Você sabia que empresas que utilizam sistemas de gestão apresentam crescimento e produtividade maior que suas concorrentes que ainda não utilizam soluções integradas?

Uma pesquisa realizada pelo IDG Research Services demonstra crescimento 35% mais rápido e produtividade 10% maior em empresas que optam por utilizar sistemas de gestão automatizados. Com certeza esses números o fizeram pensar que muitos de seus potenciais clientes já utilizam ou têm intenção de utilizar sistemas de gestão automatizados.

Acompanhando este blog, você já percebeu que a falta de integração entre os sistemas utilizados em sua empresa gera retrabalho, falhas operacionais e proporciona a perda de informações importantes. Pensando nas rotinas internas de sua empresa certamente você já buscou medidas paliativas ou mesmo definitivas, para minimizar situações pouco agradáveis como essas e manter bons indicadores de produtividade e logística, certo?

Transferindo essa situação às transações comerciais, você já imaginou que a impossibilidade de integrar o sistema de logística de transporte de sua empresa ao sistema de gestão de um cliente potencial pode interferir no fechamento de um excelente negócio para sua transportadora?

Com a utilização cada vez mais frequente de ERP (Enterprise Resource Planning), os administradores de empresas do setor precisam estar ainda mais atentos às possibilidades de mercado para integração de informações entre a transportadora e seus clientes, mantendo o bom desempenho e excelentes indicadores logísticos de transporte.

Além disso, para uma boa gestão que favoreça o desenvolvimento de uma empresa é importante que pessoas-chave tenham acesso à informações confiáveis e consistentes, possibilitando o acompanhamento de indicadores de desempenho para mensurar a performance e projetar os resultados futuros.

# Informações em tempo real

Ao realizar uma compra pela internet, enquanto aguarda pela entrega, você faz algumas consultas no site responsável pelo produto, para saber onde se encontra o seu produto. Agora imagine por um instante que não houvesse um site para você consultar a localização de sua compra e que para saber de seu produto você precisasse encaminhar um e-mail e aguardar a resposta do site, que trabalha com 48 horas de prazo para dar retornos como esses. Situação bem desagradável, não é mesmo?!

Assim como você fica ansioso em saber a localização de seu produto, a empresa que lhe confere a responsabilidade de armazenar e transportar suas mercadorias também quer estar por dentro de todo o processo do transporte.

Imagine que seu cliente é um site de compras pela internet e ele recebeu um grande pedido de televisores e precisa confirmar imediatamente se há essa quantidade em estoque. Sem a integração dos sistemas ele precisará entrar em contato via email, solicitar a quantidade e aguardar o retorno da transportadora. Se a resposta chegar com atraso ao cliente, essa morosidade pode significar até a perda de um grande negócio. Ou então a informação precisará ser buscada no WMS(Warehouse Management System) da transportadora e ser transcrita no email de resposta ao cliente, o que dá margens ao repasse de informações incorretas.

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# EDI como alternativa para integração de dados

Nesse sentido, a procura por informações em tempo real é cada vez mais frequente e a possibilidade de integração entre o sistema de logística de transporte utilizado em sua transportadora e o ERP de seu cliente poderá ser o diferencial para uma parceria de sucesso. Uma ótima alternativa para integração de informações em tempo real entre a transportadora e seu cliente é o EDI (Electronic Data Interchange).

Em português EDI significa intercâmbio eletrônico de dados e é a transmissão padronizada e automática de dados entre diferentes sistemas, independente do fornecedor de software de cada empresa. Com a utilização do EDI a conferência de dados por parte do cliente torna-se ágil, automatizada e mantém o cliente ainda mais satisfeito.

Informações que anteriormente seriam solicitadas via email poderão ser conferidas por meio de uma solução segura e em tempo real. Com o intercâmbio eletrônico de dados seu cliente pode acessar rapidamente a quantidade de materiais estocados em seu armazém ou então solicitar a separação de uma determinada mercadoria, por exemplo.

Confira algumas vantagens adquiridas com a integração de seu sistema de logística de transporte ao sistema de gestão utilizado por seus clientes:

- Ganho em produtividade: com sistemas integrados informações importantes serão recebidas mais rapidamente e documentos fiscais não precisarão ser digitados manualmente devido ao recebimento eletrônico de dados dos clientes.

- Redução de falhas operacionais: devido ao recebimento eletrônico de informações atividades operacionais não serão realizadas manualmente, reduzindo a possibilidade de falhas.

- Acuracidade das informações: com o intercâmbio eletrônico de dados a transferência de informações torna-se mais exata. Há pouca interferência humana e as informações não precisam ser lançadas manualmente.

- Melhor relacionamento com cliente: disponibilizar ao cliente informações sobre o andamento de suas mercadorias com certeza o deixará satisfeito e fiel à sua transportadora para entregas futuras.

Essas são algumas das vantagens proporcionadas pela integração entre o sistema de logística de transporte de sua empresa e o sistema de gestão de seu cliente. Agilizar rotinas, tornar a troca de informações mais segura e aumentar a produtividade de seu time com certeza farão diferença em seus indicadores logísticos de transporte.

Integrar o sistema de logística de transporte utilizado por sua transportadora ao sistema de gestão de seu cliente irá mantê-lo munido de informações e favorecer o olhar estratégico sobre os negócios, auxiliando no bom andamento da empresa e seus indicadores de desempenho.

Está procurando uma solução com possibilidade de integração? Antes de tomar sua decisão conheça as soluções da Benner para o setor de logística.