O departamento jurídico vem ao longo dos anos conquistando muito espaço e relevância, contribuindo cada dia mais para as decisões estratégicas das companhias. A complexidade da legislação, a abertura de mercado e o crescente aumento no número de processos são fatores que contribuem muito para essa participação. Mas para que a área jurídica também possa atuar estrategicamente, contribuindo com ações preventivas e fornecendo informações estratégicas para a alta direção, ela precisa contar com uma gestão otimizada e transparente que garanta informações para a decisão sempre à mão.

Um dos pontos mais relevantes nesse cenário é a gestão de custos envolvidos na área. Isso porque existem custos de naturezas diferentes, como custas judiciais, valores das causas e depósitos judiciais, guias e honorários, por exemplo. Além de despesas administrativas, como cópias, autenticações, viagens, despesas com pessoal, entre outros.

O departamento jurídico da sua empresa deve contar com uma visão gerencial dos custos e despesas em tempo real, como:

  • Visão dos valores de provisão do departamento jurídico;
  • Relatório de custos dos processos por categoria (civil, por exemplo), para avaliar quais categorias geram mais prejuízos à empresa;
  • Visão de depósitos judiciais realizados e a realizar, para conferência com as provisões;
  • Êxito dos processos com percentual de valor reduzido da condenação ou ganhos de causa;
  • Resumos de depósitos por categoria, valores envolvidos por assunto, total de valores envolvidos por comarca e juízo

Você sabia que a média de crescimento anual do número de processos judiciais no país, registrada nos últimos cinco anos, é de 3,4%? Considerando que já foi ultrapassado o montante de 100 milhões de processos em tramitação na Justiça brasileira, trata-se de um volume muito, muito significativo.

Muito relevante também é avaliar o cenário da empresa em relação aos processos em que está envolvida, visando tomar ações para minimizar a abertura de ações contra ela. Por exemplo:


  • A visão de processos abertos por filial serve para identificar possíveis unidades que tenham um volume de processos abertos superior à média das demais. Isso pode indicar a necessidade de tomar alguma ação direcionada;
  • Processos por comarca e assunto por categoria, por departamento, por fase e providências a realizar também são relatórios que facilitam muito o acompanhamento dos processos na empresa;
  • O indicador de ações por pedido, ajuda a entender se na sua empresa os pleitos são mais em relação ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou aos danos morais, por exemplo. Isso permite que se direcionem ações preventivas para reduzir o volume de processos contra a empresa;
  • Será que existe algum período do ano em que o volume de abertura de processos contra sua empresa é maior? A entrada de processos por período pode determinar a necessidade de maior provisionamento em determinado período para escritórios credenciados ou depósitos judiciais, por exemplo.

Aliás, o acompanhamento da performance dos escritórios credenciados com os quais o departamento jurídico da sua empresa trabalha, também é fundamental para permitir a gestão de contratos de forma criteriosa com os parceiros. Sobre eles, é importante que a área jurídica possa:


  • Dispor da visão do cumprimento de prazos e identificar o tempo médio para conclusão dos processos conduzidos pelos credenciados;
  • Conhecer o índice de êxitos por escritório credenciado. Sejam ganhos de causa ou redução dos valores de condenação, essa é uma informação importante que pode influenciar diretamente a decisão de continuar a parceria com determinado escritório ou não.

A grande questão é: será que o software de gestão que a área jurídica da sua empresa utiliza consegue mostrar essas informações? Será que esse time tem as ferramentas necessárias para gestão de custos apurada, ações preventivas e tomada de decisão assertiva? Pense nisso, e fale conosco para conhecer um software moderno e na medida para tornar a área jurídica da sua empresa estratégica e muito mais eficiente.

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