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Viagens Corporativas

A importância de transformar e adaptar uma agência de viagens

21 de Junho de 2018 | por Equipe Benner

As constantes mudanças no turismo estão obrigando os empresários a se adaptarem a novas leis e regras e a buscarem alternativas. Hoje, as mudanças são muito rápidas e para permanecer no mercado é imprescindível acompanhá-las. Com o fim das comissões pagas às agências pelas companhias aéreas, por exemplo, as agências passaram a cobrar taxas extras pela venda de seus produtos.

Na verdade, existem muitas oportunidades no mercado, mas é preciso atenção para aproveitá-las. Ou seja, a proposta é a de que os novos desafios sejam vistos como alternativa para revigorar os negócios. Os gestores devem buscar a transformação das agências, por meio de estratégias que aprimorem o atendimento, além de estarem atualizados em relação ao novo cliente antenado. É a chamada geração de turistas 3.0.

É preciso atender bem

Já que o presente é digital, especialistas defendem que empresas tradicionais mergulhem na tecnologia para atender aos anseios dos clientes digitais. Ou seja, não dá para pensar no futuro do turismo sem internet, redes sociais e agências online.

O mercado de turismo tem crescido muito, pois há muita demanda por esse serviço. O Brasil é um destino turístico de muito interesse para o brasileiro e para turistas estrangeiros. As agências de turismo captam clientes com promoções, pacotes fechados com hotéis e empreendedores focados nesse negócio, que oferecem todo o conforto ao turista que pretende viajar para determinado destino.

Mas é desejável também buscar capacitação com frequência, participar de eventos e treinamentos presenciais e online e procurar expandir sempre. O potencial de transformação das agências é muito grande. Mas a importância do agente de viagens hoje é fundamental, pois é justamente sua expertise que faz a diferença no planejamento e na organização da viagem.

É ele que pode influenciar na decisão do cliente, direcionando-o para os melhores destinos, bem como hotéis, de acordo com o perfil do viajante. Isso pode representar um diferencial em relação às milhares de ferramentas na internet, disponíveis para que o consumidor compre diretamente, mas nem sempre da forma mais segura. Portanto, os agentes devem ter sempre em mente a necessidade de agregar valor aos serviços.

As agências devem focar no tipo de serviço que desejam oferecer, diversificando as opções aos seus clientes. É necessário que os pacotes sejam atrativos e as opções sejam variadas, assim atrairá cada vez mais clientes. As agências de viagens oferecem um conforto a mais para o turista. É muito mais prático e seguro viajar por meio de uma agência de turismo do que sair por conta própria.

Para começar a transformação 

 

Aqui vão 5 dicas de como melhorar a rentabilidade da sua agência de viagem:

1- Melhorar a gestão

Conte com profissionais capacitados na sua equipe, capazes de pensar o negócio como um todo, mapear processos e oferecer soluções inteligentes para as dificuldades diárias da agência. Especialize-se em negócios, saiba gerir uma empresa e seus colaboradores. Faça os cortes e mudanças que sejam necessárias.

2- Buscar novos fornecedores

Para competir com os preços dos sites que comercializam viagens pela internet, é preciso buscar parceiros que ofereçam condições especiais, bons preços a seus clientes. Eles podem ajudar a aumentar a competitividade do seu negócio.

3- Redução de custos

É possível cortar gastos com conta de telefone e impressão de folhetos de promoção usando a tecnologia. Por meio de aplicativos, como o WhatsApp, é possível trocar mensagens com seus clientes e até fazer ligações telefônicas sem custo para a agência. Fazer promoções de pacotes de viagens é simples, usando as redes sociais, sites e malas diretas. Oferecer canais de atendimento online ao seu cliente pode ser uma ótima alternativa também.

4- Encontre seu nicho

Se a concorrência está acirrada, por que não buscar um nicho específico de mercado e oferecer serviços diferenciados? Seja focado em empresas, congressos, feiras e eventos estude o mercado e contate bons fornecedores.

A mesma coisa vale para trabalhar com grupos de turismo específicos, que hoje estão em alta. Tenha as melhores sugestões, monte roteiros exclusivos, ofereça atendimento personalizado. Lembre-se de que não há melhor propaganda do que a do boca a boca, então destaque-se.

5 - Invista no pós-vendas

Se você prestou um bom atendimento a seu cliente, oferecendo uma excelente viagem a ele, mantenha contato. Basta apenas uns minutinhos, já que o contato pode ser feito por e-mail, telefone ou mesmo mensagem de texto. Muitas agências ainda não perceberam a oportunidade de se fazer presente na vida do consumidor, mas isso pode ser fator decisivo para ele voltar a ser seu cliente. Conhecer o perfil do cliente e a frequência com que ele viaja é muito importante. É um relacionamento que pode render bons negócios.


A questão é que, para se manter no mercado, as agências de viagens devem se adaptar e revisar suas estratégias de negócios. Além de buscar alternativas de gestão, novas tecnologias e parceiros. Num momento em que a economia demonstra já uma certa recuperação, os perfis dos clientes mudam e exigem uma nova abordagem. As mudanças no turismo vieram para ficar.

A transformação das agências é uma realidade e a aposta para o futuro promete mais ainda! Mantenha-se antenado com as novidades que o mercado oferece para seu negócio.

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