Administrar os funcionários de uma companhia não é tão simples como pode parecer. O Setor de RH é responsável por diferentes processos, além de diversas normatizações estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para fazer a gestão adequada do RH, utilizar ferramentas compatíveis com as necessidades e estratégias do negócio e que sejam atuais no mercado, é essencial.

Executar com precisão as rotinas de RH como a administração de benefícios, o controle de jornada de trabalho e o desenvolvimento dos colaboradores, por exemplo, é fundamental para que a empresa continue competitiva no mercado.

Vijay Govindarajan, escritor e especialista em estratégia e inovação, aponta que, para uma empresa consagrada, execução significa atuar dentro ou acima dos padrões estabelecidos. Planilhas eletrônicas ou sistemas internos podem proporcionar futuras situações desconfortáveis para a realização de tarefas no momento atual. Investir em soluções tecnológicas, como um software de RH por exemplo, poderá ser o diferencial para que sua empresa continue inovando e se desenvolvendo com um futuro mais promissor. 

“Inovação diz respeito ao futuro, eficiência é sobre criar o presente, os dois são importantes. Mas é preciso ter em mente que o futuro não é aquilo que você faz no futuro, mas o que você faz hoje”
Vijay Govindarajan sobre a importância de ir além das atividades rotineiras.

# Inatel e o gerenciamento integrado de colaboradores

Pensando em inovação e melhoria contínua, a Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) optou por trabalhar com o sistema de Gestão de RH da Benner. A utilização do software de RH tinha como objetivo aumentar a produtividade e melhorar práticas de gerenciamento de pessoas por meio de integração de sistemas.

A redução dos custos com mão de obra foi uma das mudanças com o novo software de RH. Devido à automatização de tarefas, atividades anteriormente executadas por duas pessoas, hoje podem ser executadas por apenas uma. Coletar as informações referentes do relógio ponto e fazer o lançamento manual para o fechamento da folha de pagamento, por exemplo, demanda tempo devido à tarefa em si e à necessidade de conferências para minimizar as falhas.

Com o Jornada de Trabalho Benner integrado ao relógio ponto, os lançamentos são realizados via sistema, tornando o processo mais ágil e assertivo. O profissional anteriormente responsável pela conferência das informações do ponto, agora possui tempo disponível para realizar outras atividades, como administração de benefícios, por exemplo. E não pense que por não precisar conferir as informações lançadas o número de erros aumentou. Muito pelo contrário! Devido à assertividade do processo automatizado, o número de falhas e o consequente retrabalho diminuíram.

A Inatel optou por um software de RH que armazena informações de seus 500 colaboradores, entre técnicos administrativos, especialistas, professores, estagiários e prestadores de serviços autônomos. Além disso, o sistema de Folha de Pagamento, proporciona atendimento à legislação trabalhista, autonomia ao profissional responsável pelo processo e informações para relatórios diversos.

# Arquitetura totalmente flexível

Imagine que mensalmente o profissional de RH precise apresentar o número de colaboradores, em cada nível de especialização e regime de contratação. Sem uma solução ágil e adequada, realizar essa atividade manualmente seria trabalhoso, não?! Você consegue imaginar que para levantar essas informações seja necessário consultar diferentes planilhas eletrônicas ou, em situações mais arcaicas, verificar arquivos manuais para levantar todas as informações?! Com uma arquitetura totalmente flexível, a solução de Pagadoria Benner possibilita a geração de relatórios diversos, para atender sua companhia!

Além disso, sendo a Inatel uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos, ela possui diferentes parcerias com outras instituições e indústrias, proporcionando a necessidade de transparência nessas relações. Devido a essa necessidade e ao atendimento às auditorias frequentes, o software de RH Benner é o parceiro ideal da Inatel, pois fornece informações estratégicas e indicadores que ajudam na tomada de decisão, disseminando rapidamente as informações aos interessados. Roselene Ribeiro, do Centro de Recursos Humanos do Inatel comenta que “em todos os processos deste tipo o sistema Benner é elogiado por dar rastreabilidade às informações”.

Outro benefício proporcionado à Inatel pela implantação da solução Benner é a automatização na distribuição das despesas de RH aos centros de custos devidos. Distribuir entre os diferentes setores da empresa os valores gastos com benefícios, quando realizado manualmente, além de trabalhoso é passível de muitas falhas. Com o sistema de RH da Benner, o que antes era realizado apenas por meio de planilhas, hoje é atribuído ao respectivo centro de custo com total precisão, reduzindo falhas e retrabalhos.

“Com a Solução da Benner, os processos da área tornaram-se mais ágeis, precisos e com um número maior de informações. A rotina do RH do Inatel é agora apoiada por soluções informatizadas que facilitam e agilizam o retorno para outras áreas. Além disso, reduzimos também custos com mão de obra e aprimoramos o controle sobre horas trabalhadas, porque agora contamos com resultados muito mais seguros” complementa Roselene.

Utilizar sistemas adequados e capazes de atender todas as necessidades é uma das premissas em que sua empresa precisa estar baseada ao optar por uma solução de RH. A Inatel escolheu a Benner e reduziu custos, intensificou a administração das pessoas, amenizando o retrabalho.

Precisa de uma solução tecnológica para integrar informações do RH da sua empresa? Tem muitas opções no mercado e não consegue se decidir? Conheça a solução de RH Benner! A flexibilidade e inovação proporcionadas irão modernizar a gestão de pessoas na sua companhia!

New Call-to-action