa integração contribui diretamente com a redução de custo operacional além de aumentar a assertividade das previsões de valores do contencioso de massa da companhia.


Com isso, a melhoria no provisionamento financeiro do setor jurídico é imediata. Uma ferramenta totalmente integrada, traz um rígido controle do seu contencioso, contabilizando informações sólidas e permitindo que sejam reavaliadas a cada balanço com maior facilidade.


O fato de contar com soluções integradas e automatizadas, reduz a necessidade de profissionais trabalhando em processos intermitentes, o que, além de diminuir a vulnerabilidade dos trabalhos, permite que o jurídico trabalhe em ações preventivas e estratégicas para a companhia. Atuar de forma estratégica e se antecipar a possíveis problemas jurídicos é um retorno sobre o investimento sensacional, não é mesmo?


A tecnologia atua como uma alavanca para impulsionar resultados no departamento jurídico, fornecendo visibilidade e acuracidade nas atividades envolvidas. Busque o software jurídico certo, para atuar de forma proativa e preventiva, impactando diretamente na redução de custos do departamento e garantir um ótimo retorno em seu investimento..

cta_benner_juridico_ti_horizontal

Comente