Que os avanços da Logística são importantes para a rotina das pessoas e organizações não há dúvida! Sobre a relevância da Tecnologia da Informação na Logística também não há contestação, não é mesmo? Afinal automatizar operações, viabilizar maior rapidez aos processos facilitam e muito o dia a dia. Confira como a logística se desenvolveu e tornou-se fundamental para os negócios e para todas as atividades humanas nos dias atuais.


A Logística em tempos de guerra


Hoje, o conceito de Logística é muito conhecido e amplamente adotado no ambiente organizacional. Porém, a Logística vem sendo utilizada há milhares de anos, por militares em tempos de guerra. Confrontos muito longos e em localidades distantes exigiam inúmeros deslocamentos, seja de pessoas ou recursos. Além do deslocamento para a guerra ou um confronto, que exige a criação de uma rota adequada, os acampamentos precisavam estar abastecidos de alimentos, munições e água. Além de movimentar os suprimentos, eles precisavam ser administrados para atender as necessidades dos soldados até o final da batalha.


Por ser utilizada por militares durante anos, a Logística passou a ser associada à outras atividades somente após a Segunda Guerra Mundial. Devido ao avanço tecnológico desenvolvido nesta época e a necessidade de suprir os países destruídos pela Guerra, a Logística passou a ser utilizada por organizações diversas.Novamente os avanços tecnológicos proporcionam e auxiliam o desenvolvimento da Logística enquanto atividade crucial nos negócios!


A Logística nos negócios


A Tecnologia da Informação na Logística é utilizada não somente para administrar as atividades operacionais da área mas todo Supply Chain Management ou, em português, Gestão da Cadeia de Suprimentos. Gerenciar toda a cadeia de suprimentos exige muito cuidado e uma série de informações são necessárias para o bom andamento e administração das rotinas.


O Conselho de Profissionais da Gestão da Cadeia de Suprimentos (Council of Supply Chain Management Professional - CSCMP) descreve a gestão da cadeia de suprimentos como o planejamento e administração das atividades internas e externas associadas à Logística, considerando todos os parceiros envolvidos na rotina.


Uma estratégia em rede


Administrar e manter os envolvidos munidos de informações exige algumas estratégias e um método assertivo é utilizar a Tecnologia da Informação no Supply Chain Management.


Imagine que um consumidor faz uma compra pela internet. Nesse processo, é possível pensar em, pelo menos três envolvidos: o consumidor final, o embarcador e o transportador. Todos têm interesse em acessar informações sobre o andamento do transporte do produto comprado. O cliente final certamente quer saber o andamento de sua entrega; o embarcador quer medir a qualidade e a agilidade de sua prestadora de serviço de transporte; a transportadora, quer atender seus clientes (embarcador e cliente final) para manter um elevado nível de satisfação. Esse exemplo auxilia a ilustrar um pouco melhor a importância da Tecnologia da Informação no Supply Chain Management descrita acima.

cta-horizontal-benner-logistica-p3


A TI à serviço da Logística


Por meio de um sistema tecnológico, é possível manter os três envolvidos no processo de transporte informados, além de gerenciar todas as rotinas que envolvem o transporte da carga e norteiam decisões importantes.


Em muitas empresas de transporte, mesmo quando utilizam um ERP, ou sistema de gestão integrada, continuam com inúmeras dificuldades para analisar dados e acessar informações gerenciais consideradas confiáveis. Isso porque, na grande maioria das vezes, o sistema utilizado não apresenta configurações para a automatização de dados e as informações precisam ser lançadas manualmente, ocasionando grande possibilidades de erros e retrabalho.


Para auxiliar um decisor a administrar e nortear as diretrizes da empresa, a Tecnologia da Informação na Logística utiliza uma ferramenta que certamente você já ouviu falar: o BI (Business Intelligence), traduzindo para o português: inteligência de negócio. A ferramenta integra recursos para monitorar o desempenho dos negócios e dos indicadores de gestão. Situações delicadas podem ser observadas antecipadamente, permitindo a arquitetura de soluções para possíveis falhas de estratégia. Por meio dessa ferramenta, a tomada de decisão é feita com mais segurança, proporcionando o bom andamento dos negócios.


Desse modo, utilizar a Tecnologia da Informação no Supply Chain Management pode parecer simples, porém exige a escolha de um software adequado às reais necessidades de sua transportadora. Uma solução sólida em seus benefícios para você, administrador.


A solução de BI da Benner, por exemplo, apresenta alguns benefícios como:


  • Redução de tempo e custos na preparação e distribuição de informações;
  • Integração, centralização e padronização das informações;
  • Apoio efetivo ao planejamento e tomadas de decisões estratégicas;
  • Rapidez e simplicidade para divulgação de informações;
  • Autonomia para os usuários;
  • Gestão por indicadores;
  • Produção de relatórios e informações gerenciais;
  • Gestão preventiva e confiabilidade das informações.

Para o bom andamento das operações logísticas de sua empresa, é importante considerar a utilização de um sistema de Business Intelligence devido à sua influência na administração do Supply Chain Management e a garantia do bom andamento das operações e da cadeia Logística de sua empresa.


Apoiar decisões em sistemas informatizados confiáveis é um diferencial para que sua empresa de transportes se desenvolva ainda mais e mantenha um crescente o sucesso.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a influência e importância da Tecnologia da Informação no Supply Chain Management, conheça as soluções oferecidas pela Benner e aumente ainda mais a performance de sua transportadora.