O número de processos que tramitam no Brasil é grande e, com o desemprego em alta, os índices de abertura de processos trabalhistas, também vêm aumentando, contribuindo para o congestionamento na justiça brasileira. Mesmo com a redução do número de processos novos que chegaram ao Judiciário em 2015 em relação ao ano anterior, a taxa de congestionamento permaneceu praticamente estável desde 2013, tendo alcançado 72,2% em 2015.

Nas empresas, se os cuidados certos não forem tomados, pode haver também um congestionamento na agenda dos advogados e das pautas de audiências, prejudicando (e muito!) o desempenho da gestão jurídica. Veja esses dois exemplos:

  •  Final de expediente e você - advogado de uma grande empresa - se prepara para um merecido descanso. Antes de deixar o escritório, faz uma última checagem na agenda do dia seguinte. Tem uma audiência marcada para às 10 horas da manhã e então você percebe que o aviso às partes que deveriam comparecer na audiência não foi enviado.
  • São 13:45, e você está no táxi, a caminho do tribunal para protocolar um agravo de instrumento. No caminho, segue pensando se todas as cópias necessárias foram feitas e estão juntas à instrução do agravo.

 A rotina no departamento jurídico de uma empresa é agitada, as responsabilidades e variedade de atividades são muitas. Em uma grande empresa, que tem dezenas de audiências diárias e processos a administrar, o volume de informações e compromissos envolvidos é enorme. E para ajudar a gestão jurídica, administrar com cuidado a pauta de audiências é fundamental.

 Em cada um dos processos em que sua empresa esteja envolvida, uma série de informações e ações é necessária para seu prosseguimento como:

  •  Técnicas de defesa;
  • Lista de representantes a serem levados perante o juiz;
  • Testemunhas a arrolar;
  • Contato para os casos de revelia;
  • Preparar defesas para serem apresentadas no mesmo ato;
  • Alegações.

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Ao receber uma publicação os advogados precisam lançar agenda de prazo,

muitas vezes contactar outras comarcas, solicitar as cópias (quando necessário), elaborar prazos e encaminhá-los para protocolo, conferir o protocolo após o retorno da petição, entre outras atividades. Toda esta sequência de procedimentos necessários para que seja finalizado cada prazo por vezes acaba “sufocando” os profissionais, que deveriam dedicar seu tempo à elaboração da peça e da tese processual.

Organizar a pauta de audiências, principalmente quando se trata do contencioso de massa, onde a pauta diária de audiências é extensa também tem suas dificuldades. Alguns profissionais criam planilhas baseados nas publicações que acompanha para sua semana, mas os controles manuais aumentam a margem de erros. Por isso, lançar mão de soluções tecnológicas é uma ótima alternativa.

Com uma solução especializada em gestão jurídica fica muito mais fácil controlar a pauta de audiências da sua empresa e obter ganhos como a integração da agenda dos advogados e escritórios credenciados - compromissos, audiências e pagamentos -, além de apoiar a área com a automação do processo de providências. Ao automatizar este processo é possível criar uma espécie de check-list de trabalho garantindo que, para cada audiência, todos os envolvidos tomem conhecimento, todas as sessões sejam tratadas, documentos providenciados e até que os devidos avisos aconteçam em casos de cancelamento.

Cada audiência precisa de uma pauta definida, com as informações, ações e documentos que se complementam e que aumentam as chances de êxito da empresa, certo? Por isso, uma boa gestão da pauta de audiências promovida por uma solução de controle judicial completa, com o que há de mais novo em termos de tecnologia e que conhece as dificuldades do segmento, trará diferencial para a gestão jurídica e para o departamento jurídico da sua empresa.

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