Todo o avanço tecnológico vivido nos últimos anos proporcionou também mudanças no comportamento dos consumidores. Hoje, antes de efetivar uma compra, os consumidores buscam informações sobre a loja em que irá comprar, sobre o produto desejado e até sobre o transportador envolvido na entrega. E além de pesquisar sobre todos os agentes envolvidos na sua compra, cada vez mais o consumidor considera comprar pela internet. Dados divulgados em fevereiro de 2017 no relatório Webshoppers 35 corroboram com essa informação. Em 2016 o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, faturando R$44,4 bilhões.

Certamente você também utiliza a internet para fazer compras e antes de tomar sua decisão, faz pesquisas de preços, conhece o produto desejado e, também o fornecedor responsável pela entrega. Ou seja, questões como o valor do frete e o prazo de entrega também são considerados em sua tomada de decisão. Esse exemplo pode parecer simples, mas ilustra claramente a influência e importância da logística na tomada de decisão.

Na rotina de sua empresa de transporte não é muito diferente. Em meio às negociações para o fechamento de uma nova parceria, seu cliente em potencial quer conhecer melhor sua operação. Além dos valores do transporte, questões como os processos de trabalho da empresa e o território atendido também são considerados.

Hoje o número de consumidores que fazem suas compras online já ultrapassa os que ainda utilizam lojas físicas. Um levantamento realizado com mil participantes pela PwC revela que 38,2% das pessoas fazem compras online. Em contrapartida, 30,9% dos entrevistados relatam comprar em lojas físicas.

Sobre a movimentação de mercadorias e o e-commerce, Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, comenta que “no comércio eletrônico não existem empresas locais nem geografias distintas”. Com toda a informatização de processos e o aumento das transações comerciais via web, a logística precisou se reinventar e se adaptar à todos os avanços tecnológicos para atender aos anseios e necessidades dos clientes, cada vez mais exigentes e impacientes. Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante atender bem os clientes e prestar um serviço de qualidade, o que envolve obrigatoriamente as características da logística na decisão de compra.

Pontos importantes para a tomada de decisão na Logística

Antes de fechar uma compra, via web ou pessoalmente, o consumidor considera uma série de situações. Abaixo, confira alguns pontos importantes e considerados pelo cliente quando há influência da logística na decisão de compra.

  • Prazo de entrega: imagine um consumidor que faz uma compra pela internet, com certa antecedência considerando sua finalidade, presentear um familiar por exemplo, para que o produto chegue no prazo necessário e, por algum motivo relacionado ao transporte, a entrega atrasa. Você consegue imaginar quão insatisfeito o consumidor ficará? Essa é uma das situações que mais incomodam os consumidores. No Reclame Aqui, por exemplo, existem diversos registros relacionados ao atraso nas entregas e é por meio de pesquisas que clientes em potencial ficam desconfiados com as informações contidas em sites como esse e podem até repensar a escolha de seu fornecedor.
  • Qualidade na entrega: hoje, com a imensa quantidade de e-commerces, as compras pela internet podem transitar por uma infinidade de produtos: desde a coleira para seu pet até a geladeira de sua casa. Com todas essas possibilidades, muitos produtos comercializados são muito sensíveis e, sem os devidos cuidados no transporte, os produtos podem sofrer avarias e, quando o cliente abrir a caixa, terá uma surpresa bem pouco agradável. Definitivamente: garantir a qualidade do transporte e do produto transportado é essencial para a satisfação de um cliente e para que nas futuras compras a base para a tomada de decisão na Logística seja o bom atendimento e transporte prestado.
  • Informações sobre o andamento da entrega: difícil ficar sem informações quando o assunto é uma compra realizada pela internet com um prazo de entrega definido. Além de cumprir o prazo de entrega estabelecido, manter o cliente informado sobre o andamento da entrega também é importante. Com a infinidade de compras realizadas todos os dias, é inviável encaminhar informações privilegiadas para todos os consumidores, mas para atender a necessidade de informação, disponibilizar códigos de rastreio possíveis de acesso online, por exemplo, é uma excelente maneira de manter seu cliente informado sobre o andamento de sua entrega.

cta-horizontal-benner-logistica-p3

Tecnologia como parceira para a tomada de decisão na logística

Seguir os pontos listados acima para garantir a satisfação do cliente é uma tarefa importante e que precisa de alguns aliados, como sistemas informatizados.

  •  WMS (Warehouse Management System): responsável por gerenciar todo o processo de armazenagem, o WMS auxilia a otimizar a gestão de materiais e recursos, por meio de criação de roteiros lógicos e inteligentes para atendimento das requisições. Com a utilização do sistema, cumprir os prazos de entrega torna-se mais fácil e viável, facilitando a rotina dos responsáveis pela movimentação e entrega de mercadoria.
  • TMS (Transportation Management System): o transporte brasileiro, em sua grande maioria, é realizado pelo modal rodoviário. Para garantir a qualidade das entregas de sua transportadora, um sistema TMS pode ser seu diferencial. Responsável por controlar e gerir a frota e garantir que não haja sinistralidades durante transporte, o sistema também pode ser adequado às cargas fechadas, fracionadas e mistas, para manter a excelência no atendimento. Além disso, uma solução TMS também oferece a possibilidade de rastreamento por satélite, assegurando a integridade das cargas durante o transporte.

Optar por sistemas informatizados para trazer novos clientes e fidelizar os antigos pode ser o diferencial de sua empresa para alcançar o sucesso. A qualidade do serviço prestado com a utilização de softwares dedicados à operação logística, certamente irá influenciar a tomada de decisão de seus clientes.

O investimento em soluções tecnológicas apresenta bons resultados no processo logístico. Para conhecer melhor sobre esses processos, acesse o site da Benner e conheça suas soluções logísticas!