Trabalhar na área de Recursos Humanos não é uma tarefa fácil! Além de todas as atividades relacionadas à administração da folha de pagamento, selecionar, desenvolver e reter as pessoas demanda atenção e foco dos responsáveis. Agora Imagine um cenário em que o setor de RH administra todos os colaboradores da empresa, em seus diversos subsistemas, com uma solução tecnológica que não atende plenamente às necessidades da companhia. Situação delicada, não?!

Dave Ulrich comenta que as empresas bem-sucedidas serão aquelas capazes de transformar estratégia em ação rapidamente, de gerenciar de maneira inteligente e eficiente, de maximizar o compromisso e a colaboração do funcionário e de criar condições para uma mudança consistente. Qual a área de uma empresa mais indicada para engajar os colaboradores e mantê-los motivados e em busca de crescimento constante? Isso mesmo, o RH!

O excesso de falhas e o retrabalho em tarefas operacionais causados por uma solução ou software de RH inadequado, proporcionam baixo desempenho do time, permitindo muitas vezes que o setor seja desacreditado pela gestão da companhia, mantendo a equipe distante de tomadas de decisões importantes. Quanto mais afastada das decisões da companhia, mais longe de ser estratégico está o setor.

Analisando as diferenças entre RH operacional e RH estratégico é possível compreender a necessidade que o setor tem de tornar-se mais robusto, de se atualizar e de continuar em constante inovação. Tom Peters, escritor, afirma que quase 100% das inovações são inspiradas não por análises de mercado, mas por pessoas insatisfeitas com o estado atual das coisas. Nesse sentido, as mudanças necessárias para tornar a área de recursos humanos mais estratégica devem partir dos profissionais responsáveis pelo setor!

Para administrar pessoas, consideradas o bem mais precioso de uma empresa, a área de RH deve possuir informações que irão subsidiar as diretrizes da companhia rumo ao crescimento. O setor deve atuar hoje pensando no amanhã, planejando ações que auxiliam o processo de desenvolvimento constante, seja das pessoas ou da empresa. Para poder se dedicar a essas projeções, a área precisa de suporte operacional, proporcionado por um software de RH condizente com as necessidades da empresa.


Confira algumas vantagens de um RH estratégico na companhia:

  • Visão sistêmica sobre o negócio: proporciona atuação em busca de crescimento, gerindo questões multi gerenciais. O remanejamento de profissionais, por exemplo, de acordo com as competências do colaborador e uma área específica para melhor aproveitamento do profissional.
  •  Seleção alinhada à cultura organizacional: saber das ambições e diretrizes da empresa facilita no momento de escolher um novo colaborador. Você consegue imaginar admitir em uma empresa de desmatamento um novo colaborador que seja ativista em causas ambientais?
  • Conhecimento do perfil dos colaboradores: contribui para ações de melhoria condizentes com o perfil dos colaboradores, focadas em retenção dos talentos. Uma empresa com maior número de profissionais jovens, por exemplo, terá mais ações de entretenimento durante o expediente.
  •  Gestão de desempenho alinhada com as diretrizes: com as competências desejadas e descritas pela companhia, os colaboradores poderão ser avaliados com foco no desempenho esperado pela empresa. Comunicação, por exemplo, pode ser uma competência padrão para os colaboradores e apresenta uma baixa pontuação.
  • Desenvolvimento dos profissionais: gerir o desempenho dos colaboradores para desenvolver as competências que não atendem o esperado. Considerando um déficit em comunicação, proporcionar treinamentos sobre comunicação eficaz ou oratória poderá aumentar a pontuação.
  •  Gestão de informações para tomadas de decisão: fácil acesso à informações e relatórios personalizados auxiliam em tomadas de decisão. Em momentos de crise, reduzir o quadro pode ser uma opção. Manter informações sobre desempenho se torna um fator decisivo.

Administrar os processos operacionais sem falhas, trabalhando com alto índice de assertividade nos processos, proporcionará ao setor todas as possibilidades citadas acima. Investir em um software de RH aderente às necessidades da companhia auxilia no processo de mudança e inovação da área de recursos humanos. O escritor Peter Senge acredita que o crescimento não deve ser forçado, mas os fatores que o limitam precisam ser eliminados.

Gestor de RH elimine as adversidades de seu dia a dia, busque uma solução tecnológica para tornar o RH de sua empresa mais estratégico e estar ainda mais atuante em processos importantes para a companhia!

rh_benner_cta