No Brasil, a maior parte do transporte de cargas é efetuada por meio de rodovias. Porém, segundo dados de 2015 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 57,3% das principais malhas viárias do país (100.763 quilômetros) apresentam algum tipo de deficiência, incluindo toda a malha federal e os principais trechos de rodovias estaduais pavimentadas. Seja no pavimento, na sinalização (faixa central e lateral e placas) ou na geometria da via (presença de faixas adicionais, curvas perigosas e acostamento).


Essas deficiências afetam diretamente o custo da operação logística. Então, como realizar uma gestão da malha viária eficiente? Como você, gestor logístico, pode ter uma ideia de quais rotas devem ser evitadas e sugerir novas alternativas de trajeto para a sua equipe de motoristas?


Para se ter um bom controle da frota, é preciso ter uma visão de quais vias são as mais danificadas e assim é possível sugerir alternativas de rota. Por exemplo: se o gestor logístico sabe que toda vez que o caminhão X vai pela rota Y ele gasta muito os pneus e precisa ir para manutenção, a conclusão é que essa rota não é aconselhável. Às vezes uma outra rota pode ser mais longa, mas por ser melhor conservada a entrega acaba sendo mais rápida e custos com troca de pneus e peças danificadas e combustível extra são evitados.


Nesse contexto, conseguir melhores resultados na gestão de frotas é um dos principais objetivos da sua empresa, certo? Para alcançar resultados satisfatórios é necessário fazer modificações, implementar melhorias e, principalmente, realizar controles por meio da automação logística. Se o gestor logístico não controla sua operação, dificilmente saberá identificar a causa dos gargalos e o que deve ser feito para que os problemas sejam eliminados. O sistema de informação para logística da Benner se apresenta como grande aliado no controle e análise dos processos logísticos, aumentando a precisão na tomada de decisões estratégicas na sua empresa. Confira por quê!


#1 Permite controle e previsão de gastos

O controle de custos da frota é voltado para os custos fixos e variáveis gerados por veículo, motorista e rota, além de permitir o controle de gastos por viagem e disponibilizar um comparativo de orçamento previsto versus realizado. Oferece informações a respeito dos custos com troca de pneus, combustível  e manutenções preventivas e corretivas. O sistema também auxilia no controle de indicadores logísticos como alimentação, hospedagem e limpeza, que também compõem o custo por quilômetro rodado.


#2 Fornece gestão por localização

O sistema controla toda a movimentação dos veículos durante o transporte da carga, visando aumentar a segurança e a eficiência na gestão da frota. O sistema de rastreamento busca a localização dos veículos por meio de GPS ou telefone celular e repassa essas informações para uma central de monitoramento, que gerencia toda a frota de veículos da transportadora. Dessa forma, a empresa tem sempre conhecimento do que acontece com sua frota: tempo e local de parada, rota percorrida, velocidade e horários de início e término dos percursos. Dessa forma, controlando os indicadores de logística de um modo mais prático e assertivo.

 

#3 Dispõe de comparativo de dados por relatórios

A ferramenta proporciona uma coleta integral das informações relevantes da empresa a fim de facilitar o processo de análise de dados, oferecendo relatórios completos sobre todas as atividades e garantindo, assim, um indicador de desempenho logístico mais preciso. Isso dará mais tempo para que você desenvolva melhores estratégias para aplicar no futuro, garantindo uma vida saudável e duradoura para sua frota.


Considerando que a malha viária brasileira apresenta muitos problemas, como a presença de buracos e a falta de pavimentação e sinalização, antecipar problemas, programar manutenções preventivas, realizar análises de custos e estabelecer metas de redução de consumo são pré-requisitos para a saúde das operações da sua transportadora. É por isso que a solução de Manutenção de Frotas Benner garante toda a sua frota na estrada por meio da drástica redução de manutenções corretivas e integração logística ao TMS, RH e ERP Benner, possibilitando o planejamento geral de acordo com a movimentação e o uso de cada veículo!

cta-horizontal-benner-logistica-p3