Tudo e todos estão conectados. Um estudo realizado pela Mars sobre a internet das coisas (IoT) identificou que a tecnologia é utilizada em 48% das empresas de todo o mundo. Ela está presente em eletroportáteis, máquinas industriais e meios de transporte.

E você sabia que também é possível utilizar a IoT na logística? Ela é um maneira de interligar a internet com questões tradicionais como silos, elevadores, caminhões e máquinas. Você está atento a essas soluções que podem otimizar a operação da sua empresa?

Precisa entender melhor como a internet das coisas e a logística podem se relacionar? Então você precisa ler este post!

O que é IoT

A internet das coisas é a possibilidade de integrar objetos do cotidiano à internet para criar um sistema completo e inteligente para o gerenciamento e acesso às informações. Essa é uma revolução que está acontecendo em todas as áreas: seja no ambiente de trabalho ou familiar.

Quer ver um exemplo de como isso já faz parte da sua vida?

Você provavelmente já tem ou ouviu falar das televisões smart, não é mesmo? Elas são uma maneira bem simples de integrar a internet ao seu ambiente de lazer para que você tenha mais uma facilidade na hora de assistir a um filme ou ouvir música.

Essa realidade também faz parte das corporações em diversos níveis. Desde o controle do acesso de profissionais por sistemas de identificação até a integração de software a smartphones para monitorar as operações de qualquer lugar.

Acredite, daqui para frente a internet das coisas vai dominar o cenário das companhias e vai fazer uma verdadeira integração entre o mundo físico e o virtual. E você precisa estar preparado para isso! Ou então, vai perder muitos clientes.

Como a IoT e a logística se relacionam, então? A internet das coisas pode ajudar você a fazer o controle de frotas e o transporte de mercadorias. Assim, você consegue diminuir os riscos e aumentar a produtividade ao acessar dados como:

  • O peso e temperatura da carga;
  • O nível de combustível;
  • Velocidade do caminhão;
  • Pressão dos pneus, entre outros.

Então, o que acha de conhecer os benefícios da IoT na logística?

Relação da Internet das Coisas e a logística

A IoT ajuda você a ter uma visão completa das operações do início ao fim. Você pode acompanhar as máquinas e a equipe, por exemplo, para perceber se as tarefas são feitas com eficiência.

Eficiência e visibilidade das operações

Um dos objetivos na logística é aumentar a eficiência da companhia para que ela tenha mais resultados certo? Uma solução que utiliza tecnologia robusta e integrada à dispositivos móveis ajuda você a ter uma visão completa de toda a operação. E isso pode promover uma mais eficiência para o seu trabalho. Quer ver como?

Imagine que você está em uma reunião com um fornecedor e consegue acompanhar a produção pelo seu smartphone. Esse era o dia de você iria receber uma entrega de matéria-prima feita por ele e o caminhão não chegou na hora combinada. No mesmo instante, você já consegue perguntar o motivo do atraso e cobrar um desconto para diminuir o prejuízo da sua operação.

Veja outro exemplo sobre esse assunto:

Uma empresa produtora e distribuidora de vinhos utiliza um sistema com IoT. Qual o benefício? Ela consegue identificar a temperatura da terra e a umidade do solo. Você ainda pode acompanhar o processo de fermentação do vinho, nível de açúcar, armazenamento, envasilhamento e distribuição de todo o estoque.

Incrível, não é mesmo? Já pensou ter que monitorar tudo isso manualmente? Seria quase impossível produzir um vinho com tanta qualidade!

Controle do armazém

Como é o controle do seu estoque hoje? Você já atrasou entregas por falta de matéria-prima? Pois é, esse é um problema que afeta muitas companhias que não têm tecnologia de ponta para controlar as operações.

A IoT na logística ajuda você a fazer o rastreamento do inventário e dos veículos da companhia. Assim, você consegue saber exatamente em que local o produto está ou se a mercadoria foi entregue dentro do prazo previsto.

A tecnologia ainda auxilia você a evitar o congestionamento das docas, reduzir o consumo de combustível das máquinas e acompanhar a distribuição das mercadorias porque o processo é automatizado, assim contribui para a redução de custos.

Organização e gestão das frotas

Não existe operação eficiente sem uma gestão correta dos veículos, você concorda? A internet das coisas e a logística têm a função de auxiliar na organização dos documentos da frota e na manutenção preventiva.

Você não precisa se preocupar com a organização desses dados, pois com IoT, o software faz o trabalho demorado por você. Ao manter a sua frota conectada à internet você consegue identificar qualquer falha em um equipamento ou veículo, trabalhar com análises preditivas e identificar mais facilmente possíveis gargalos.

Viu como o seu dia a dia fica mais prático com o uso da IoT na logística?

Você ainda consegue utilizar sensores para controlar o nível de pressão dos pneus, o peso da carga e o nível do combustível antes de enviar o veículo para a sua rota de entrega.

Monitoramento e segurança da equipe

A sua empresa já perdeu alguma mercadoria na estrada? Se isso não aconteceu, sorte a sua! Fato é que esse é um problema comum que prejudica muitas companhias. E a IoT pode contribuir muito com a segurança logística.

As soluções permitem que você faça o acompanhamento de todo o trajeto do motorista e os perigos identificados no momento. Assim, você consegue tomar uma decisão rápida e solicitar que ele faça outro roteiro.

Como isso pode ser feito?

Uma possibilidade é com a instalação de câmeras que ficam conectadas a uma central e o uso de sensores nas mercadorias. Se acontecer alguma tentativa de roubo, o sistema identifica a situação e envia o sinal de alerta para a central. E ela se responsabiliza por chamar a polícia.

Agora imagine se o motorista passa mal durante o trajeto. Como ajudá-lo e evitar que a carga fique abandonada?

Ele pode enviar um alerta por um botão que fica no painel do veículo, ou o próprio sistema pode identificar o problema se o caminhão estiver parado em um local que não estava previsto.

Assim, você já pode enviar uma equipe para prestar socorro ao motorista e substituir a pessoa que fará o transporte da carga, se isso for necessário. Além do mais, essa tecnologia ajuda você a fazer o controle de horas do motorista e evitar mais encargos trabalhistas.

Você percebeu como a internet das coisas e a logística podem caminhar lado a lado? Ficou interessado nesse assunto?
Veja como um software pode te ajudar a fazer o controle de indicadores das operações!

cta-horizontal-benner-logistica-p3