Logística

Coleta agendada e cadê o caminhão? como evitar essa situação?

24 de Agosto de 2016 | por Equipe Benner

Operações logísticas são complexas, demandam muito planejamento e acompanhamento para que os resultados planejados sejam alcançados. Do ponto de vista de custos, o transporte pode representar até 60% das despesas logísticas, podendo variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em alguns casos, chega a superar o lucro operacional. Por isso, toda atenção e cuidado é pouco na busca do melhor indicador de desempenho logístico para sua transportadora, não é mesmo?


Uma das etapas que pode parecer simples, mas se pouco organizada e controlada, pode comprometer bastante a operação logística, é o agendamento de coleta.


Por terem data e muitas vezes hora marcada, qualquer descuido ou falha na comunicação compromete todo o processo. O horário da coleta da carga, por exemplo, é um dos fatores que leva às falhas no embarque e entrega das mercadorias. Este é muitas vezes impactado pela falta de comunicação do embarcador com a transportadora, ou pelo prazo inadequado da solicitação, que inviabiliza a operação. Outro fator relvante também são as rotas pré-definidas que não foram agendadas junto às transportadoras.


Independentemente do motivo, os resultados quase sempre são de atrasos nas entregas, insatisfação dos clientes e aumento do custo para a transportadora. Na sua transportadora, algum desses problemas já aconteceu?


A falta de controle e de uma comunicação adequada e constante pode gerar não só possíveis atrasos nas entregas, mas até a perda de clientes. Para que os problemas apresentados acima sejam evitados e seus indicadores logísticos protegidos, sua transportadora deve ter em mãos os dados de todos os pedidos, com informações como data e hora de embarque e de entrega ao cliente final.

Com estas informações sua equipe poderá, além de se antecipar a possíveis imprevistos como o fechamento de uma via, por exemplo, organizar a melhor (e mais rentável!) alocação da frota.

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Para conseguir essa eficiência e otimizar o processo de agendamento de coleta, sua empresa de transporte precisa contar com soluções tecnológicas especializadas no seu negócio. Softwares que auxiliem no planejamento e otimização de coletas e rotas, melhoram a gestão e a prestação de contas, dando visibilidade da cadeia de transporte. Soluções que fazem o gerenciamento total da sua frota e sua operação logística geram maior flexibilidade para fazer mudanças nos planos de entrega e fornecem suporte à tomada de decisão, trazendo impactos muito positivos em seus indicadores de desempenho logístico.


Com tecnologia de ponta aplicada a painéis de gestão você pode, por exemplo, visualizar todas as coletas e entregas programadas para cada dia e em quais horários (caso haja alguma restrição), trazendo mais eficiência para o processo de coleta das cargas e mantendo sua frota sempre em movimento e com a maior disponibilidade possível.

É preciso assegurar que sua mercadoria chegue ao destino final em boas condições, no tempo certo e com custos competitivos. Por isso planejar o agendamento de coleta da carga com uma logística eficiente, acompanhando o status das coletas, monitorando os custos operacionais, com controle total, é essencial para sua gestão logística.

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