Sempre que você precisa de um profissional para trabalhar em seu time, busca o melhor, certo? É comum procurar no mercado profissionais com as melhores formações e maior conhecimento ou experiências nas rotinas em que irá trabalhar.

Hoje no Brasil, a dificuldade para encontrar profissionais qualificados é uma constante. A FDC (Fundação Dom Cabral) divulgou que em 2015, 47,3% das empresas tiveram dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Isso quer dizer que provavelmente, quase metade de suas contratações são de profissionais que não possuem todas as qualificações que você precisa e que seus indicadores de produtividade logística podem não ser tão satisfatórios.

Sabe-se que a qualificação profissional é imprescindível para realizar determinadas atividades em uma transportadora. Contratar profissionais iniciantes no mercado de trabalho para fazer a gestão de frotas de uma transportadora, por exemplo, poderá gerar custos indesejados com retrabalho. Com profissionais mais experientes e desenvolvidos, a incidência de erros é menor, proporcionando maior agilidade e acúmulo de tarefas diversas.

Admitir novos colaboradores, com mais qualificação e conhecimento, inicialmente pode parecer um alto investimento, porém, o valor investido será revertido em alta produtividade e desempenho de acordo com o esperado. Em situações em que o tão sonhado profissional não está disponível no mercado, capacitar profissionais internos poderá ser uma solução adequada para a resolução de seus problemas.

Mesmo assim, em algumas situações, não é possível encontrar ou capacitar o ‘profissional dos sonhos’, certo? Uma das maneiras mais eficientes para melhorar a performance do time e alavancar os indicadores de produtividade logística é o investimento em um software de logística e transporte.

Um sistema coeso e intuitivo, com informações precisas e de fácil utilização, agiliza a execução de processos manuais e reduz o tempo dedicado à realização de cada tarefa, aumentando a produtividade dos colaboradores. Além disso, possibilita uma boa troca de informações entre diferentes setores, reduz o tempo de resposta para clientes e fornece dados para tomada de decisão.

  • A Mckinsey, líder mundial em consultoria empresarial, apresenta o impacto de diferentes decisões sobre os resultados operacionais de uma empresa. A diminuição de apenas 1% nos custos variáveis de uma empresa, por exemplo, aumenta em 7,8% a lucratividade.

 Mas como ter conhecimento desses números ou tomar decisões importantes sem ter informações reais, atualizadas e confiáveis? Um sistema de gestão viabiliza o acesso à informações importantes como estas. Mais que isso, implantar ou software de logística de transporte em sua empresa, facilitará o desenvolvimento e acompanhamento de indicadores.

Você pode ainda estar se perguntando: como um sistema de gestão poderá me auxiliar na busca por dados para a gestão de indicadores de produtividade e logística em minha transportadora? Para auxiliá-lo, confira algumas possibilidades de controle e acompanhamento.

  •  CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico) lançados diariamente: para entender como está a produtividade dos times da transportadora, acompanhamento frequente é essencial. Devido à correria e excesso de atividades diárias é inviável estar em todos os setores diariamente, certo? Um software de logística e transporte possibilita automatização completa do processo de emissão do CT-e e o acompanhamento por meio de relatórios diversos. Obter quantidade de documentos emitidos diariamente e outras informações como essa, que auxiliam o gestor a definir metas factíveis e mensurá-las, se torna muito simples.
  • Manutenção de frota: como qualquer máquina, os caminhões também precisam de manutenções preventivas para garantir segurança de que a viagem acontecerá com sucesso. Manter o acompanhamento da frequência das manutenções proporciona ao gestor da frota projetar o investimento financeiro anual de manutenção ou a quilometragem que um determinado modelo de caminhão roda com uma quantidade X de óleo. Além disso, também facilita o rodízio dos caminhões entre viagens e manutenções.
  •  Coletas e entregas: nada mais importante para uma transportadora que realizar as coletas e entregas no prazo acordado com o cliente, certo? Com uma solução tecnológica é possível acompanhar em tempo real as entregas realizadas por seu time. Em situações de atraso devido à obras nas rodovias o cliente poderá ser informado com antecedência, antes da carga chegar com atraso. Antecipar situações como essa minimizam a insatisfação do cliente, mantendo a fidelização para entregas futuras.
  • Separação de pedidos: diariamente uma infinidade de pedidos são separados pelos conferentes de sua transportadora. Mas você sabe quem separa mais ou menos pedidos? Lançando os pedidos em um sistema automatizado você poderá controlar quantos deles cada usuário cadastrado separou por dia, semana ou mês. Isso torna mais simples o acompanhamento de produtividade, com informações mais precisas sobre o desempenho dos colaboradores.
  •  Avaliação e gestão de contratos: como lembrar as condições e valores negociados com cada cliente da sua empresa? Com um software de logística e transporte você pode, além de configurar tabelas de preços flexíveis para dar base aos negócios, é possível também o registro dos históricos de negociações. Além de dispor de formas para simular índices de reajustes e controlar a vigência contratual de forma automatizada.
  • Gestão de riscos no transporte: o roubo de cargas é problema sério, e não é novidade para nenhum empresário do setor de transportes. Além do roubo, outros sinistros como os acidentes, estão sempre na mira das ações de gestão de riscos das empresas do segmento. Mas como definir ações efetivas sem informações relevantes e estruturadas para direcionar a análise? Por isso uma solução especializada é tão importante, ao dispor das informações de rastreamento e históricos para avaliação de rotas e horários mais propensos às ações criminosas, por exemplo. Além de permitir o controle de planos voltados a gestão de riscos, apólices dos seguros, entres outros.

Investir em sistemas tecnológicos proporciona melhor acompanhamento das rotinas de sua transportadora pois facilita o acesso à informações fidedignas. Com maior riqueza de informações sobre a performance de seus colaboradores, desenvolvê-los para melhorar o desempenho torna-se mais simples. Além disso, informações precisas alimentam indicadores de desempenho com maior veracidade, mostrando o real desempenho de sua transportadora.

Um software especializado em logística e transporte, é o parceiro ideal para mensurar o desempenho de sua equipe e, proporcionar desenvolvimento em conhecimentos específicos, mostrando a situação real da transportadora.

Para entender ainda mais sobre os desafios da área logística, confira o ebook da Benner e mãos à obra!

cta-horizontal-benner-logistica-p3