Compliance Jurídico

5 critérios de TI fundamentais em um software de gestão jurídica

6 de Novembro de 2015 | por Equipe Benner

Contar com uma solução tecnológica para tornar a área jurídica mais eficiente é fundamental. E encontrar no mercado o software jurídico que melhor entende o segmento e se adapta a realidade da sua empresa também. O post O que preciso saber antes de contratar um software de gestão jurídica? apresenta elementos gerenciais que você precisa considerar quando estiver fazendo essa busca. Além desses aspectos, existem requisitos de tecnologia e voltados à infraestrutura que, certamente, sua área de TI (Tecnologia da Informação) tratará como cruciais ao ponderar sua escolha. Então, é bom que você entenda melhor do que se trata.

Conheça os principais requisitos operacionais a serem avaliados no momento da escolha do sistema de gestão para a área jurídica da sua empresa, e saiba o que sua área de TI estará buscando também:


#1 Capacitação e documentação

A documentação dos sistemas propicia a absorção de conhecimento sobre suas regras de negócio e traz facilidade no uso da solução. Procure a documentação funcional que é voltada ao usuário final - ou seja, seu time! Ela garantirá que sua empresa utilize a solução escolhida com mais propriedade e capacite novos integrantes com independência. Garante também a documentação técnica, que permitirá que sua área de TI entenda melhor a estrutura ou arquitetura do sistema e tenha mais autonomia e segurança para avaliar impactos de novas atualizações, por exemplo.


#2 Integração com outras ferramentas


Integração é palavra de ordem quanto se fala em ganho de produtividade na gestão organizacional. O fornecedor da solução precisa garantir que ela "converse" com o  ERP (sistema de gestão) da sua empresa, por exemplo. Assim, quando sua equipe lançar os custos de um processo no sistema, o departamento financeiro também recebe essa informação e pode tratá-la em seu fluxo de caixa. Para saber se a solução avaliada tem uma arquitetura moderna que garanta essa integração, confirme se o fornecedor aplica técnicas e melhores práticas, como as indicadas pelo  CMM/CMMI e MPS.BR. Seu time de TI terá condição de verificar isso com você.

#3 Segurança da informação

No âmbito da Segurança da Informação, existem princípios aos quais você deve estar muito atento. Eles visam garantir a segurança e a integridade das informações contidas no software, assim como rastrear possíveis falhas durante sua operação. Confidencialidade (proteção da informação), disponibilidade (prevenção contra interrupções na operação), legalidade (garantia de conformidade com preceitos legais) e auditabilidade (configuração de sistema e base de dados que permite o rastreamento das atividades) são indispensáveis.


#4 Liberação de novas versões e plano de contingência

Depois que a solução for implantada em sua empresa, é provável que, mais cedo ou mais tarde, atualizações de versão sejam necessárias. Você precisa saber como acontece a liberação de novas versões do software e quais os custos envolvidos. Também é muito importante conhecer as alternativas para o processo de homologação e quais estratégias de retorno para a versão antiga, caso aconteça algum problema inesperado. Mesmo que todo o trabalho seja realizado com responsabilidade, imprevistos acontecem e você precisa contar com um plano de contingência para garantir a disponibilidade do sistema.


#5 SLA e gerenciamento de problemas e incidentes

Acordos de nível de serviço, também conhecidos por SLA (Service Level Agreement), têm sido uma prática muito comum na contratação de fornecedores de tecnologia. Esses acordos podem, por exemplo, determinar o tempo de resposta para os chamados de sua empresa e penalizações caso o fornecedor não cumpra o prazo estipulado. Entenda como seu potencial fornecedor trabalha esse conceito, como faz a gestão desses acordos e atendimento aos chamados, principalmente na gestão de problemas e incidentes, que podem vir até a comprometer a utilização de alguma função do sistema.


Conhecendo esses requisitos você estará apto a conduzir a escolha do software jurídico ideal, para usufruir da produtividade e acuracidade de um excelente sistema de gestão.

cta_benner_juridico_ti_horizontal

 

Comente