Quando uma empresa de logística opta por utilizar soluções tecnológicas para automatizar suas rotinas, muitas vezes acredita que a solução será milagrosa para fugir de atividades mais operacionais e reduzir o índice de erros cometidos por mãos humanas. Porém, em muitas situações, não é exatamente isso que acontece!

Buscar um software de logística e transporte para atender as necessidades de sua transportadora exige muita dedicação. Soluções que não se adequam às reais necessidades da empresa podem dificultar ainda mais a rotina diária ao invés de apresentar os resultados esperados. Sistemas inadequados demandam conferências e muitas vezes retrabalho para responsável por determinada atividade, comprometendo indicadores de produtividade da logística ou ainda, prejuízos financeiros.

Por esses motivos é importante estar atento às explicações sobre características da solução além de entender quais as intenções do vendedor: vender uma solução compatível com sua real necessidade ou, simplesmente, bater as metas estabelecidas.

Optar por uma solução inadequada, em algumas situações extremas, pode gerar prejuízo por vezes irreversíveis como aconteceu com a joalheria Shane. Em 2006, a joalheria com faturamento de 200 milhões de dólares, optou por um ERP (Enterprise Resource Planning) com custo de 36 milhões que, foi ‘abandonado’ três anos depois. Segundo a consultoria Panorama, normalmente as empresas investem até 9% de seu faturamento anual em ERPs e, nesse caso, o investimento foi duas vezes mais alto. Resultado: a joalheria declarou falência em 2009, em decorrência do alto custo da implementação do software.

Situações como a da joalheria Shane, podem ser prevenidas por meio de conhecimento do mercado de software (buscar uma empresa comprometida com seus clientes) e entendimento das reais necessidades que um software de logística e transporte precisa oferecer para sua empresa.

Optar por soluções atuais, com flexibilidade para parametrizações ou customizações para atender a transportadora, podem ser um diferencial para que suas rotinas sejam amplamente atendidas. Utilizar um sistema adequado às rotinas traz incontáveis vantagens para melhoria de processos e nos indicadores de produtividade e logística, como aconteceu com a Rede Âncora, uma das maiores distribuidores do país. Em 2014, a Rede finalizou o projeto de implantação da gestão de ERP da Benner para interligar seus 16 centros de distribuição, em um sistema 100% automatizado.

“No primeiro trimestre, crescemos 12% em relação ao ano passado. Podemos atribuir esse resultado à melhoria em nossa gestão. Hoje garantimos, por exemplo, que os compradores receberão as mercadorias no preço que adquiriram, pois temos ferramentas que asseguram isso. Também não precisamos mais aguardar o final do mês para saber se as metas foram atingidas ou para acessar os resultados gerais. Isso facilita, sem dúvida alguma, a gestão do negócio e padroniza processos que vão desde a compra dos produtos, recebimento, vendas associadas ao portal e a supervisão das mercadorias e entrega”
Ogeny Pedro Maia Neto, Presidente da Rede Âncora Brasil

Confira algumas vantagens que um software de logística e transporte proporciona para sua empresa:


- Redução de falhas operacionais: atividades anteriormente realizadas manualmente, passam a ser processadas de forma automática via sistema, reduzindo a incidência de falhas. Os impostos são apurados de acordo com informações já parametrizações no sistema para atender a legislação. Por já estarem cadastrados no sistema, são apurados sem falhas.

- Suporte assertivo para tomada de decisão: devido sua capacidade de integrar dados e gerar relatórios com facilidade, um software de gestão atua como uma base de dados confiável para que decisões importantes sejam tomadas. Conferir diariamente o fluxo de caixa da transportadora auxilia no processo de tomada de decisões sobre investimentos, por exemplo.

- Aumento de produtividade: com a automatização de tarefas operacionais, os profissionais responsáveis pelas atividades consegue acumular mais tarefas, sem que sejam sobrecarregados. Além disso, realizar automaticamente tarefas demoradas, faz com que os profissionais tenham mais tempo livre para dedicar-se à atuação estratégica. Propondo melhorias de processos ou novos indicadores de produtividade e logística.

- Adequação à legislação vigente: sistemas informatizados são parametrizados para atender as particularidades de cada empresa parceira. Uma transportadora com filiais em diferentes estados, por exemplo, precisa que o sistema seja amplo e configurável para atender a apuração de impostos para o transporte de carga em cada estado.

- Otimização no fluxo de informações: a padronização de informações proporcionada por um software de logística e transporte permite que diferentes filiais de uma mesma transportadora tenham os mesmos dados simultaneamente. Não há mais telefonemas sem fim para o repasse de dados, as informações não são perdidas e todos ‘falam a mesma língua’.

- Maior gestão dos custos de transporte: com informações estruturados, a gestão de custos ganha com cotações de valor de frete mais apuradas. Em especial se sua transportadora atua nos diferentes estados do país, que têm tributações diferentes. Além disso, você também controla com eficiência os custos da frota, porque pode monitorar o consumo de combustível, pneus, desgaste dos veículos e manutenções. Essa gestão detalhada dos custos com o transporte, dá uma visão em tempo real, o que permite uma precificação mais justa. Com isso, também e ajuda a proteger a margem de contribuição dos serviços.

- Vantagem competitiva: contar com tecnologia e a solução certa será um diferencial competitivo para sua empresa, ao passo que otimiza os processos, fornece informações estratégicas e ajuda na tomada de decisão. Ora, ao reduzir as falhas, atender a legislação, otimizar seus processos e gerir melhor seus custos, certamente você poderá atender mais e melhor seus clientes, com melhores resultados na operação.

Essas são algumas das vantagens que um sistema informatizado atual e compatível com a realidade da empresa proporciona. A utilização de sistemas informatizados adequados e em constante inovação também proporciona melhor desempenho e ganhos de longo prazo para a empresa.

Está procurando um sistema para automatizar suas rotinas operacionais? Conheça a solução de logística oferecida pela Benner!

cta-horizontal-benner-logistica-p3