Procurar um software de logística e transporte pode parecer menos complicado do que realmente é. Ao pesquisar uma solução tecnológica para melhorar processos e automatizar as atividades de uma transportadora, vários fornecedores aparecerão com suas diferentes ferramentas. Aparentemente, todos irão apresentar suas soluções e demonstrar quão rápida e milagrosamente elas irão facilitar seu dia a dia. Além de automatizar processos, optar por uma nova solução também tem como objetivo melhorar os indicadores de produtividade e logística.

Escolher entre os possíveis fornecedores de um software de logística e transporte é uma tarefa que exige atenção e zelo. Optar por uma solução que não seja adequada às rotinas de sua empresa, ao invés de resolver milagrosamente seus problemas, poderá aumentá-los consideravelmente. Você consegue imaginar uma empresa com filiais espalhadas por todo o país optar por um sistema parametrizado com a legislação apenas de um estado? Complicado não?

Para tomar a melhor decisão é preciso estar alerta à algumas características da solução e também do fornecedor. Fique atento às dicas abaixo. Elas poderão auxiliar em sua tomada de decisão:

  •  Monitoramento de frota: programar as manutenções preventivas, explorar ao máximo a performance dos veículos e prever os custos e os investimentos em manutenções são funções importantes que um software de logística e transporte precisa ter para administrar grandes frotas de veículos.
  • Gestão de seguros: para a gestão efetiva, o sistema precisa atender aos requisitos da seguradora e da gerenciadora de riscos. Controlando, assim, as apólices de seguros e os planos de gerenciamento de risco, minimizando riscos durante o transporte.
  •  Gestão internacional: para transportadoras que atuam no Mercosul é preciso buscar uma solução tecnológica compatível com essa necessidade. O software deve estar parametrizado para atender as particularidades de legislação de cada país e calcular valores de frete em diferentes moedas.
  • Interface entre informações logísticas para administração: controlar e acompanhar as movimentações logísticas de uma transportadora são essenciais para alimentar a base de indicadores de produtividade e logística. Para um controle efetivo, as informações precisam ser facilmente integradas e confiáveis.
  •  Acompanhamento de contêineres: empresas que trabalham com contêineres e importação/exportação precisam de uma solução específica, que acompanhe toda a movimentação do terminal. Além disso, a solução precisa gerar informações baseadas nas exigências da Receita Federal.
  • Informações em tempo real: para manter todos os envolvidos no processo de transporte informados, o software de logística e transporte ideal precisa de um módulo rápido e acessível para todos. Um portal web, por exemplo poderá ser consultado e informar o andamento de uma entrega ao cliente final.
  •  Atendimento à legislação: para transportar pelo Brasil inteiro, uma empresa precisa estar preparada para as diferentes cobranças de impostos em cada estado. Ao escolher uma solução, certifique-se que suporta diferentes informações e como são as atualizações de impostos no sistema.
  • Confiabilidade de mercado: antes de optar por um fornecedor, conheça seus clientes e segmentos para ter certeza que a solução atenderá todas as suas demandas. Busque empresas mais estabilizadas no mercado, com parceiros mais satisfeitos e de longa data!


cta-horizontal-benner-logistica-p3Alto custo
: você consegue mensurar quanto custa manter na folha de pagamento de profissionais dedicados à desenvolver e realizar manutenções em soluções internas? Além da remuneração de analistas e desenvolvedores de sistemas, existem também os encargos, os benefícios, maquinários e atualizações profissionais constantes.Em determinadas situações, algumas empresas optam por desenvolver soluções internas para apoiar nas rotinas diárias. Inicialmente, essa decisão pode parecer acertada para a empresa, pela possível agilidade e troca de conhecimentos internos. Porém, alguns pontos importantes precisam ser avaliados antes de optar pelo desenvolvimento de sistemas internos. Confira alguns pontos abaixo:

  •  Não cumprimento de requisitos: para que todos os requisitos do software de logística e transporte sejam atendidos, profissionais especializados na área de negócio precisam estar inseridos no desenvolvimento da solução. Por não ter o desenvolvimento de sistemas como a atividade fim da empresa, a equipe responsável pelo projeto não terá o conhecimento necessário para desenvolver a solução em sua totalidade.
  • Dificuldades para atualização do software: com uma equipe pouco especializada, além dos altos custos envolvidos em atualizações, a solução interna pode tornar-se obsoleta, além de não atender novas necessidades da transportadora.
  •  Falta de suporte: novamente: a falta de profissionais com qualificação dificulta o suporte aos usuários. Dúvidas consideradas simples podem não ser sanadas devido à essa necessidade em, em algumas situações, a operação pode ser prejudicada.

Esses são alguns aspectos importantes a serem avaliados antes de optar por um software de logística e transporte. Antes de escolher uma solução tecnológica é preciso avaliar essas e outras tantas possibilidades, conhecer as características e optar pelo que melhor se aplica à realidade e irá apresentar os resultados esperados à sua transportadora e alavancar seus indicadores de produtividade logística.