Compliance Jurídico

4 integrações indispensáveis em um software jurídico

28 de Janeiro de 2016 | por Equipe Benner

Certamente o gestor jurídico da sua empresa e todo o time que trabalha com ele batalham dia a dia para atingir os melhores resultados para a companhia. São exigências quanto ao desempenho em êxitos judiciais e quanto ao tempo médio para a finalização das ações, controle sobre o crescimento do volume de ações, entre outros indicadores de performance sobre os quais a área é cobrada.

Para que esse trabalho seja produtivo e eficiente, um software robusto, amigável, que automatize os processos, seja assertivo na provisão de valores e integre o jurídico com as outras áreas da empresa é fundamental. Vale a pena conferir pontos específicos do software jurídico que quando integrados com outros sistemas de gestão, fazem toda a diferença para a qualidade e exatidão dos trabalhos desse time.

Integração de Pagamentos

Muitos valores estão envolvidos na gestão jurídica e precisam ser repassados a quem é de direito. Podem ser depósitos judiciais, demais custas envolvidas nos processos ou valores a pagar aos escritórios credenciados: todos devem ser pagos em dia e com precisão. Por isso a integração do software jurídico com o Contas a Pagar, através de um workflow de pagamento gerenciado é tão importante! Enviar um e-mail com a lista dos valores a pagar, ou entregar uma planilha com esses dados, vai contra qualquer intensão da área jurídica em ser produtiva e assertiva em suas atividades. Além do mais, esse procedimento torna a rotina do Contas a Pagar muito mais difícil. Com a integração, os valores gerados e controlados pelo departamento jurídico, são repassados automaticamente para o ERP da sua empresa e podem ser acessados pela outra equipe de forma muito mais prática.

Integração Contábil

Para facilitar a gestão das provisões, a integração é indispensável entre o software jurídico da sua empresa e a Contabilidade, para controle total dos valores envolvidos nos processos e nos trabalhos com os escritórios credenciados. Dessa forma, são refletidos automaticamente nas provisões da empresa, assim como sua variação durante o andamento do processo, gerando uma maior previsibilidade dos custos envolvidos, sejam de pagamentos ou recebimentos. Os custos com os escritórios de advocacia terceirizados com os quais sua empresa trabalha também são contabilizados, trazendo acuracidade aos valores provisionados na empresa.

Integração com Recursos Humanos

Ao montar as pastas dos processos trabalhistas, uma série de informações são requeridas sobre o autor (normalmente um antigo colaborador) como dados cadastrais e históricos de pagamentos efetuados, horas extras, controle de ponto, entre outros. Essas informações são cruciais para a argumentação e defesa da companhia. Grandes empresas podem enfrentar um números expressivo de causas trabalhistas, e essa integração vem para garantir que o departamento jurídico tenha o devido acesso aos dados para otimizar seu trabalho de cadastro e informação.

Integração da agenda dos advogados e escritórios

Outra integração interessante, de acordo com as regras de governança corporativa de cada empresa, é manter os compromissos decorrentes da área jurídica e do andamento dos processos (tais como audiências, pagamentos e validade de contratos), atualizados na agenda do time jurídico. À medida que os compromissos sejam registrados no software jurídico, eles podem refletir automaticamente em softwares como o Outlook, por exemplo. Também podem ser gerenciados compromissos por grupos de advogados e escritórios terceirizados.

Além dessas importantíssimas integrações, e apesar de não ser classificado em sua essência como integração, o workflow também é uma forma importante de integrar todos envolvidos nas atividades jurídicas. Por meio de fluxos organizados para distribuição de processos (como adiantamento e reembolso, depósitos, pagamentos e aprovação de valores dos processos, e alçadas, por exemplo), o departamento jurídico, além de áreas como o Financeiro e a alta direção da empresa são integrados em prol de controle e compliance com a governança corporativa da empresa.

A importância das integrações do software jurídico é inquestionável! Você, como profissional de TI, entende isso muito bem e precisa ser parceiro da área de negócio para potencializar os resultados da empresa. Verifique se a solução que sua empresa usa no Jurídico oferece esses diferenciais, e se não oferecer, chegou a hora de avaliar um novo fornecedor.

Melhor o desempenho do departamento jurídico da sau empresa. Baixe ebook grátis e saiba mais.

Comente