A decisão de contratar um software especializado para a gestão do departamento jurídico está mais do que certa. E já não era sem tempo. Afinal, a automação é melhor forma para reduzir custos, otimizar a equipe, melhorar a performance e integrar processos. Mas e agora, como escolher o melhor fornecedor para as necessidades da minha empresa?

Confira os quatro requisitos essenciais a serem considerados para sua escolha ser acertada:

#1 Integração de processos

O software jurídico deve fazer o controle dos clientes, dos processos e da parte financeira, de forma integrada. A partir do cadastro das partes, esses dados se integram aos dados processuais e financeiros. É importante que a solução tenha acesso online, para que você consiga acessar as informações de qualquer lugar usando seu dispositivo móvel. Com uma solução especialista você consegue gerenciar os escritórios credenciados automaticamente por alertas, checar lançamentos automáticos, pagamentos eletrônicos e a conta corrente. A ferramenta deve permitir também a automatização de todo o processo de pagamentos via web com os escritórios por meio de aprovações e alçadas eletrônicas, com mais segurança, rapidez e menor custo.

 #2 Controle de prazos e tarefas

Um sistema com uma estrutura baseada em workflow permite a automatização e o monitoramento das tarefas, evitando perdas de compromissos, validades, prazos e renovações por esquecimento ou erro. Esse é um dado crucial na gestão jurídica, pois perder prazos pode implicar em perder o processo ou mesmo ter que encarar uma ação de responsabilidade civil. Por meio desta ferramenta, cada atividade é dividida em várias tarefas específicas, direcionadas para diferentes pessoas. Todos são notificados de que há uma tarefa nova a ser cumprida e em qual prazo. Assim que cumprida, o gestor também é notificado. As atividades e respectivos prazos podem ser filtrados, permitindo visualizar categorias de compromissos, garantindo uma completa gestão e controle dos processos. Então, se a validade para o término de um contrato está acabando o sistema alerta sobre a data, informa com quem está a última versão e quais são os próximos passos a serem dados. Dessa forma, nenhum detalhe é esquecido, ampliando a eficiência da equipe e o controle dos gestores sobre cada procedimento.

cta_benner_juridico_ti_horizontal

 #3 Gestão financeira

O software jurídico deve fazer a integração com os sistemas de gestão, como Financeiro, Contabilidade e ao RH (Recursos Humanos) permitindo o controle de pagamentos e despesas jurídicas. Com isso, é possível automatizar as provisões, fechamentos e exportações com cálculos automáticos tendo em mãos dados valiosos por área, como passivos trabalhistas, por exemplo. O sistema também deve permitir fazer projeções, com controle exato do custo de cada processo, apurando os resultados por meio de relatórios gráficos. Com isso, as despesas administrativas também são monitoradas no detalhe, como de cópias, autenticações, viagens, entre outros.

 #4 Gestão de garantias jurídicas

O software jurídico deve facilitar também o trabalho do departamento e dos escritórios de advocacia parceiros, conciliando as informações envolvidas na gestão de garantias jurídicas. A tecnologia permite acompanhar o andamento das ações como garantias depositadas para cada ação, juros, valor de condenação, saldo para resgate, entre outras. Já há soluções especialistas em gestão do departamento jurídico que conseguem interpretar as informações de cada tribunal e notificar os escritórios sobre processos com maior chance de conclusão e de decisões que diminuem a possibilidade de prejuízos financeiros mais altos.


Como foi visto, o software jurídico ideal deve controlar todo o processo da área de forma eletrônica, desde a captura, gestão de pedidos, provisões, alertas e controle de despesas e que permita integração às demais aplicações da companhia, como o ERP (software de gestão) da companhia.

E para ter o software jurídico ideal, você deve contar também com o melhor fornecedor. Ao pesquisar esses critérios, você certamente irá encontrar na Benner um parceiro próximo e uma solução que acompanha as mudanças e tendências do mercado jurídico e também os avanços tecnológicos.

A Benner cumpre o compromisso de manter a solução especializada na área jurídica sempre atualizada e relevante para os clientes! Entre em contato clicando aqui.