Logística Ferramentas

3 ferramentas para acompanhar indicadores de gestão de frotas

29 de Julho de 2020 | por Equipe Benner

Qualquer empresa que tenha veículos e lide com movimentações de cargas precisa utilizar indicadores de gestão de frotas para garantir o melhor desempenho em suas operações. 

Aliás, são esses indicadores que demonstram os resultados obtidos pelas atividades de determinada frota. Além disso, eles apontam os melhores caminhos para garantir mais produtividade e corrigir eventuais erros ou inconformidades.

Nesse sentido, para que seu uso realmente traga resultados efetivos, é papel dos gestores conhecer as principais peculiaridades sobre o conceito, bem como os seus meios de operacionalização.

A seguir, entenda melhor o que são os indicadores de gestão de frotas, quais as principais métricas que devem ser monitoradas e as melhores ferramentas para o seu acompanhamento!

 

O que são indicadores de gestão de frotas?

Os indicadores de gestão de frotas são métricas indispensáveis para que os gestores tenham uma visão ampla e pleno entendimento sobre o desempenho dos veículos sob sua responsabilidade.

Em termos gerais, eles também podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators), que representam os indicadores-chave sobre a performance de determinada ação ou processo.

Por meio dos indicadores de gestão de frotas, é possível analisar os resultados de determinados veículos com muito mais clareza, a fim de garantir os padrões ideais de lucratividade e eficiência.

Assim, com o correto monitoramento desses indicativos, é possível obter uma série de benefícios, como:

  • Tomada mais assertiva de decisões;
  • Capacidade de prever eventuais problemas;
  • Melhor comunicação entre times de profissionais, com os KPIs servindo como bases para metas e soluções;
  • Acompanhamento integral sobre os padrões de desempenho da frota;
  • Melhor direcionamento sobre ações necessárias, como novas contratações, investimentos em treinamentos, compras de materiais, entre outras semelhantes.

Portanto, muitos são os objetivos que podem ser atingidos por meio dos indicadores de gestão de frotas, bem como os problemas que podem ser resolvidos através deles.

A própria escolha desses KPIs deve ser orientada de acordo com as demandas gerenciais que o negócio pretende sanar. No próximo item, saiba mais sobre como eles podem ser elencados.

 

Quais KPIs merecem mais atenção entre os gestores?

A fim de conseguir identificar precisamente onde as melhorias podem ser feitas e garantir que o desempenho da frota esteja atendendo às pretensões do negócio, é preciso saber quais indicadores de gestão de frota devem ser acompanhados.

Como mencionamos anteriormente, a seleção desses KPIs precisa ser realizada com base nas necessidades da empresa e nos processos que se deseja monitorar os indicadores logísticos de transporte.

Dessa forma, por mais que cada organização deva trabalhar com o seu próprio conjunto de indicadores, existem alguns que são indispensáveis para as frotas. Os principais deles são:

  • Combustível, onde o consumo é analisado para diferenciar os gastos entre diferentes rotas, motoristas e veículos;
  • Manutenção, em que as ocorrências mais frequentes são identificadas. Assim como suas possíveis causas, a fim de determinar a influência das manutenções nos indicadores de logística e evitar novos problemas;
  • Produtividade, em que fatores como quantidade de carga, capacidade dos veículos e quantidade de viagens realizadas servem como base para garantir que o desempenho da frota seja aproveitado ao máximo;
  • Multas, em que a quantidade, o valor médio e o tipo das multas são levantados para reduzir gastos e garantir mais segurança aos motoristas;
  • Sinistralidade, qual o número de acidentes ocorridos, suas regiões mais comuns e características são analisadas para criar ações que evitem novas ocorrências;
  • Retorno sobre investimento (ROI), como o investimento realizado na frota é medido em relação ao dinheiro que foi ganho ou perdido através dela.

Agora que você já conhece alguns dos indicadores de gestão de frotas mais relevantes, veja como elencar as melhores ferramentas para monitorar o seu desempenho!

 

Como escolher as melhores ferramentas para acompanhar esses indicadores?

Com os principais indicadores de gestão de frotas em mente, por fim, basta aplicar as ferramentas certas para monitorá-los e detectar os seus padrões.

Entre os meios que as empresas podem adotar para monitorar esses KPIs, destacam-se recursos como:

 

1.   Telemetria

A telemetria é um recurso que proporciona um monitoramento completo do veículo, bem como do comportamento de seu motorista ao volante.

Entre os dados fornecidos remotamente por esse tipo de tecnologia, está:

  • Localização do caminhão;
  • Onde foram suas paradas;
  • Distância percorrida;
  • Temperatura do sistema mecânico;
  • Consumo médio de combustível;
  • Velocidade média e instantânea, entre outros.

Além de tornar o transporte mais seguro com o monitoramento em tempo real, a telemetria ainda proporciona redução de combustível e do desgaste dos componentes do veículo, padronização da direção e aumento dos lucros com o transporte.

 

2.   Painéis de Gestão a Vista

Mais que obter e avaliar dados sobre o desempenho da frota, é preciso que todos os profissionais responsáveis pelo seu gerenciamento tenham posse dessas informações e estejam alinhados sobre seus objetivos.

Um painel de gestão a vista serve justamente para divulgar os indicadores de gestão de frotas em um quadro onde todos os interessados tenham acesso. Dessa forma, proporciona uma melhor visão gerencial dos indicadores logísticos.  

Com esse recurso, diferentes times profissionais têm acesso aos mesmos dados, garantindo maior antecipação a eventuais erros, um maior alinhamento das informações internas, bem como transparência entre os envolvidos.

 

3.   Dashboards de Gestão

Os dashboards de gestão são as ferramentas que, de fato, compilam as informações obtidas e as transformam em indicadores de gestão de frotas. Basicamente, são softwares de logística e transporte que auxiliam no controle dos KPIs.

Eles geram gráficos e elementos visuais que facilitam a visualização dos dados relacionados aos objetivos e metas pretendidos pela empresa, tornando sua compreensão mais fácil. Além disso, as informações podem ser gerenciadas de acordo com as necessidades do negócio.

Referência absoluta no mercado de softwares de gestão, a Benner oferece sistemas para quem deseja obter os melhores resultados através dos indicadores de gestão de frotas.

Nossas ferramentas proporcionam um workflow completo e customizado, para que você tome decisões com mais confiabilidade e acompanhe todos os pontos relevantes para o desempenho de sua frota.

Ao aderir ao nosso dashboard de logística, você não só acompanha os KPIs indispensáveis para a sua tomada de decisões, como também garante ferramentas para otimizar as cargas, sua roteirização, tracking, gestão de frete, de pátio e de armazém, entre inúmeras outras funções para otimizar a cadeia de suprimentos!

Ficou interessado em nossas soluções? Quer ainda mais recursos para potencializar o uso de seus indicadores de gestão de frotas? Então acesse o nosso site e saiba mais sobre nossas Ferramentas de Gestão Logística.

Comente