O número elevado de desempregados no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas segundo o último estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as empresas estão enxugando o quadro de funcionários e buscando otimizar a estrutura. Esse cenário mostra também a necessidade de uma gestão eficiente de pessoas por parte do departamento de Recursos Humanos (RH).

Sabemos que o absenteísmo é um fator que impacta (e muito!) na produtividade das empresas, seja por falta de motivação, questões de saúde ou outros motivos. O RH é responsável por acompanhar a assiduidade dos colaboradores. Este setor assumiu uma posição estratégica e hoje precisa se adaptar para atender às inúmeras demandas que possui.

Apostar em tecnologias mais modernas para realizar o registro do ponto dos funcionários é um grande diferencial. Além disso, o investimento em software na área de RH é um dos grandes trunfos para aumentar a produtividade, evitar erros, reduzir custos com a folha de pagamento e garantir a segurança jurídica.

Consequências da falta de automação

Uma das consequências para as empresas que não investem na automação de atividades na gestão de pessoas é a contratação e o desligamento de funcionários. A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que simplifica e profissionaliza a gestão de pessoas.

Com um sistema de RH é possível perceber como reduzir o absenteísmo no trabalho, por meio de indicadores importantes como:

  •  Despesas com rescisões contratuais,
  • Absenteísmo geral,
  • Afastamentos por problemas médicos,
  • Acidentes de trabalho,
  • Investimento em treinamento e qualificação,
  • Escolaridade dos profissionais,
  • Avaliação de desempenho, distribuição por cargo,
  • Setor e faixa salarial.

Contratar colaboradores, efetuar pagamentos e administrar as obrigações legais não é o suficiente para reduzir o absenteísmo, reter talentos, manter a motivação e o engajamento elevados, desenvolver profissionais e ainda formar equipes fortes e competentes.

Para tal, os indicadores de RH são essenciais para confirmar a importância de investir em gestão de pessoas, comprovando a otimização de processos, a redução de despesas e consequentemente o aumento da produtividade. Assim, o uso de indicadores de desempenho é importante para mostrar que práticas estão sendo efetivas, o que deve ser repensado, as falhas no planejamento, níveis de satisfação e comprometimento da equipe.

Percebe-se, assim, que a área de RH não pode ficar de fora dos avanços tecnológicos. Atualmente, existem inúmeras soluções no mercado que podem auxiliar no aumento da eficiência e da produtividade. O que o sistema de RH faz é oferecer um meio para aquisição, registro, análise e distribuição de informações operacionais, táticas e estratégicas do setor. Um bom sistema  de gestão de RH deve ser flexível, seguro e eficiente, voltado ao ganho de produtividade e à inovação.

Como reduzir o absenteísmo no trabalho com o sistema de RH?

O sistema Benner, Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo oferecer aos gestores uma solução com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento, visando  a criação de equipes de alto desempenho e processos eficientes. Trata-se de um sistema de RH flexível, seguro e eficiente, voltado para os profissionais de RH que precisam de produtividade e inovação na gestão de pessoas.

Com uma arquitetura flexível e altamente configurável para adequar, gerenciar e monitorar a produtividade da força de trabalho, o sistema Benner vai ajudar a área de RH a se tornar uma parceira das áreas de negócio da empresa. Mas como isso acontece? Isso ocorre por meio da integração de dados de setores responsáveis pela administração de processos como ponto, atestados médicos e benefícios. Com todos os dados integrados, o setor de RH executará o processo de fechamento da folha de pagamento e poderá iniciar o estudo e análise dos valores da folha de pagamento, assim como a atualização ágil das alterações da legislação trabalhista, previdenciária e fiscal. Descubra 5 motivos para investir em um software de RH.

No software de RH da Benner a integração desses módulos permite que a empresa tenha um maior controle dos descontos na folha de pagamento por faltas dos funcionários, quer tenham ou não apresentado justificativa. Além disso, tendo um maior controle do absenteísmo na empresa, os gestores poderão tentar um contato mais próximo do funcionário para entender o que está motivando essa situação.

O software da Benner ajuda a empresa no controle e gestão do absenteísmo, aumentando a produtividade e cuidado com a saúde do colaborador. Softwares na nuvem, que centralizam a gestão do seu RH como o da Benner, permitem que a empresa tenha mais agilidade e disponibilidade de acessar os dados, facilmente atualizados. Além disso existe uma redução significativa nos gastos, já que a empresa não precisa fazer investimentos em infraestrutura de TI. Com a aquisição de soluções em nuvem, o RH passa a ter mais autonomia, ganha mais eficiência para atender a estratégia de gestão de pessoas e potencializar os resultados.

A importância dos indicadores

Somente através do acompanhamento de indicadores é possível observar tendências positivas ou negativas, definindo ações para eliminar riscos e assegurar uma gestão de pessoas mais efetiva na empresa. As empresas já entenderam isso e estão cada vez mais valorizando os colaboradores e procurando as melhores práticas para tornar essa realidade possível.

A gestão de pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Sistemas de RH como o da Benner, otimizam o tempo da equipe e simplificam o domínio e a execução de rotinas burocráticas como: o controle de folha de pagamento, a quitação de encargos trabalhistas, a gestão do banco de horas e os procedimentos de admissão ou demissão. Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal. 

“A tecnologia não garante a felicidade humana, mas aumenta as possibilidades de escolha do homem”,
Luiz Oscar Ribeiro.

Aumente as suas possibilidades. Venha conhecer a Benner e perceba as melhorias na gestão de pessoas.

rh_benner_cta