Controle financeiro, integração com software de gestão (ERP) como citado no artigo, gerenciamento detalhado da provisão e padronização do fluxo de trabalho são alguns dos requisitos primordiais para gerenciar o contencioso de massa da sua empresa. E todos passam pela automação que, com a digitalização dos negócios e a transformação digital, não pode mais ser adiada pelas empresas que querem ser sustentáveis e competitivas no mercado.

Há quem ainda pense que a adoção de planilhas é suficiente e conta com elas para ajudar no gerenciamento dessas demandas. Mas, para que se consiga uma atuação diferenciada ao gerenciar o contencioso de massa, além de profissionais pró-ativos e capacitados, contar com uma solução tecnológica especializada para automatizar o trabalho é fundamental. Gerenciar o contencioso de massa de forma automatizada facilita a gestão jurídica e reduz riscos para sua empresa.

A automação do departamento jurídico é importante em diversos processos, como na relação com os escritórios credenciados, gestão de contratos, advocacia preventiva e assessoria jurídica, retorno de garantias, pauta de audiências, entre outros. E para gestão jurídica eficiente em relação ao contencioso de massa, a automação traz benefícios muito contundentes. Confira:

#Criação e padronização de processos de gestão

Com a automação o departamento jurídico cria processos que permitem entender todas as atividades, do início ao fim. Com isso é possível visualizar as possibilidades de automação, que aumentam a produtividade do time, assim como a criação de indicadores, que possibilita o monitoramento e até a bonificação da equipe.

#Garantia de informações mais confiáveis

No contencioso de massa por vezes as peças processuais são repetitivas, ao passo em que as teses a serem defendidas são estanques e não podem ser modificadas. Nessa repetição de peças e informações a margem para erros e para defesas mal redigidas aumenta. Com a automação, os modelos das peças, informações sobre as partes, argumentos e alegações podem ser geridas de forma consistente.

#Fim da atividade artesanal

A automação ao gerenciar o contencioso de massa permitirá que, em meio ao grande volume de processos, em que não se pode fazer avaliações específicas e aprofundadas em cada um deles, você possa gerar de forma automática as análises da massa. Com uma solução que organiza, padroniza e dá automação ao processo, você poupa o tempo de seu time e o direciona para outras atividades e para uma atuação mais estratégica, além de permitir o uso de inteligência artificial e base preditivas para indicar o melhor caminho a seguir em cada processo.

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#Facilidade em desenhar um BPO para gestão do contencioso

Com suas informações organizadas e dispostas em um software de gestão jurídica que dispõe de ferramenta para gerenciar seu contencioso, você conta com parceiros mais facilmente. Essa facilidade vale para sua empresa, que consegue ter mais visibilidade quanto às atividades realizadas pelos escritórios credenciados, assim como quanto à performance dos mesmos em relação aos êxitos nos processos.

#Assertividade na provisão do contencioso

A gestão de carteira de processos da sua empresa é fundamental para que as definições utilizadas na Deliberação CVM  594 de 2009, sejam atendidas. O provisionamento financeiro do jurídico tem influência direta na qualidade do balanço patrimonial da companhia, que funciona como um retrato dela naquele exercício, e provisões equivocadas podem gerar uma imagem equivocada da sua empresa. A automação e integração promovidas pela tecnologia, aumentam (e muito!) a acuracidade destas informações.

#Controle das garantias ofertadas nos processos

Os depósitos judiciais ou garantias bancárias são controladas e, mesmo com alto volume e demora nas sentenças, sua empresa tem a informação efetiva do montante depositado judicialmente, quais processos já transitaram em julgado, conciliando valores depositados e pagos, para reaver o saldo, geralmente esquecido no banco e gerando problemas de conciliação. A gestão eficiente das garantias jurídicas resguarda os resultados e o balanço patrimonial da sua empresa.

#Posicionamento mais estratégico do departamento jurídico

As empresas vêm exigindo cada vez mais de sua área jurídica, que precisa se posicionar estrategicamente, contribuindo com a geração de resultados e até de novos negócios. Com uma solução tecnológica para gestão jurídica, os resultados da área se tornam mais satisfatórios, a assessoria jurídica mais ativa e as ações preventivas também. Além disso, a automação da gestão jurídica e do gerenciamento do contencioso de massa libera gestores, advogados e outros profissionais do time para novas atribuições e atividades mais gerenciais e agregadoras de valor para a companhia.

A questão aqui não é se, mas quando sua empresa vai optar pela automação da gestão jurídica para obter benefícios como esses. Lembre-se que a tecnologia especializada está aí para ajudar sua empresa e seu departamento jurídico a atingirem melhor performance e mais resultados. Fale conosco para saber mais sobre a automação do departamento jurídico!