• Vendas +55 (11) 2109.8500
  • Solicite contato
  • Suporte
    ERP Corporativo (47) 3321-1330
    Logística TMS (47) 3321-1301
    Logística WMS (47) 3321-1311
    Turismo (47) 3321-1332
    Jurídico (47) 3321-1326
    RH (47) 3321-1340
    Saúde (44) 2101-0800
  • Área do cliente
  • Área do colaborador
ERP

A importância do suporte nas empresas de software para pequenas e médias

26 de Julho de 2018 | por Equipe Benner

A implantação de um software de ERP é uma aquisição atrelada a muita pesquisa e expectativa. Muitas vezes os empresários buscam conhecer a empresa que será fornecedora do sistema e todas os segmentos que o ERP atende. Mas, tão importante quanto checar o histórico do fornecedor, é conhecer o suporte técnico disponível após o fechamento da compra do software.

A importância de se ter um bom suporte em empresas de ERP vai muito além de ensinar os primeiros passos do sistema. O suporte é o “staff” do empresário e de toda a sua equipe, por meio de uma excelente assessoria, sua empresa vai otimizar o uso do ERP. No caso de pequenas e médias empresas, esse fator é ainda mais relevante, considerando que nem sempre se conta com profissionais de TI (Tecnologia da Informação) para ajudar. Entenda melhor:

A importância do suporte nas empresas de software

Na época da escola, quando a professora olhava para os alunos com expressões confusas, ela falava em alto e bom tom: “perguntem, a dúvida de um pode ser a dúvida de todos!”.

Esta situação se encaixa ao time de suporte. Esta equipe vivencia todos os dias dúvidas corriqueiras que aos olhos do empresário pode ser difícil de resolver, mas uma simples ligação ou um bate-papo no chat pode economizar horas quebrando a cabeça.

O time de suporte, ou seja a equipe por trás do software, é a comunicação direta entre o seu fornecedor de ERP e as questões do dia a dia da empresa. É por meio desta comunicação direta que se ganha tempo e diversos benefícios para otimizar o uso da solução contratada.

Benefícios do suporte que traz segurança para a pequena e média empresa

A importância do suporte nas empresas de software está atrelada aos benefícios que ele traz aos seus clientes. Além da segurança de ser atendido e obter o respaldo necessário para condução dos trabalhos, espera-se também:

  • Ganho de tempo: trocar de ERP ou adquirir este sistema de gestão implica em mudanças na rotina de todos os colaboradores da empresa. Se esta nova forma de trabalhar conseguir ser implantada de forma rápida e fácil de ser entendia, todos da empresa ganham;
  • Obtenção de respostas: poucas coisas são tão desgastantes quanto não receber respostas para as solicitações, que muitas vezes impedem a continuidade das atividades. Contratar um fornecedor de ERP que entende isso e dispõe de uma boa equipe de suporte, é trabalhar com a certeza de que as solicitações serão respondidas e terão prazo para acontecer;
  • Utilização no dia a dia: Adquirir um software de gestão é um investimento que requer utilização para ser bem aproveitado e mostrar resultados. A equipe de suporte tem a missão de ajudar a sua empresa a obter o máximo da ferramenta para o dia a dia da empresa. E a utilização do sistema depende do quanto ele foi compreendido e assimilado pelo seu time;
  • Garantia do sistema: contratar um software que possui uma equipe de suporte é sentir que o sistema tem qualidade e estará constantemente atualizado. Com um bom time de suporte, qualquer dificuldade no uso da solução pode ser compartilhada, e o retorno do fornecedor vem rapidamente, para continuidade das atividades.


A importância do suporte nas empresas de software: sobre o suporte interno

Pedro adquiriu um novo sistema de gestão para sua indústria. Como ele passou a controlar todo o seu estoque de manufatura, assim como suas vendas, entregas e recebíveis por meio do software, ele sente a necessidade de ter um suporte bem presente. Para que ele se sinta seguro em estar usufruindo ao máximo da solução, e da melhor forma, ele espera contar com um suporte afinado com seu tempo e negócio.

A dúvida do Pedro aqui é sobre qual formato de suporte é mais vantajoso para sua empresa.

Ele pode optar por ter um ou mais profissionais de TI na sua empresa. Nesse caso, ele terá alguém à sua disposição, no entanto, terá custos com a mão de obra, que muitas vezes pode não bem aproveitada, por falta de demanda. Além de que, o profissional de suporte terá que conhecer processos de negócio, legislação e o software em si para poder ajudar.

Outra opção é contratar suporte terceirizado que ofereça esse serviço de suporte. Neste caso, quando precisar de ajuda, o time de Pedro terá que contactar essa equipe externa, que dará o devido andamento aos assuntos. Vale salientar aqui que esses profissionais também deverão conhecer processos de negócio, legislação e a solução contratada por Pedro.

Contar com o suporte especializado do próprio fornecedor do software é outro caminho. Aqui, a relação é com um único fornecedor, que entende de negócio, está atualizado nas leis e o melhor, conhece a tecnologia e a solução contratadas por Pedro. Nesta opção, as preocupações com falta de conhecimento, domínio da solução ou autonomia ficam de lado, já que o suporte é prestado por quem fornece a solução.

É importante avaliar o perfil do seu negócio e dos seus colaboradores, e entender junto ao fornecedor o melhor modelo para sua empresa.

Cada empresa tem particularidades que podem exigir níveis diferentes de suporte, mas a importância de se ter um bom suporte nas empresas de ERP é mesma em todos os casos. O pequeno e médio empresário que optar por um fornecedor que oferece esse serviço, também pode escolher um suporte mais completo ou básico, de acordo com a necessidade da organização.

O importante é ter suas dúvidas, solicitações e sugestões respondidas. Estar bem amparado pela equipe de suporte é fundamental para obter uma ótima utilização de todos os recursos do seu sistema de gestão.

Para saber mais sobre um software de gestão, totalmente na nuvem, sob medida para pequenas e médias empresas, com suporte especializado, fale conosco!

Nova call to action

Comente