A área de recursos humanos é um setor fundamental de uma companhia, pois administra, desenvolve e trabalha com o recurso mais precioso da organização: as pessoas! Com a crescente mudança e modernização na administração das empresas, a área de RH também está se reinventando.


Sobre atualizações organizacionais, Michael Porter, professor e autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, explica que “a empresa deve melhorar sempre sua eficácia operacional e empenhar-se de forma ativa para deslocar a fronteira da produtividade”. Atualizar ferramentas de trabalho, melhorar processos e trabalhar novas formas de gestão são essenciais para proporcionar a eficácia operacional citada por Porter.


Todas essas mudanças exigem que a área de recursos humanos busque atualizações para deixar de ser vista somente como um RH operacional, responsável apenas pelos processos. Mais do que isso, o mercado corporativo hoje demanda que a área atue como um RH estratégico para a companhia.


Afinal, quais as diferenças entre um e outro?

#RH Operacional

Anteriormente chamado de Departamento Pessoal, é o formato mais tradicional de recursos humanos. Normalmente exerce funções burocráticas e é envolvido com procedimentos padrões. Nesse formato, o setor de RH é responsável pelas rotinas de folha de pagamento, além de atuar também com recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Você pode estar se questionando: mas essas atividades não são consideradas estratégicas para a companhia? A resposta é não, quando seu foco é somente operacionalizar os processos, ou seja, realizar as tarefas sem avaliar resultados e impactos para a organização. Atualmente, muitas empresas, talvez a grande maioria, atua operacionalmente. Porém, com a grande exigência e concorrência no mercado, surge a possibilidade de terceirização das rotinas operacionais. Além disso, a tecnologia de informação deve ser usada em prol de melhorias, sendo um software de RH aliado para automatizar as atividades operacionais.

#RH estratégico

Atende às necessidades da companhia e atua com o desenvolvimento da organização. É preciso que o setor de RH trabalhe em busca de resultados, focado em indicadores, que conheça os objetivos da empresa e que agregue valor à companhia e aos colaboradores. Portanto, é necessário que o RH se consolide no desenvolvimento de estratégias. Para um RH estratégico, é preciso profissionais que possuam visão de mercado e dos negócios da organização, para transitar entre as diversas áreas e apoiar gestores, diretores e colaboradores, tendo visão holística sobre os sistemas e processos executados. A gestão de RH estratégico é norteada por informações precisas, faz diagnósticos organizacionais, propõe ações de melhorias e avalia os resultados das ações propostas para conhecer a real efetividade delas. O RH estratégico utiliza soluções tecnológicas mais atuais e possui informações importantes e consistentes. Dessa maneira, é consultado para decisões importantes na companhia, atuando como suporte e parceiro em negociações relevantes para a empresa.

# Gestor de RH, atue estrategicamente!

Chiavenato, renomado escritor da administração e recursos humanos, em seu livro Como transformar RH (de um centro de despesas) em um centro de lucro cita que todos os colaboradores da organização são parceiros para a condução dos negócios. Aplicam suas habilidades e conhecimentos e utilizam as informações disponíveis para opções mais adequadas em busca dos resultados esperados. Nesse sentido, o papel do Rh é, não somente administrar processos, mas administrar pessoas e possibilitar vantagem competitiva para companhia.

Com os orçamentos cada vez mais enxutos, as empresas precisam fazer mais com menos e encontrar maneiras de atender demandas cada vez menos operacionais. Optar por uma solução tecnológica irá auxiliar nesse processo, pois utilizar um sistema amplo e aderente à companhia, que processe e automatize informações e seja base para decisões deixará os profissionais do setor mais disponíveis para dedicar-se à outras tarefas, como avaliar diferentes práticas para reter os talentos.

Confira abaixo algumas melhorias promovidas pela utilização de um software de RH:

tabela_rh.pngAtualizar as práticas de gestão de pessoas é uma constante. A mudança de RH operacional para RH estratégico será um diferencial para sua empresa continuar gerando concorrência no mercado.

Mas afinal, qual a vantagem de ser estratégico? Esse é assunto para o próximo post sobre Recursos humanos. Fique ligado em nosso blog!

rh_benner_cta