Segundo matéria publicada na revista Exame, o Brasil é o campeão mundial de processos trabalhistas, com aproximadamente 2 milhões de casos por ano. Certamente, a área de RH em conjunto com os departamentos jurídicos das empresas buscam de todas as formas evitar esses casos. Quando a empresa tem uma única sede e administra com a mesma equipe todos colaboradores, a tarefa é menos complexa. No entanto, com o crescimento da companhia e a necessidade de ampliar a operação, surge um complicador: garantir que as filiais estejam na “mesma página” quanto às regras e políticas da empresa. Além do risco quanto aos processos, informações desencontradas podem passar,  inclusive, a impressão de má gestão de RH.


No caso das filiais, atividades como o processo de admissão, por exemplo, são realizadas por diferentes profissionais e em diferentes locais. O grande número de colaboradores realizando atividades em paralelo, poderá trazer dificuldades para integração de informações ou ainda dificultar a comunicação entre matriz e filiais. O que fazer para que as informações sejam consolidadas?  


Para disseminar as mesmas informações em um processo de admissão, a empresa precisa trabalhar com um software de RH com capacidade para atendê-la em suas diferentes unidades. Um bom sistema de gestão de RH deve ser um sistema flexível, seguro e eficiente, voltado ao ganho de produtividade e inovação para gerir pessoas. Facilitando assim, a troca de informações e o registro de dados importantes para os processos admissionais.


Utilizar um software de RH que não seja integrado entre as unidades poderá proporcionar divergências em contratações, falhas operacionais e gestão de RH. Além disso, diferenças em admissões, podem gerar descontentamento interno e passivos trabalhistas. Afinal, quais são as possíveis divergências geradas por admissões não consolidadas entre matriz e filiais?

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Confira as principais situações indesejadas que podem ser causadas devido à falta de consolidação de informações na sua empresa!


  • Salário em desacordo do praticado pela empresa: existem alguns cargos que são admitidos em diferentes filiais da companhia. Para essa contratação, é importante que o responsável pelo processo tenha ciência da remuneração praticada para o cargo. Uma solução para gerir Cargos e Salários abrangente e acessível ao analista de seleção, irá manter a padronização de salários, de acordo com a política e critérios estabelecidos pela organização.

  • Contratações de diferentes perfis: para continuar o bom desempenho da companhia, é ideal que os profissionais contratados tenham o perfil profissional adequado às diretrizes da empresa. Uma solução para automatizar as rotinas de Recrutamento e Seleção permite agilidade, eficiência e flexibilidade para a abertura de novas posições na organização, assim como definição personalizada de pré-requisitos. Utilizando as soluções citadas o analista de seleção poderá nortear sua busca pelo profissional melhor qualificado dentro dos critérios da empresa.

  • Horários de trabalho incorretos: admitir um novo colaborador com um horário de trabalho incorreto pode gerar passivos trabalhistas. Um profissional pode ter seu horário incorreto por não atender a legislação trabalhista ou por exercer a mesma função que outro, não cumprir a mesma carga horária e receber a mesma remuneração. Investir em um sistema de pagadoria, com gestão da Jornada de Trabalho seguro é muito importante para a companhia, pois é a segurança de trabalhar com horários de trabalho que atendam a legislação trabalhista.

  • Conceder benefícios incorretamente: consolidar informações sobre os benefícios da empresa é fundamental para o bom relacionamento entre o colaborador e a companhia. Uma filial que informe o valor errado do plano de saúde por exemplo, gera passivos trabalhistas, pois o colaborador admitido pode alegar ter sido ludibriado pela informação. Um software de RH que contemple a rotina de Benefícios, armazena informações importantes a serem passadas para o novo colaborador. Quando integrado ao sistema de Pagadoria é possível coletar horários de trabalho dos colaboradores para realizar a solicitação de benefícios corretamente.

Com o objetivo de reduzir situações indesejadas como as listadas acima e consolidar todos os serviços prestados pela área de Recursos Humanos, a Benner desenvolveu o MyPlace, uma solução acessada via web para uma relação clara e objetiva entre os colaboradores da empresa.


A solução permite a padronização dos serviços da área de RH, oferecendo aos demais setores da empresa serviços automatizados e semi-automatizados, controlados por indicadores de desempenho de atendimento. Entre outras vantagens, a solução possibilita a visualização dos indicadores integrados dos subsistemas de RH. Além disso, políticas e normas são assistidas pela solução para garantir a conformidade e exigências de procedimentos.


Consolidar dados entre todas as unidades de uma companhia é importante para redução de falhas de processo e passivos trabalhistas. Além disso, dispor de um RH “conectado” entre si, em sintonia e sem divergências de informações demonstra o quão competente e estratégico é a área para a empresa. Investir em um software de RH eficiente e seguro, que integre e possibilite fácil acesso às informações pertinentes à área, é fundamental para manter a padronização de dados, mesmo com as dificuldades impostas pela distância geográfica.